Jovens

Pelo Sangue e pela Palavra – Daniel 3:24-26

Pelo Sangue e pela Palavra

Daniel 3: 24-26 – “Então, o rei Nabucodonosor se espantou e se levantou depressa; falou e disse aos seus capitães: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses. Então, se chegou Nabucodonosor à porta do forno de fogo ardente; falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo.”     

INTRODUÇÃO

Irmãos três jovens, três vidas, três servos estavam sendo provados, vivendo um momento difícil, preparados para serem jogados na fornalha de fogo ardente e em nenhum momento eles temeram. Mas observe que a vitória, profeticamente, foi pelo Sangue e pela Palavra. Estes tiveram duas provas: Estátua e a fornalha. Venceriam com dois elementos proféticos: O Sangue e a Palavra.

DESENVOLVIMENTO

Aqueles 3 jovens anteriormente não se contaminaram com as iguarias do rei. A certeza da vitória dos jovens foi em resolverem não se contaminar. Por que eles não se contaminam? Porque eles tinham o Sangue , o Espírito Santo. Só o poder sangue de Jesus nos faz não nos contaminarmos com este mundo

Sedraque, Mesaque e Abede-Nego, foram lançados na fornalha de fogo ardente, porque não aceitaram adorar a estátua que o rei Naboconossor, e rejeitaram a sua palavra. O rei se enche de ira e os manda chamar e na sua presença disse-lhes: “se vocês não adorarem a estátua quando a trombeta tocar, lançarei-vos na fornalha”, e mesmo na presença do rei eles disseram:

“Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”

Ainda no versículos 18, a fidelidade dos jovens foi porque eles tinham a Palavra:

“Se Deus não nos livrar Ainda assim não vamos adorar e tua estátua e não serviremos a teus deuses o rei”

Eles venceram a fornalha porque sabiam que não se dobrariam a ídolos. Porque? Porque eles tinham a Palavra no coração. Por isso que há um paralelo profético em Apocalipse 12:11 diz:

“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.”

Sedraque, Mesaque e Abedenego, por não se contaminarem (tinham o Sangue ), estavam dispostos a dar as suas vidas pela Palavra , e por isso venceram na fornalha, porque eles não deram ouvidos a palavra do rei Nabucodonosor, mas a palavra do Senhor da Glória.

CONCLUSÃO

Meu irmão, minha irmã, muitas das vezes, aparecem fornalhas de fogo ardente em nossas vidas, muitas lutas e perseguições, problemas e dificuldades, mas se o Sangue e a Palavra estiverem em nós, seremos vencedores em qualquer fornalha.

Por resolveste não se contaminar (o sangue), e a tua fidelidade (Palavra) em Cristo Jesus te levará a vida eterna, amém.

Joaquim Cardoso
Luanda/Angola


Link de DOWNLOAD

Mais Esboço de Pregação

O juízo do homem e o livramento de Deus – Daniel 3:24-25

A fornalha – Daniel 3:24 e 25

A FÉ QUE NÃO SE MISTURA – Daniel 3:16-18

O Deus a quem nós servimos pode nos livrar – Daniel 3:19

Fornalha – Daniel 3:25