Estudos Bíblicos

O Vaso nas mãos do Oleiro – 1ª aula

O Vaso nas mãos do Oleiro estudo

Jeremias 18:6 – “Eis que, como o barro na mão do Oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”.

O profeta Jeremias teve uma experiência maravilhosa com o Senhor.  O povo naquela época estava muito desobediente, muito rebelde, mas como Deus é misericordioso e cheio de amor, estava sempre pronto para abençoar a todos.

Então Deus falou com Jeremias para ele descer à casa do oleiro(oleiro é aquele que trabalha com barro, fazendo vasos) porque Ele queria falar com o mesmo lá.  Jeremias, que era obediente e temente a Deus, desceu imediatamente, por certo ansioso para ouvir o que Deus queria falar com ele.

Na casa do Oleiro

Ao chegar na casa do oleiro, viu que ele trabalhava na fabricação de um vaso. Observou que, de repente, o vaso se quebrou nas mãos do oleiro e de imediato o mesmo recomeçou o processo de fabricação de outro vaso na forma que ele queria.

Nós podemos imaginar quantas coisas Jeremias aprendeu ali enquanto observava o oleiro fazendo o vaso. Ele pôde perceber que o oleiro tinha condições de fazer e desfazer o vaso conforme desejasse, na forma que ele quisesse.

Naturalmente era propósito do Senhor que Jeremias visse tudo aquilo para que ele entendesse o que Ele queria lhe falar naquela hora.

Foi aí que Deus então falou com Jeremias: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? … Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

O homem é o barro

O homem neste texto é comparado ao barro(Gen. 2:7), que sem as mãos do Oleiro não tem forma, nem utilidade.

O oleiro é o homem que faz vasos a partir do barro, que passando por um processo se torna em um objeto útil para retenção de água, óleo e também para embelezar um ambiente .

O Senhor é o Oleiro que trabalha nas nossas vidas, modelando-as da forma como Ele quer.  Uns Ele quer que sejam vasos para serem usados nos dons espirituais, outros para cantar no grupo de louvor, outros para serem usados na Evangelização, outros para serem usados como instrumentistas, outros para a limpeza da casa do Senhor, para cuidar das toalhas, do jardim, das plantas em geral, das jarras, da assistência aos novos convertidos, aos visitantes, aos enfermos, às viúvas, aos órfãos, etc … todos os tipos de vasos são importantes para o Senhor, tanto é que Ele trabalha dando a forma com o mesmo carinho, com a mesma dedicação.

Jeremias só entendeu isso depois que ele se submeteu à vontade do Senhor.  Quando Deus mandou que ele descesse à casa do oleiro, ele, que estava sempre pronto a atender ao Senhor, foi imediatamente e lá ele aprendeu muitas lições e, sobretudo, ouviu a voz do Senhor.

Concluindo

Nós também temos que estar na casa do Oleiro, que é a casa do Senhor para entendermos a Sua Obra e ouvirmos as suas orientações.

Precisamos de aceitar bem a forma como Ele quer nos modelar porque todos os vasos são importantes e têm muito valor para Ele.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

O Vaso nas mãos do Oleiro – 3ª aula

O Vaso nas mãos do Oleiro – 4ª aula

O Vaso nas mãos do Oleiro – 2ª aula

UM VASO ESCOLHIDO – ATOS 9:15

O vaso na mão do Oleiro – Jeremias 18:1–6