Pular para o conteúdo

Daniel 5:11 – O que as pessoas estão dizendo a seu respeito?


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

O que as pessoas estão dizendo a seu respeito?

Daniel 5:11 –  “Há no teu reino um homem, ao qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria…”

Introdução

Vemos neste texto o relato feito pela rainha acerca de um homem chamado Daniel e o testemunho que o mesmo dava do Senhor a quem servia, o que evidenciava a presença do Deus vivo em seu coração. Mas o que poderíamos perguntar acerca deste fato ocorrido é o que levou a rainha mãe a lembrar-se de Daniel? 

Por que ela se lembrou justamente de Daniel e não de outra pessoa? 

O que a rainha viu de tão especial em Daniel? 

Ela viu muito mais que um simples homem, viu a presença do Senhor em sua vida e para tal a rainha usa a expressão “se achou neste Daniel um espírito excelente”. 

Quantas coisas ocorrerão no reino, quantos fatos importantes, quem sabe as guerras e as vitórias memoráveis alcançadas pelo rei da babilônia, entre outras coisas poderiam ser consideradas mais relevantes; porém a rainha mãe trouxe a memória do rei e dos seus súditos um fato ocorrido nos dias de Nabucodonosor que dizia respeito acerca de Daniel.

Desenvolvimento

A pergunta que fazemos é: o que as pessoas estão dizendo a nosso respeito? 

O que elas veem em nós? 

O que estão percebendo e até mesmo atestando acerca de nós? Em relação a Daniel a rainha mãe, não se furtou naquela hora de apreensão e de angústia que envolvia a todos no reino, ela atestou diante de todos coisas maravilhosas a respeito de Daniel, um homem simples mas que servia a Deus. E as suas palavras foram que em Daniel “se achou luz, e inteligência, e sabedoria”, ou seja, era o que se podia ver na vida de Daniel.

Há um homem

Daniel como homem era sujeito às mesmas necessidades, enfrentou lutas e provas, assim como nós as enfrentamos no nosso dia a dia. Porém a palavra nos diz que foram procurados em todo o reino homens sábios, entendidos, mas nenhum pode ler o que fora escrito na parede nem fazer saber ao rei a sua interpretação. 

Esta escrita tratava-se na verdade de um Juízo de Deus sobre aquele reino, mas nenhum daqueles que foram chamados pelo rei trouxe a solução ou a resposta para o que os afligia. Homens como Daniel não era comuns, homens como Daniel no qual há o espírito excelente, que tem o Espírito Santo agindo em sua vida não se encontra em qualquer parte nem em qualquer lugar. Daniel era fiel a Deus, era dependente do Senhor. 

Por isso, a palavra da rainha foi: “Há um homem”, homens como Daniel são poucos mesmos. Não estamos dizendo aqui que Daniel era perfeito, até porque perfeito só existe um que é Jesus, mas sem dúvida Daniel naquele reino e naquele momento onde as esperanças eram as mais sombrias e duvidosas, ele era diferente dos demais. Não ser igual ao mundo, é o segredo que envolvia a vida de Daniel, este também é o segredo que nos torna diferentes deste mundo e até mesmo incompreendidos por muitos.

Luz

É a presença de um Jesus vivo no coração do homem. Vivemos a cada dia a experiência com um Senhor que se revela a nós pela sua palavra que é viva e eficaz. Há toda uma operação do Espírito Santo em favor daqueles que servem ao Senhor para que a bendita luz do Salvador brilhe cada dia mais em sua vida, afastando e dissipando as trevas espirituais deste mundo. Jo 8:12 “falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. 

Aqueles que têm a luz de Jesus não errarão o caminho, porque sabem de onde vieram, onde estão e para onde vão; há uma caminhada segura que os conduzirá à eternidade.

E inteligência

Inteligência ou conhecimento; nós através da revelação conhecemos um Deus que é vivo, compreendemos as coisas que são da eternidade. Estamos a cada dia penetrando nos mistérios de Deus, conhecendo-o mais e mais. O profeta Oséias 6:3 “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor…”.

Sabedoria

Temos o governo do Espírito Santo sobre as nossas vidas, nos auxiliando nas decisões e escolhas que fazemos em todas as áreas da nossa vida, seja ela material ou espiritual, há sempre um conselho sábio do Espírito Santo para o nosso bem.

Portanto, vemos aqui a presença na vida de Daniel do Deus triuno e poderoso. O que as pessoas precisam ver em nós é exatamente isso: verem a luz (Jesus em nós), verem a inteligência ou conhecimento (que sabemos que somos filhos de Deus Pai e que o conhecemos, pois, a sua palavra está em nós) e verem a sabedoria (vivemos uma vida que é dirigida pelo Espírito Santo). 

Que coisa maravilhosa é quando aquilo que está sendo visto no homem, aquilo que as pessoas atestam a seu respeito não está ligado ao velho homem, e sim a nova criatura em Cristo Jesus. Pois, quando alguém é identificado pelo velho homem, o que se vê é: o pecado, os vícios, a mentira, o engano; coisas que evidenciam a ausência da luz que é Jesus, a ausência do conhecimento de Deus e a ausência da sabedoria, pois não tem a direção do Espírito Santo em sua vida.

Conclusão

A experiência que um dia tivemos com o Senhor da Salvação é um divisor de águas. O testemunho é que evidencia essa nova forma de vida, que será atestada por aqueles que nos veem, nos conhecem. Assim como aconteceu com Daniel que não precisou usar de nenhum artifício (camisetas com frases como “eu sou de Jesus” ou argumentos para testemunhar da sua fé e da sua vida de comunhão com Deus, embora respeitemos os que se sentem bem fazendo tais coisas, porém a palavra nos diz em Provérbios 27:2 “que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios”.  

A rainha mãe testificou que na vida de Daniel havia a presença: da luz, da inteligência e da sabedoria. Que as pessoas ao olharem para nós vejam essas mesmas coisas: a presença de Jesus, a presença de Deus Pai e a presença do Espírito Santo.

“há no teu reino um homem… e nos dias de teu pai se achou nele a luz, e inteligência, e a sabedoria…”.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Salmos 119:71-73 – Formação de um Obreiro

O REINO DE SALOMÃO – I Reis 10:1-13

Mudança de valores na vida do homem – 1 Reis 10:13

A ascensão de Ester ao trono – Ester 2:1-18

A Rainha do Norte – I Reis 10:1-13



Alguma dúvida?