O Bálsamo de Gileade – Jeremias 8:22

O Bálsamo de Gileade – Jeremias 8:22

BALSAMO DE GILEADE
Jeremias 8:22 “Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?”

INTRODUÇÃO

Com base no versículo lido nesta noite, nós vamos refletir sobre o Bálsamo de Gileade. O que é, de onde vem, para que serve, de que é feito, como é extraído e como é aplicado.

DESENVOLVIMENTO

1 – O BÁLSAMO DE GILEADE

A) O BÁLSAMO

O Bálsamo (ou unguento) é um líquido grosso e perfumado, retirado das plantas. Geralmente acondicionados em vasos, os bálsamos eram largamente utilizados na antiguidade.

De todos os bálsamos citados na Palavra de Deus, nenhum tem maior fama que o Bálsamo de Gileade. Trata-se de um óleo essencial, da cor de ouro, com cheiro penetrante de âmbar cinzento.

B) DE GILEADE

A palavra Gileade, no hebraico (Gil’ad), significa região montanhosa. De acordo com a geografia bíblica, Gileade era uma região pedregosa, de território montanhoso, ao leste do Rio Jordão. Possuía uma topografia acidentada, rica em florestas, pastagens e goma aromática.

A capital meridional de Gileade, ainda hoje existe com o nome de Mukmah.

Atualmente Gileade encontra-se na parte Noroeste do Reino da Jordânia. Nos tempos bíblicos, Gileade era ocupada pelas tribos de Gade, Rúben e 1/2 tribo de Manassés (Deuteronômio 34:1; Josué 22:9; Juízes 20:1).

C) A INDICAÇÃO

O Bálsamo de Gileade era utilizado como perfume; para unções; como combustível de incensos e até para embalsamar mortos. Mas sua principal utilização era com fins medicinais.

O Bálsamo de Gileade era tão eficaz na cura de feridas que era tratado como um óleo milagroso.

D) A FAMA DO BÁLSAMO DE GILEADE

Em busca desse precioso Bálsamo, muitas caravanas dirigiam-se a Gileade (Gênesis 37:25). Ricos comerciantes e enviados de reis e rainhas. Pessoas comuns, em busca do milagroso bálsamo, de poderes medicinais.

O seu preço era elevado, somente com muito sacrifício podiam adquiri-lo. As mulheres, principalmente do Egito, cobiçavam o precioso líquido que perfumava a pele e os cabelos.

O Bálsamo de Gileade era uma especiaria de luxo e um presente valioso.

E) A MATÉRIA-PRIMA DO BÁLSAMO

De acordo com os estudiosos do assunto, a matéria-prima do Bálsamo de Gileade era uma planta especial, cujo nome cientifico é “Cistus Creticus”. Essa planta é comum na região oriente do Jordão. As folhagens, são muito perfumadas e algumas espécies, exalam goma ou resina.

F) A EXTRAÇÃO DO BÁLSAMO

O bálsamo é a seiva da planta. Ou seja, o bálsamo é a alma, a vida da planta. A planta sofre para minar o precioso líquido. Algumas vezes, é raspada, quebrada, moída e até morta.

A planta se doa, para que outros tenham cura.

G) A APLICAÇÃO DO BÁLSAMO

Quando utilizado para cura de feridas, o bálsamo pode ser derramado diretamente sobre o ferimento ou espargido com hissopo. Quando atinge a ferida, o Bálsamo de Gileade traz alívio imediato das dores, reduz a inflamação e cicatriza a ferida.

2 – O SANGUE DE JESUS

É perfeitamente possível realizar uma tipologia bíblica entre o Bálsamo de Gileade e o Sangue de Jesus.

Vejamos:


A) O BÁLSAMO É O SANGUE DE JESUS

Assim como o Bálsamo de Gileade, o sangue de Jesus também é líquido e grosso. O sangue de Jesus é muito mais precioso e poderoso que o Bálsamo de Gileade.

B) GILEADE É O CALVÁRIO

E onde encontrar esse líquido milagroso? No Calvário.

Assim como Gileade, o Calvário também possuía uma topografia montanhosa e pedregosa. É ali, naquele local árido, que se encontra o precioso Sangue de Cristo.

C) A INDICAÇÃO

O Bálsamo de Gileade tem diversas indicações, sendo especialmente utilizado para cura de feridas. O Sangue de Cristo também tem muitas indicações. Esse sangue poderoso cura feridas, enfermidades, e nos purifica de todo pecado.

Ou seja, é eficaz para cura de enfermidades do corpo e também da alma. Doenças tidas como incuráveis, o sangue de Jesus cura.

D) A FAMA

Se o Bálsamo de Gileade alcançou fama em sua época, em que pessoas vinham de longe para adquiri-lo, muito mais o sangue de Cristo. Este precioso líquido é reconhecido em todas as partes do mundo, de geração em geração.

E nunca perde a eficácia. Se o Bálsamo de Gileade era caríssimo, o Sangue de Jesus é literalmente “de graça”.

E) A MATÉRIA PRIMA É CRISTO

Se a matéria-prima do Bálsamo de Gileade era a planta “Cistus Creticus”, a matéria prima do Sangue de Jesus é o próprio Filho de Deus.

Assim como a planta era raspada, quebrada, moída e morta para verter seu precioso líquido, Jesus Cristo também se doou a si mesmo para verter o seu sangue. (Isaías 53.4,5).

F) A EXTRAÇÃO

Assim como a extração do Bálsamo se dá nas montanhas de Gileade, a extração do Sangue de Cristo se dá no Calvário. Foi ali que Jesus derramou seu sangue por amor à humanidade.

Suas costas, açoitadas sem qualquer dó, espargem o precioso sangue; Sua testa, cravada por uma coroa de espinhos, esparge o precioso sangue; suas mãos e pés, perfurados pelos cravos, também espargem o precioso sangue; seu lado, cravado com uma lança, também esparge o precioso sangue.

G) A APLICAÇÃO

O sangue de Cristo deve ser aplicado, pela fé, nas feridas mais profundas, do corpo e da alma. Você que está enfermo, viaje pela fé até o Calvário, e toque no sangue de Cristo e derrame sobre sua doença. O sangue de Cristo é o nosso Bálsamo de Gileade.

CONCLUSÃO

Jeremias disse que há cura no Bálsamo de Gileade. Mas muito mais há cura no Sangue de Jesus no Calvário.

Aplique-o hoje, pela fé.

botaodownload

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email