A MADEIRA – SÍMBOLO DO HOMEM  – I Reis 5: 18

A MADEIRA – SÍMBOLO DO HOMEM – I Reis 5: 18

madeiraA MADEIRA – SÍMBOLO DO HOMEM

Texto:I Reis 5: 18

            Tema:  O Espírito Santo transforma a vida do homem quando este dá liberdade e submete-se à vontade do Senhor

E as lavravam os edificadores de Hirão e os giblitas: e preparavam a madeira e as pedras para edificar a casa.

1) INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus foi escrita com vários simbolismos e tipologias, tais como:

* Davi è Tipificando o Sr. Jesus

* Salomão è O Espírito Santo de Deus

* Templo è O coração do homem

 

* A madeira è O homem

* As pedras è Os Servos do Senhor (I Pedro 2: 5)

* A construção do Templo è A Obra do Espírito Santo

2) OBRA DE ENCAIXE

            A Obra é realizada segundo um projeto perfeito, concebido por Deus na eternidade. Nesta construção não há esforço racional do homem, mas a operação do Espírito Santo.. (I Reis 6:07 não se ouviu martelo nem machado)

Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos . (Zac 4: 6)

           

Se andarmos na luz como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado. (I João 1: 7) .

A construção da Obra, na vida do homem é feita assim, sem barulho, sem imposições humanas; Somente o Espírito deve e pode trabalhar para transformar o coração do homem.

3) A MADEIRA E O HOMEM

As madeiras que tipificam o homem, dividem-se da seguinte forma:

São peças que não tem valor algum nesta construção, para nada presta senão para ser lançada no fogo. ( João 15: 6 – Madeira destinada ao fogo )

São as vidas que definitivamente rejeitam o dono desta Obra, não aceitam o chamado de Deus e até mesmo escarnecem o Espírito Santo.  São condicionadas ao juízo.

b) Madeira de andaime

São peças cuja utilidade é só por um período, e logo se deixam tornar esquecidas, abandonam a Obra, envelhecem e transformam-se em madeira imprestável.

A madeira de andaime acompanha a execução de toda a obra.  Conforme a edificação vai subindo, o andaime a acompanha.  Porém, ao término de obra, a madeira utilizada no andaime é recolhida e lançada fora, não tendo mais aproveitamento.

São vidas que abandonam o Senhor após viverem bons momentos de experiência , porque não permitem que o Espírito Santo trabalhe em seu coração.(Jer 17:13 – Abandonam a fonte da Vida…/ Condicionado à Morte ). 

c) Madeira de Acabamento

São peças moldadas e trabalhadas que se encaixam perfeitamente na Obra do Espírito, cuja perfeição e beleza agrada muito o dono da Obra.

Vidas que negam a si mesmo para andarem na orientação do dono desta Obra, cumprindo as revelações e orientações e procurando a cada dia a santificação.  Seu desejo é curvar-se e submeter-se à vontade do Espírito Santo, pois sabem que Ele irá realizar uma transformação maravilhosa em suas vidas.  Meditam na Palavra de dia e de noite…

4) CONCLUSÃO

Mas… o principal para que o Espírito comece este trabalho de moldagem e encaixe, é que a árvore esteja cortada, ou seja, desligada da suas raízes.  O homem nesta condição permite ser conduzido para uma carpintaria (Obra) onde o Senhor Jesus é o Carpinteiro, e deixa que sejam arrancadas as cascas, os espinhos e todos os nós que existem na madeira.

Desta forma o homem pode ser transformado de madeira imprestável em madeira de acabamento, da melhor qualidade, não mais destinada ao fogo (juízo), mas sendo usada na construção do santuário (eternidade).

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email