Pular para o conteúdo

1 Samuel 30:11-13 – O homem abandonado


O homem abandonado – Pregação

Esboço de Pregação em 1 Samuel 30:11-13 – E acharam no campo um homem egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água. Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espirito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água. Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias.

Introdução de 1 Samuel 30:11-13

Davi sai para a batalha a fim de recuperar o que havia perdido, com o ataque dos amalequitas a Ziclague, na sua ausência. Encontra um homem egípcio, desfalecido, que fora abandonado pelo seu senhor para morrer, o mesmo estava doente.

Desenvolvimento

Egípcio = homem que não teve experiência com o Senhor Jesus. É o homem que está abandonado, doente espiritualmente, quase à morte, sem forças para viver.

Quando tudo vai bem, saúde, riquezas, amigos etc… o mundo oferece toda a sorte de prazeres. Basta ficar doente, o mundo nos abandona, sozinhos, não há quem nos socorra.

Davi o encontrou e cuidou dele = Jesus nos encontrou um dia e cuidou de nós, e ainda cuida hoje, mesmo com nossas falhas e arrogância. Jesus acolhe o fraco e necessitado.

O Pão nos fala da Palavra Revelada que alimenta a alma do homem.

A Água é para o refrigério, é a ação do Espírito Santo na nossa vida.

Passas de Figo = O figo fala de Israel, do sofrimento de Jesus. Moído, recupera nossas forças.

Conclusão de 1 Samuel 30:11-13

Muitas pessoas estão desanimadas, cansadas, sem forças, sozinhas. O Senhor quer te alimentar. Dar o novo nascimento. O Egípcio havia sido abandonado há três dias. Os três dias falam da Morte e Ressurreição, da nova vida que deus tem para dar ao homem.


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

DAVI ENCONTRA O EGÍPCIO (I Samuel 30: 9-13)

Isaías 8:6 – Volte a Siloé

O segredo!

Aquele que está junto à fonte – Gênesis 16:07



Alguma dúvida?