Pular para o conteúdo

JESUS CRISTO, O SENHOR – I CORÍNTIOS 2:3b


ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS E EBD

– ASSUNTO: JESUS CRISTO, O SENHOR.

– TEXTO FUNDAMENTAL: I CORÍNTIOS 2:3b

ATIVIDADES

  1. IDENTIFICAR NO NOVO TESTAMENTO EXEMPLOS DE RECONHECIMENTO DE JESUS COMO O SENHOR, PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
  2. FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA.

 (Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

“Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”.

Significado da palavra anátema: maldito.

INTRODUÇÃO

O nome Senhor é oriundo do hebraico Adonai e também do Grego Kyrios, e significa: aquele que tem o controle, o poder e o domínio de todas as coisas.

Em Mateus 28:18, quando o Senhor Jesus diz: “É me dado todo o poder no Céu e na terra”, podemos então perceber que Jesus é o único a ter direito a este título, pois ele não é “um” dos senhores, mas sim o Único SENHOR.

No Salmo 23, Davi fala profeticamente do Senhor Jesus num conceito absoluto de Deus como o Senhor, uma vez que “Senhor” é aquele que tem o domínio e o controle de tudo no exercício de seu senhorio. A palavra Senhor ali é o reconhecimento de Jesus como Senhor absoluto e insuperável e para aquele que O reconhece assim, nada lhe faltará.

Na sua razão o homem pode conhecer a Jesus como um homem nobre, distinto, que morreu pelo pecado da humanidade, como o messias ou mestre. Mas reconhecer que Jesus é o Senhor de todas as coisas isso só pode ocorrer por uma ação do Espírito Santo. Quando o reconhecemos como Senhor, estamos aceitando o fato dele ter total controle da nossa vida, ou seja, para nós ele não é apenas o salvador, mas ele é Senhor da nossa vida.

EXEMPLOS DE RECONHECIMENTO DE JESUS COMO O SENHOR, PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO:

A MULHER SAMARITANA

João 4:19 – Disse-lhe a mulher: SENHOR, vejo que és profeta.”

            De início aquela mulher tratou Jesus como um judeu qualquer, ou seja, um homem comum, porém no decorrer da conversa com o Senhor, o Espirito Santo foi convencendo-a de que Jesus é Senhor. Isso foi feito através de um trabalho do Espírito Santo, através das revelações de Jesus sobre sua vida. Por isso ela passou então a reconhecer Jesus como o Senhor por uma ação de convencimento do Espirito Santo.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:

A Igreja que dá ouvidos à palavra do Senhor Jesus passa a conhecê-lo como o único Senhor de sua vida, na medida em que o Senhor vai sendo revelado à igreja e isso é feito pelo Espirito Santo, através dos dons espirituais. A igreja fiel de Jesus não reconhece outro Senhor, pois Jesus é o único que fala com sua igreja pelo Espirito Santo. O Senhorio de Jesus é reconhecido pela igreja através dos dons espirituais que são resultado das operações do Espirito Santo no meio dela.

SAULO NO CAMINHO DE DAMASCO

Atos 9:6 – “Ele, tremendo e atônito, disse: SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.”

O próprio Paulo após a visão de uma luz que o cercava, ouviu a voz do Senhor Jesus e tremendo e atônito disse: SENHOR!

Saulo se achava grande, ou seja, se achava senhor de si mesmo, governando-o a si próprio através de sua atitudes. No caminho para Damasco, o “grande” Saulo, perseguidor, viu uma gloriosa Luz celeste que excedia a luz do sol de meio-dia e ouviu a voz do único e verdadeiro Senhor que estava lhe sendo revelado pelo Espírito Santo naquele momento.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:

A Luz é tipo da revelação, a luz revela tudo que há independente do ambiente; e o Espírito Santo é o que revela Jesus e seus mistérios.

Quantos estão hoje sendo iludidos pela luz do sol de meio dia, ou seja, enganados pela ilusão de se acharem senhores e outros até “doutores em divindade”, porém a Igreja caminha segura na luz do Espírito Santo que excede a razão, estando no caminho certo para a Eternidade.

O LADRÃO NA CRUZ

Lucas 23:42 –  “Então ele disse: SENHOR, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino.”

A palavra do Senhor Jesus na cruz, falando de perdão (verso 34) por certo tocou profundamente o coração daquele malfeitor. Com essa palavra aquele homem foi convencido pelo Espirito Santo de que Jesus era Senhor de um reino onde há perdão e não condenação. Isso o levou a reconhecer Jesus como Senhor e salvador quando lhe dirigiu a palavra chamando-O de “Senhor” e lhe pedindo um lugar no “teu reino”.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:

A palavra de perdão e salvação do Senhor Jesus chegou aos nossos corações pela ação do Espirito Santo que nos convenceu a aceitar Seu senhorio e Sua salvação, através do nosso arrependimento e confissão dos nossos pecados na certeza de que somente Jesus é Senhor e Salvador. Seu senhorio é capaz de nos dar perdão e salvação ainda “hoje”. Só o Espirito Santo pode revelar ao homem o reino de Jesus, e impulsionar o homem a expressar o desejo de querer gozar deste reino no qual só Jesus é o Senhor. Jesus foi para o reino do Pai e lembrou-se de nós, dando-nos a certeza da sua salvação.

ISABEL, CHEIA DO ESPIRITO SANTO

Lucas 1:43 –  “E de onde me provém isso a mim, que venha visitar-me a mãe do MEU SENHOR?”

Isabel, cheia do Espírito Santo reconhece que o Senhor Jesus já concebido no ventre materno era o seu Senhor.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:

O Espirito Santo também nos convence de que o Senhor Jesus é Senhor de nossas vidas desde a eternidade, pois é Ele quem nos preparou essa salvação ainda antes do nosso nascimento.

SIMEÃO, CHEIO DO ESPIRITO SANTO

Lucas 2:29-30 –  “Agora, SENHOR, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação,”

Simeão, após ter recebido uma revelação do Espirito Santo de que não morreria sem antes ter visto o Cristo do Senhor, toma nos braços o Senhor Jesus e O reconhece seu Senhor e Salvador.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:

A nossa certeza de salvação é também resultado da revelação do Espírito Santo em nossas vidas que nos convence de o Senhor é o nosso Senhor e Salvador. Agora com Jesus como o nosso Senhor e salvador, não morreremos jamais, pois nEle temos vida eterna.

JESUS RECONHECIDO POR DAVI COMO SEU SENHOR

Mateus 12:36 –  “O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao MEU SENHOR: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”

A citação é do Senhor Jesus no Novo Testamento, quanto ao reconhecimento de Davi, pelo Espírito Santo, que Jesus é o Senhor escolhido pelo Pai para assentar-se à direita do Pai.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:

A igreja, através do Espirito Santo tem a revelação do Senhorio de Jesus como aquele que é o único que o Pai escolheu para assentar-se à Sua direita no trono da glória. Esse lugar não é dado a nenhum outro senhor, seja na terra ou no céu. Tronos neste mundo não garantem a ninguém lugar de primazia diante de Deus.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

João 3.16 – O seu nome é Jesus

Jesus, o Mestre da Vida – 1 João 2:25

Se junte ao Salvador – I Samuel 22:2

Cisterna de Belém – 2 Samuel 23:15



Alguma dúvida?