Cantares de Salomão

Somos a Luz do Mundo – Culto das Senhoras

Somos a Luz do Mundo

TEMA:
A Igreja e seus mistérios, profetizados no Livro de Cantares – Velho Testamento

ASSUNTO:
Somos a Luz do Mundo

TEXTO-BASE:
Cantares, capítulo 3, versículo 1
“De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma: busquei-o, e não o achei.”

INTRODUÇÃO

O livro de Cantares profetiza sobre a volta gloriosa de Jesus. E nós vivemos os dias que antecedem a volta de Jesus.

Em Cantares capítulo 1 vimos toda a doutrina da igreja estabelecida para seu início; o derramamento do Espírito Santo; a doutrina de comunhão; o desejo da igreja de partir…

Em Cantares capítulo 2 vimos o resumo da operação na vida da igreja para sua partida, o Senhor quer preservar a igreja das contaminações do mundo pelo Espírito Santo, os dons espirituais, os frutos do espírito. Momento de vigilância e também os apelos de Jesus para a igreja. Há uma identificação extraordinária daquilo que foi profetizado há 3.000 anos.

Hoje, vamos aprender no capítulo 3 como devemos ser neste mundo até o dia que Jesus voltar.

DESENVOLVIMENTO

Nos dias em que vivemos é muito comum ouvirmos falar de Deus. Muitos dizem que creem em Deus, mas não querem viver os ensinos da Sua Palavra. Querem buscar ao Senhor do jeito deles, da forma que têm vontade. Querem servir a Deus e ao mundo. Mas dessa forma não encontramos a Deus.

A Bíblia diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mateus 6:24.

Os que querem servir a Deus de qualquer maneira fazem parte da igreja infiel. E o livro de Cantares profetiza acerca dessa igreja: “De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma: busquei-o, e não o achei.” Cantares 3:1.

Vivemos o período da noite, onde as trevas estão deixando as pessoas perdidas, sem direção. Nesta hora, muitos até estão buscando a Deus, mas O buscam “na sua cama”, ou seja, no seu “comodismo”, do jeito que querem.

Para esses, ir à igreja uma vez por semana já está bom; ou se vão no culto mais vezes, não buscam ter comunhão com Deus. Enquanto a igreja está cantando louvores ao Senhor, eles não cantam, pois não têm alegria de louvar ao Senhor.

Precisamos ser servos definidos em buscar ao Senhor, servos que dão testemunho do nome de Jesus. Devemos ser luz neste mundo de trevas. Todas as pessoas precisam olhar para nós e saber que somos servos do Senhor.

O próprio Senhor Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.” Mateus 5:14-15.

DINÂMICA:
Faça uma comparação de Cantares 3:1 com o texto de Mateus 5:15.
Resposta: Em Cantares 3:1, o Noivo (Jesus) não pode ser encontrado no comodismo.
Em Mateus 5:15, a candeia precisa estar acesa nesta hora da noite;

(debaixo do alqueire = comodismo)

“Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.” Mateus 5:15

Nos dias de Jesus, a finalidade da candeia em uma casa era iluminar os cômodos. Por isso Jesus falou que ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de um alqueire, mas sim no velador.

O alqueire era uma cesta de medir grãos

E o velador era um suporte alto onde se colocava a candeia para iluminar todo o cômodo da casa. Então, ninguém acendia uma candeia para escondê-la de baixo de um cesto, mas sim para colocá-la em um lugar alto, que iluminaria a todos na casa. Mas e se alguém colocasse a candeia debaixo do alqueire, o que ia acontecer? Todos na casa ficariam no escuro.

O Senhor Jesus nos chamou para que possamos iluminar as trevas ao nosso redor. Ele nos chamou para que muitas vidas sejam salvas através de nós. Deus quer que sejamos cheios do Espírito Santo, testemunhando para os que estão ao nosso redor que grande é o amor do Senhor Jesus por nós. Deus quer que as nossas atitudes, o nosso falar, sejam palavras de bênçãos para todos os que nos rodeiam.

O Senhor nos chamou para sermos servos valentes, trabalhadores na Sua Obra, que amam estar nos cultos, amam louvar ao Senhor. É desta forma que o Senhor quer nos ver nesta última hora. Não no comodismo, escondidos, dormindo espiritualmente.

Neste mundo de trevas, precisamos ter o Espírito Santo no nosso coração. Isso é ter candeia acesa, ou seja, ter a luz de Jesus na nossa vida.

CONCLUSÃO

O mundo está em trevas, mas nós somos a luz do mundo. Mais do que nunca, é hora da luz de Jesus brilhar nas nossas vidas, para que muitos, em especial das nossas famílias, sejam salvos e assim, seremos todos arrebatados no grande dia da volta de Jesus. “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16.

É uma orientação do Senhor Jesus sermos luz; assim seremos arrebatados naquele grande e glorioso dia!!


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

A Igreja e seus Mistérios – Cantares

A CANDEIA – 10 VIRGENS A CANDEIA – Mateus 25:6

Estudo Bíblico para Jovens e Obreiros – Parábola das dez

Eis o noivo! saí ao seu encontro – Mateus 25:6

De noite busquei em minha cama… – Cantares 3:1-4

Cantares de Salomão 1ª aula – Cantares 3:1-5

Por que estais dormindo? – Lucas 22:46