Pular para o conteúdo

E foi sem deixar de si saudades – II Crônicas 21:20

E foi sem deixar de si saudades

II Crônicas 21:20 – “Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém, e foi sem deixar de si saudades, e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.”

Introdução

Esse texto se refere a Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá.

Jeosafá foi um bom rei. Buscou ao Senhor e confiou nele. O Senhor lhe deu vitória nas guerras de forma maravilhosa.

Numa peleja contra Amom e Moabe, O Senhor lhe disse: “Nesta batalha não tereis que pelejar; postai- vos, ficai quietos, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.” (2 Crônicas 20:17-25),

O texto diz que quando o povo começou a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e esses inimigos se mataram entre si.

Quando Judá chegou para a batalha encontraram uma multidão de mortos e o povo pôs-se a saquear os despojos, onde acharam tanta riqueza, que levaram três dias para levarem tudo o que encontraram.

Desenvolvimento

Temos aprendido, contudo, que o relacionamento do homem com Deus é uma experiência particular de cada um.

Embora o pai tenha sido um servo que mereceu que homens escrevessem sobre ele, como Jeú, filho de Hanani, que inseriu seus atos no livro dos reis de Israel, seu filho Jeorão escolheu seguir o caminho dos reis de Israel e aborreceu ao Senhor em tudo quanto fez.

Jeorão aborreceu tanto ao Senhor, que Ele ordenou a Elias, que era profeta em Israel, que enviasse uma carta repreendendo ao rei e profetizando duramente contra ele.

Esse rei morreu de uma enfermidade terrível, “nas entranhas, que lhe saíram, por causa da doença pela qual morreu” (verso 19).

O homem apodreceu por dentro e tal foi o estado a que chegou, que o povo não lhe queimou perfumes, mas rapidamente o sepultou, fazendo-o fora dos sepulcros dos reis.

Ademais disso, a Palavra diz que ele se foi sem deixar saudades de si.

Os que abandonam o Senhor

Esse é o triste fim daqueles que abandonam ao Senhor.
O homem está apodrecendo por dentro. A doença que está matando o homem é na alma. Como diz a Palavra, o homem tem comichões e é impelido a praticar as maiores atrocidades.

Rute disse a sua sogra: onde você for sepultada ali também quero ser eu.
Os restos de Jeorão não mereceram sepultura junto aos demais reis de Judá.

O rei Ezequias ao morrer foi sepultado no mais alto dos sepulcros dos filhos de Davi… e os habitantes de Jerusalém lhe fizeram honras na sua morte.” (2 Crônicas 32:33).

A tradução espanhola diz assim: “morreu e ninguém o queria mais”.

Conclusão

Os servos do Senhor são lembrados e honrados por aqueles que os conheceram, porém, a memória dos ímpios é rapidamente apagada.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais conteúdo

Jesus, o Mestre da Vida – 1 João 2:25

Obediência ao Senhor – 1 Crônicas 21:1-7

Obediência – 1 Crônicas 21:1 e 7

ETERNIDADE – Efésios 4:7-9

Parábola do Fermento – Culto das Senhoras