1 Samuel

Jesus te poupou – I Samuel 26:12-13

JESUS TE POUPOU

“Tomou, pois, Davi a lança e a bilha de água, da cabeceira de Saul, e foram-se; e ninguém houve que o visse, nem que o advertisse, nem que acordasse; porque todos estavam dormindo, porque da parte do SENHOR havia caído sobre eles um profundo sono. E Davi, passando ao outro lado, pôs-se no cume do monte ao longe, de maneira que entre eles havia grande distância.”
I Samuel 26:12, 13

INTRODUÇÃO

O texto conhecido nos mostra um momento em que Davi estava diante de Saul (que se fez inimigo de Davi), e teve a oportunidade de matá-lo. Abisai disse a Davi: “Deus colocou diante de ti teu inimigo.” , mas a Palavra diz que Davi poupou Saul.

DESENVOLVIMENTO

A história de Davi e Saul é um paralelo profético da história do Senhor Jesus e do homem. O homem foi poupado pelo Senhor Jesus.

“Tomou, pois, Davi a lança e a bilha de água, da cabeceira de Saul, e foram-se…”
A morte estava perto de Saul. Abisai queria a morte, mas Davi livra Saul da morte.

O homem pelo seu pecado estava morto, mas Jesus vem ao mundo para livrar o homem da morte.

Davi leva a lança e a bilha d’água.
Jesus levou na cruz a tristeza, o coração vazio (bilha d’água), e levou o pecado (a lança). A lança de Saul afastou Davi dele. Foi o pecado que afastou o homem de Deus.

“…e ninguém houve que o visse, nem que o advertisse, nem que acordasse; porque todos estavam dormindo, porque da parte do SENHOR havia caído sobre eles um profundo sono…”

Ao longo dos anos ninguém nesta vida advertiu o homem. O mundo não advertiu o homem. Deus levantou profetas mas o homem não deu ouvidos, continuou dormindo. Sua razão não o advertiu, sua consciência não o advertiu.

Hoje de igual maneira, o homem dorme espiritualmente. Jesus poupou o homem na cruz, o livrou da morte, mas o homem continua dormindo.

“…E Davi, passando ao outro lado, pôs-se no cume do monte ao longe, de maneira que entre eles havia grande distância.”

Jesus morreu e ao terceiro dia ressuscitou, e foi recebido na Eternidade, e o homem continua dormindo e distante do Senhor. O Senhor quer te acordar para viver o tempo do Breve. Jesus vai voltar, é hora de acordar. Enquanto o homem estiver dormindo espiritualmente, haverá distância entre ele e Deus.

Mas Davi foi ao cume do monte para falar com Saul, para alertá-lo.

Jesus foi para a Glória para que o Espírito Santo fale com o homem o alertando.

Davi revelou a Saul o que ele não viu: Davi o poupou da morte.

O Espírito Santo tem revelado ao homem o que ele não sabe: Jesus morreu na cruz para livrar o homem da morte.

CONCLUSÃO

Hoje o Senhor quer retirar essa distância que há entre você e Ele. É hora de despertar para o tempo do Breve. Deixe o Senhor entrar em sua vida e mudar seu viver.

A lança de Saul não o poupou, seus guardas não o pouparam. Só Davi o poupou.

O mundo não poupa o homem, as pessoas não poupam o homem, a enfermidade não poupa o homem, mas Jesus poupou o homem porque o ama e porque quer salvá-lo.

Bruno Rocha
Maceió/AL