Estudos Bíblicos

O que leva à Apostasia? – Estudo Bíblico

A apostasia não é o ato de sair de uma denominação, mas é um afastamento de Cristo.

O QUE LEVA À APOSTASIA ?

Desde o período dos apóstolos a apostasia estava presente e com o passar do tempo esse tipo de pecado foi se intensificando.
“Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;” (II Tessalonicenses 2 : 7)

A apostasia surge quando a pessoa não tem seu coração voltado para Deus, deixa de ouvir a voz de Deus. Apesar de conhecer a verdade, o apóstata rejeita-a e prefere acreditar em uma mentira. Seu coração fica cego e não há mais uma fé verdadeira.
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10 : 17)

COMO EVITAR A APOSTASIA ?

Para evitar a apostasia, você precisa dedicar sua vida a Deus e conhecer a verdade. Quem conhece a verdade também consegue reconhecer uma mentira.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”(Mc 14:38) “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” (I Coríntios 10 : 12)

COMO DEUS CONSIDERA A APOSTASIA ?

Um apóstata vive uma fé fingida, porque ele abandonou a fé que vem de Deus, a fé verdadeira nos leva à obediência a sua palavra. A pessoa que segue o caminho da apostasia, que negou a fé não tem como agradar a Deus.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2 : 8 – 9)

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11 : 6)

“Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” (Hebreus 10 : 38)

“Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta.” (Oséias 11 : 7)

APOSTASIA É UM SINAL DO MOMENTO DO BREVE

Quando meditamos nos sinais que antecedem o arrebatamento a apostasia é um desses sinais.
“MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios” I Timóteo 4:1
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,” II Tessalonicenses 2:3
“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Mateus 24 : 12

A CONSEQUÊNCIA OU O PERIGO DA APOSTASIA

Sabemos que vivemos a promessa do arrebatamento, e para aqueles que negaram a fé não verão a Glória de Deus ou seja não serão arrebatados. “[…] Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” Lucas 18 : 8

A APOSTASIA TEM PERDÃO ?

Para saber qual tipo de apostasia que não tem perdão precisa ler Hebreus 10:26-27 porque esse texto dá luz ao entendimento ao texto Hebreus 6:4-6.
O tipo de apostasia que para qual não há como restaurar a pessoa novamente é o pecado voluntário, deliberado, esse tipo de pecado escrito em Hebreus 10:26-27 que é o problema, o indivíduo que rejeitou a Cristo depois de conhecê-lo e deliberadamente escolhe uma vida de pecado, ele faz do pecado um estilo de vida e não tem vontade de se arrepender.

CRISTIANISMO

Quando olhamos para o cristianismo podemos ver duas diferenças: um “Histórico” e o outro “Profético”.

⚫ Cristianismo histórico segue o caminho da apostasia e da heresia, essa igreja está deformada porque exclui o governo do Espírito Santo.

A apostasia e a heresia é o que destrói a igreja e seus valores.
Dentro desse cristianismo existe a presença da mescla, que é um sistema para aniquilar a Fé, é uma união, uma reunião para tratar de interesse comum.
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” II Timóteo 4 : 3 – 4

⚫ Cristianismo profético segue um evangelho eterno.
“Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,” Romanos 16 : 25



Mais Esboço de Pregação

O pilares da Reforma Protestante

Jesus, o altar – Hebreus 13:10

Estejam cingidos os vossos lombos – Lucas 12:35

Vai bem a tua alma – 3 João 1:2

O mensageiro e sua função – João 11:3-4

Jesus e a Serpente de bronze – João 3:14-15

Bagagem espiritual – I Samuel 30

Fruto do Espírito – Domínio Próprio – Gálatas 5:16

O cuidado com as Ovelhas – Provérbios 27:23-27

O trono não está vazio! – II Reis 11:1

Habacuque – Esboço Bíblico

A enxertia do Zambujeiro – Romanos 11:17-18