Pular para o conteúdo

ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS – A REJEIÇÃO AO SENHOR JESUS


ESTUDOS BIBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 11-12/mai/13

            – ASSUNTO: A REJEIÇÃO AO SENHOR JESUS

           – TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 21:42 

ATIVIDADE:

IDENTIFICAR O SENTIDO PROFÉTICO DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS EM MATEUS 21:42, AO CITAR A EXPRESSÃO “PEDRA DE ESQUINA”.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUÇÃO

As palavras do Senhor Jesus no verso 42 estão no contexto da Parábola dos Lavradores Maus. O Senhor da vinha lhes toma das mãos para arrendá-la àqueles que cuidariam bem dela e a fariam produzir seus frutos. Nesse contexto as escrituras citadas pelo Senhor Jesus são as do Salmo 118:22-23, falando da rejeição de Israel a Ele, à semelhança daquilo que ocorre na parábola dos trabalhadores maus que rejeitaram o filho do pai de familia da parábola.

No contexto da parábola o Senhor Jesus deixa claro no verso 43 que a vinha representa o reino de Deus, e que a rejeição a esse reino pelos principes dos sacerdotes (vs. 45) levaria o Senhor a arrendá-lo a outra nação. O reino foi tirado das maos dos trabalhadores maus e dado à nação que iria valorizar esse reino, e essa nação é a igreja retirada dentre os gentios.

Os trabalhadores maus foram assim chamados porque rejeitaram o filho do pai de familia, o dono da vinha, ao matá-lo. Os edificadores fizeram o mesmo ao rejeitarem a pedra principal de esquina.

I – SENTIDO PROFÉTICO DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS EM MATEUS 21:42, AO CITAR A EXPRESSÃO “PEDRA DE ESQUINA”.

SIGNIFICADO DE:

METÁFORA: é uma figura de linguagem, quando um sentido figurativo é dado a uma palavra.

FIGURAS NO TEXTO:

$11.      A PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA: aquela que mantem a construção como uma unidade. É também chamada pelos construtores de amarração. É a pedra colocada no ângulo de dois muros, fazendo a amarração dos mesmos, ou seja, unindo-os. Ela servia para alinhar toda a construção.

A PEDRA ANGULAR ou CABEÇA DE ANGULO: é aquela que sustenta a estrutura da porta. Sem ela, a construção não se sustenta. A pedra agular é maciça, pois tem a finalidade de fortalecer o alicerce da estrutura.

$12.      OS EDIFICADORES QUE REJEITARAM: O Senhor Jesus estava se referindo ao que fez Israel ao rejeitar a pedra angular, fato supostamente relacionado a um episódio ocorrido durante a construção do templo. Algumas vezes isso costumava acontecer na construção das próprias casas dos israelitas.

SENTIDO PROFÉTICO

$11.      A PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA: O Senhor Jesus é quem nos mantém na unidade do Espirito Santo. Nossa edificação espiritual está relacionada a estarmos unidos ao Senhor Jesus. A igreja fiel é edificada sobre o Senhor Jesus e não sobre qualquer outro nome. É Ele quem estabelece o nível de unidade, “amarração” e alinhamento da igreja.

A PEDRA ANGULAR ou CABEÇA DE ANGULO: Jesus é a pedra angular, sem Ele não há sustentação para a edificação espiritual da igreja e a sua estrutura fica sujeita a desabar. O Senhor Jesus é a pedra com consistencia sólida, capaz de sustentar e fortalecer a estrutura de toda a edificação espiritual da igreja.

$12.      OS EDIFICADORES QUE REJEITARAM: aqueles que rejeitam o Senhor Jesus são os que O substituem por outro fundamento da sua fé.

A palavra “pedra” usada pelo Senhor Jesus está no mesmo contexto da parábola, pois o reino de Deus consiste na grande edificação do templo espiritual das nossas vidas, feita pelo Espirito Santo. A principal pedra de esquina que sustenta toda a construção desse grande templo espiritual é o Senhor Jesus, pois ele é o único fundamento da nossa fé.

