Novos Convertidos

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO – Atos 19:1-6

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

Introdução

O Batismo com o Espírito Santo faz parte de uma promessa de Deus feita ainda no V. T. na época do profeta Joel (Joel 2). Este batismo é de suma importância para nós, porque ele nos faz pertencer a uma igreja espiritual, a chamada igreja fiel. A presente aula visa, de uma maneira simples, mostrar aos irmãos os benefícios desta benção e como fazer para recebê-la.

Definição

Batismo com o Espírito Santo é um batismo totalmente espiritual e significa para nós revestimento de poder. Podemos então defini-lo desta forma, como sendo Revestimento de Poder. Mas que poder? Humano? Financeiro? Não. É o poder de Deus que se manifesta em nós. E para que este poder? Para testemunhar do Senhor Jesus e parta realizar a sua obra.

Os três tipos de Batismos descritos na Palavra

Biblicamente existem 3 tipos de batismo. O batismo de João, o batismo em nome de Jesus e o batismo com o Espírito Santo. Como o objetivo de nossa a aula é este último batismo, nós vamos ver apenas superficialmente os outros dois batismos e mais detalhadamente o com o Espírito Santo.

Batismo de João

Este João aqui não é o discípulo que escreveu o Apocalipse, mas sim João Batista, primo de Jesus. Sobre João é bom sabermos que ele foi o último dos profetas do V. T. e sobre ele já havia profecias dizendo que ele seria aquele que viria antes um pouco do Senhor Jesus e prepararia o caminho do messias.

Pois bem, quando João vem, ele começa a pregar uma mensagem de arrependimento e muitas pessoas começam a se converter. João tinha uma mensagem dura (algumas vezes ele dizia: Convertei-vos raça de víboras), mas a mensagem dele não falava de Jesus, pois apesar de eles terem nascido praticamente na mesma época, Jesus ainda não havia começado o seu ministério. Pois bem João pregava e muitas pessoas se arrependiam, como sinal de arrependimento elas eram batizadas por João, daí o nome batismo de João.

O ato deste batismo é o mesmo que temos hoje nas águas, a pessoa era imersa em água. A diferença é que não se falava o nome de Jesus e nem do Espírito Santo, pois Jesus não havia ainda morrido por nós e nem o Espírito Santo havia sido derramado.

Curiosidade: Foi dito há pouco que João Batista foi o último profeta do V. T. Ao contrário do que muitos pensam, o V. T. não termina no livro de Malaquias e nem o N. T. começa logo com os primeiros versículos de Mateus. A mudança da velha para a nova aliança se dá exatamente quando João Batista vê o Senhor Jesus e diz: Eis o Cordeiro de Deus (Jo. 1:29) Obs: Isto não significa que o N. T. só começa no evangelho de João e sim quando João aponta Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ali ele diz que agora o homem seria salvo não mais pela lei e sim pela graça, por Jesus.

Batismo em nome de Jesus

É o batismo que usamos hoje e ele é mais conhecido como batismo nas águas. Ele se dá por imersão nas águas e simboliza o através da água o novo nascimento da pessoa que está sendo batizada. Diferentemente do de João, este contém o nome de Jesus e do Espírito Santo, pois hoje Jesus já morreu por nós e o Espírito Santo foi derramado.

Batismo com o Espírito Santo

Como já definimos, batismo com Espírito Santo é revestimento de poder, poder de deus. Assim sendo, é algo extremante espiritual e foge à razão humana, por isto para compreendê-lo a pessoa já que estar ciente que Deus não se prende à limitada compreensão humana.

4 – Perguntas: Agora os irmãos já sabem o que é batismo com o espírito Santo e também sabem da importância dele para nós, vamos agora através de algumas perguntas, entender um pouco mais sobre esta benção e principalmente como alcançá-la.

O que devo fazer para ser batizado com o Espírito santo?

O texto lido nos esclarece isto.

Crer

“Recebeste vós o Espírito Santo quando crestes?”

O texto mostra que aqueles homens já haviam crido em Jesus. Assim sendo, a primeira coisa que o homem tem de fazer para receber o Espírito Santo é crer que Jesus é o nosso salvador, ele precisa ser um crente, um servo de Jesus. Como vou receber o Espírito Santo de Jesus se eu não creio em Jesus?

Ser sincero

Aqueles homens, ao responderem à pergunta de Paulo, foram sinceros. Eles disseram que nem se quer haviam ouvido falar sobre o Espírito Santo (isto se deve ao fato de que o derramar do Espírito Santo ainda era recente e o evangelho ainda não havia se propagado). Eles podiam apenas ter dito que não, mas disseram que nem se quer ouviram falar. O homem tem de ser sincero diante de Deus, confessar a sua limitação, a sua necessidade de receber esta benção.

Pedir e ter Fé

Quem ainda não recebeu esta benção tem também de pedir ao Senhor em oração, suplicá-lo e o Senhor no devido tempo dará a vitória. Além de pedir é necessário ter fé, pedir sem fé não adianta. A palavra nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus.

Esperar

Esperar o tempo do Senhor. Como foi dito na aula de oração, uma das possíveis respostas de Deus às orações é: Espere. Por isto para receber o Espírito Santo precisamos também ter perseverança, saber esperar. Mas podemos afirmar uma coisa aqui: Se estivermos na posição, ou seja, já sermos crentes em Jesus, servindo ao Senhor, a resposta a este pedido nunca será não. O Senhor pode concedê-lo agora na aula, no culto, no Maanaim, em uma madrugada, culto ao meio dia, etc.

Quem batiza com o Espírito Santo?

O único que nos pode batizar com o Espírito Santo é o próprio Senhor Jesus, não é o Pai e nem o Espírito Santo, isto fica claro ao lermos os seguintes textos: Mt 3: 11, Jo 1: 33, e quando Jesus disse: Vou para o meu Pai mas não vos deixarei órfãos, enviarei o meu Espírito Santo). Mas se é Jesus quem nos batiza com o Espírito Santo a quem vamos pedir esta benção, a ele mesmo, ou ao Pai. Não podemos ir contra a palavra, ela nos ensina que devemos pedir tudo ao pai em nome do filho (vimos isto na aula de oração). Então devemos pedir a Deus esta benção e no tempo certo ele ordenará ao Senhor Jesus que nos batize com o Espírito Santo.

Quais os benefícios desta benção?

São dois os benefícios de sermos batizados com o Espírito Santo, a saber:

4.3.1 – Poder para Testemunhar: Todos passam a ver em nós a presença do Espírito Santo, ele também muda o nosso falar, o nosso agir, ele passa a dirigir as nossas vidas.

4.3.2 – Preparo para a eternidade: O Espírito Santo nos prepara para um dia morarmos como Senhor.

Conclusão

O Batismo com o Espírito Santo está diretamente ligado à nossa salvação, com ele em nós fica mais fácil servir ao Senhor, e também podemos ser usados em algumas atividades da igreja (independente de sermos batizados nas águas), como participarmos da definição do culto, fazermos visitas com o grupo, limpeza, etc. e principalmente fazermos parte da igreja espiritual, a igreja fiel.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

O BATISMO NAS ÁGUAS Mateus 28: 19

Atividades do Obreiro na Igreja

JESUS, O BATIZADOR (João 1:33 e 34)

Jesus a grande pedra de testemunho – Josué 24:26-27a

Vida de definição – Ap 3:14-16