O CUIDADO COM AS OVELHAS
Provérbios 27:23-27
“Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos.”(Pv 27:23)
I – FAZER A OBRA
Procura
O obreiro que O Senhor levantou para Capitão de Grupo deve estar sempre preocupado com suas ovelhas.
Ele procura as ovelhas para saber do que elas estão precisando, antes que elas venham procurá-lo para pedir oração, visita etc.
Cuida
O pastor deixava as ovelhas no aprisco e ia procurar um pasto para levá-las. Quando encontrava verificava se não tinha erva venenosa no meio do pasto; depois procurava um lugar seguro para as ovelhas beberem água e às vezes era necessário fazer uma represa para que as ovelhas bebessem sem o perigo de serem arrastadas pela correnteza; procurava um lugar onde havia sombra para elas descansarem na hora do sol quente do meio dia etc. Porque ovelha gosta é disso mesmo: comida farta, água fresca, sombra para descansar…
É as vidas que O Senhor nos tem dado para cuidar, são vidas que chegam famintas por uma palavra de consolo, de vida eterna, de alegria; chegam sedentas por uma bênção, um renovo, uma experiência; chegam precisando encontrar descanso das lutas que o mundo lança sobre elas, precisam de refrigério para os problemas do lar, do emprego… e o capitão de grupo já tem tudo preparado para levá-las ao lugar que já tem preparado para elas.
O Capitão de Grupo deve participar com as ovelhas do grupo de tudo o que for possível e preciso. Elas gostam de receber sempre oração, gostam de saber que ele se preocupa com elas e gostam de contar as bênçãos para ele e também de se alegrar com ele.
A ovelha gosta de ouvir a voz do pastor e se sente segura quando ele está por perto. O capitão de grupo faz parte da vida espiritual da ovelha e deve estar sempre presente na igreja para assistí-la.
Se o capitão vem à madrugada, ela também vem;
Se ele gosta de orar, ela também ora;
Se ele gosta de ler a palavra, ela se esforça para lê-la também;
Se ele é uma bênção, ela certamente será.
II – A RECOMPENSA
(versículos 25-27)
- Quando tirar o feno, verá o renovo: É ver a vida ser transformada. Antes sem vida, sem alegria, depois uma vida cheia do espírito, com dons, atendendo outras que estão chegando. É quando vemos o renovo despontando no grupo. Vemos a obra de nossas mãos e nos alegramos.
- Os versículos 26-27 falam do benefício que recebemos do rebanho. Nós dizemos que é a gordura das ovelhas. É quando chega a hora de receber do rebanho o retorno pelo serviço prestado a ele.
- Os bodes darão o preço do campo: É receber do Pai o direito de acesso às mansões celestiais, porque O Bode Expiatório (Jesus) pagou o preço estipulado e resgatou o campo.
- E as cabras leite em abundância: É ser alimentado pelo Espírito Santo todos os dias. É o Espírito Santo abençoando nossas vidas em todos os segmentos dela:
1.Para teu alimento: A bênção pessoal do servo na obra; o crescimento espiritual;
2.Para alimento de tua casa: O Senhor abençoa o lar e a vida familiar;
3.Para sustento das tuas servas: Abençoa a vida profissional.

Faça login!
Mais conteúdo
II Reis 4:23 – Não é lua nova nem sábado!
As parteiras conservam o menino vivo – Êxodo 1:15-17 e 20-21
O chamado de Eliseu – II Reis 2: 1-7
Eliseu e a Sunamita – II Reis 4:8-11
A mulher de Suném – 2 Reis 4:25-26
Que darei eu ao Senhor? – Salmo 116:12–14
Eclesiastes 4:9-12 – Melhor é serem dois do que um
Se nesta noite Deus pedir tua alma – Lucas 12:19-20
O tempo da Criação – Gênesis 3 e 4
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou – Salmo 3:5
A parábola da grande Ceia – Culto de Senhoras
A certeza do descanso – Culto das Senhoras