A pedra que os edificadores rejeitaram era destinada à sustentação da construção na edificação do templo ou das próprias casas dos israelitas. Ao rejeitarem a pedra principal de esquina, os edificadores puseram outra no lugar dela e tiveram que arcar com as consequências disso. Também a rejeição ao Senhor Jesus como fundamento para a edificação espiritual da fé implica na substuição dEle por outro fundamento.

A igreja fiel está fundamentada em Jesus, e não O substitui por dogmas ou credos religiosos. Ela não se deixa alinhar por pontos de vista ou princípios filosóficos, mas o único vínculo que a une ao Senhor Jesus é a revelação do Espirito Santo.

O SENTIDO PROFÉTICO dado pelo Senhor à palavra “pedra”, é para falar de si mesmo, pois Ele é o único fundamento da edificação do grande templo espirtual que o Espirito Santo faz em nossas vidas. Uma confirmação disso foi feita por Pedro em Atos 4:11. No verso 12 o próprio Pedro diz que nenhum outro nome foi dado pelo qual devamos ser salvos. Por isso, nem Pedro, nem qualquer outra pessoa substitui Jesus, pois somente Ele é a principal pedra de esquina, ou cabeça de ângulo.

Ela se torna pedra principal de esquina, não para aqueles que a rejeitam, mas para aqueles que edificam sua vida espiritual sobre ela como único fundamento. Aqueles que a rejeitam é porque não dão valor a ela, mas para nós que a temos como único fundamento da nossa edificação espiritual, ela é a PEDRA VIVA, como diz o apóstolo Pedro. “E, chegando-vos para ele – pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” 1 Pedro 2:4. O Senhor Jesus é pedra viva, porque ele morreu e ressuscitou. Qualquer outro nome é pedra morta.

 

POR QUE ISSO FOI FEITO PELO SENHOR E É MARAVILHOSO AOS NOSSOS OLHOS?

Porque o Pai, pela sua grande misericordia, concedeu à igreja, a bênção de fazer parte da grande edificação espiritual no reino de Deus, ao ter aceitado o Senhor Jesus como único salvador. Isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. A grande maravilha, portanto, está em o Pai, que fez isso, ter tido misericórdia de nós.

Em Romanos 9:33, Paulo diz: “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido”.

João lembra-nos essa maravilha quando diz no capítulo 1, versos 11 e 12: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”,

Pelo fato de ter a bênção do Espirito Santo, a igreja fiel é a casa espiritual viva, pois é corpo de Cristo. A edificação da igreja vem através dos dons espirituais e das operações do Espirito Santo. “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1 Pe 2:5.

O Senhor Jesus é o único fundamento tanto na doutrina do Velho quanto na do Novo Testamento, pois todos os profetas se referiram a Ele como o fundamento, e os apóstolos confirmaram essa doutrina no Novo Testamento. A igreja fiel é um edificio bem ajustado, pois sua edificação está sobre esse fundamento que é Cristo. Ela é templo santo do Senhor e morada de Deus no Espírito Santo. Efésios 2:20-22.

CONCLUSÃO

A Palavra de Deus na revelação do Espirito Santo possui vida, pois ela é profética. Há os que ficam só com o sentido literal da Palavra, pois não conhecem a revelação. Pessoas que escrevem sobre “a pedra”, é pensamento isolado da letra e a grande preocupação deles é argumentar. Com isso substituem Jesus, a pedra principal da esquina por outro fundamento, fazendo assim rejeição ao Senhor Jesus.

O que é REJEIÇÃO AO NOME DE JESUS?

É quando alguém substitui Jesus como a pedra de ângulo, ou pedra de esquina. A rejeição a Jesus envolve uma substituição dele por outra pessoa. Por exemplo: Pedro não substitui Jesus, pois ele não é o fundamento da edificação da igreja fiel de Jesus. O Novo Testamento não diz que Pedro esteve em Roma, mas diz que ele era casado, pois Jesus curou a sogra dele e diz também que Pedro não possuía prata nem ouro em Atos 3:6.

O único fundamento é Jesus, pois Ele é a pedra principal de esquina, a pedra angular da grande edificação das nossas vidas espirituais. Nada substitui o sacrifício do Senhor Jesus pelos nossos pecados e isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos.


Don`t copy text!
Alguma dúvida?