Jovens

Estudo Jovens – A Coroa da vida

A COROA DA VIDA

Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Apocalipse 2:10

INTRODUÇÃO

A igreja de Esmirna foi marcada por intensas perseguições. O Senhor Jesus quando se dirige a ela se apresenta de maneira a consolá-la: “E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:”

Apocalipse 2:8

CARACTERÍSTICAS DA CIDADE DE ESMIRNA

Era  uma cidade antiga. Foi  destruída pelos lídios em  600 a.C.  e reconstruída pelos gregos no final do 4º século a.C. Para os irmãos, era muito difícil lutar pela fé ali, pois a cidade era um centro de idolatria, foi a primeira cidade da Ásia a construir um templo para a adoração da cidade (deusa) de Roma (195 a.C.).

Naquele período, a população era de aproximadamente 100.000. Por ser um porto excelente, facilitando o comércio entre a Ásia e a Europa, era uma cidade próspera.

Acredita-se que os judeus, que tiveram uma sinagoga em Esmirna, perseguiam os cristãos, por isso a expressão sinagoga de Satanás.

Esmirna,  significa  mirra.  Era  uma  substância  extraída  de  uma planta após ser esmagada. Era muito  usada para fabricar perfumes e embalsamar corpos. Aquela igreja foi literalmente esmagada, perseguida. Aquelas tribulações pelo Evangelho se tornou um cheiro de perfume suave para Deus. Conta-se que em Esmirna havia um servo chamado Policarpo, um discípulo do Apóstolo João, e principal pastor da Igreja. Sofreu seu martírio no ano de 159 d.C. Foi queimado vivo numa fogueira, porque recusava chamar os seus irmãos em Cristo de hereges.

AUTORIDADE DO SENHOR

Porque o que foi morto e reviveu? Porque Ele queria mostrar que também passou por tribulações, que também foi perseguido e morto, mas ressuscitou, reviveu. A  igreja iria morrer nas arenas, mas também iria ressuscitar no dia do arrebatamento.

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessalonicenses 4:16

Ele usa essa expressão para expressar sua autoridade, ou seja, quem estava falando com a igreja era alguém que tinha autoridade. Era como se Ele dissesse: “Eu sei o que vocês estão passando, porque já estive neste mundo, fui morto, mas venci, ressuscitei.” A igreja não poderia perder a esperança na ressurreição. O Senhor mostra que conhece cada luta vivida pela igreja, cada detalhe e, ao final, para aquele que fosse fiel, havia uma recompensa: A COROA DA VIDA

DESENVOLVIMENTO

Esta palavra “coroa”, (do grego, stephanos) refere-se à coroa de vitória, era o prêmio que os vencedores dos jogos gregos recebiam ao vencer  as  competições,  a  coroa  de  louros.  Naquele  tempo  essas competições eram muito comuns.   Desta palavra stephanos, deriva o nome de Estevão, que foi o primeiro mártir da igreja.

1) Características da coroa dada aos vencedores

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” I Coríntios 9:24 e 25

A primeira característica era que só um levava o prêmio. A Salvação é para todos que aceitarem o chamado e vencerem. Todos os que vencerem as tribulações da vida.

A segunda característica era que aquela coroa era de folhas, certamente logo iria murchar, corruptível. Mas quando Paulo fala da recompensa que o Senhor tem para o fiel, esta recompensa será eterna. É uma alegria que nunca acabará.

A terceira característica era que aquela coroa representava a justiça para o que lutou, se esforçou, se dedicou, e venceu. O vencedor era o resultado de uma vida de domínio (como Paulo aborda no versículo). O atleta se domina, se disciplina. Assim como o que vencer é o que teve domínio próprio, o que se deixou conduzir pelo Senhor, o que renunciou sua vontade.

“…e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.” Apocalipse 3:4b

2) Características da coroa da vida e quem a receberá

a) Coroa da justiça: Aos que amam sua vinda

“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

II Timóteo 4:8

Paulo também se refere a Salvação como a coroa da justiça. O fiel não é o que crê na vinda do Senhor, mas o que ama sua vinda. Só podemos vencer o pecado e o mundo que aí está se amarmos a vinda do Senhor. Nisso está a justiça da igreja: Um povo que é fiel porque ama sua vinda.

b) Coroa da vida: Aos que O amam

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.”

Tiago 1:12

Tiago diz que a coroa da vida é para os que amam ao Senhor. Nós só podemos demonstrar nosso amor pelo Senhor na hora da prova. É na prova que você mostra se ama ao Senhor ou não. Quando o amor do Senhor está presente e vivo em nós, então perseveramos. Tudo suportamos. Paulo diz que o amor:

“…tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” I Coríntios 13:7

c) Coroa de graça e misericórdia: Aos que foram redimidos

“Quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia.” Salmos 103:4

A coroa da vida é para os que foram redimidos, nascidos de novo, que viveram a experiência do perdão. A igreja de Esmirna era uma igreja que mostrava isso com sua vida, pois o Senhor disse que conhecia suas obras. Ela tinha graça e misericórdia.

d) Coroa de compromisso: Aos que vivem o primeiro amor

“Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus; e passaste a ser minha. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça.”

Ezequiel 16:8 e 12

e) Coroa que não se corrompe: Aos que não se corromperam

“E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” I Pedro 5:4

A Salvação é para os que não se corromperam. Para os que vivem o Evangelho genuíno. É uma herança que jamais se corrompe nem murcha (imarcessível), ou seja, não perde o ânimo, a alegria, o vigor.

“Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” I Pedro 1:4

Essa palavra imarcesível no grego é amarantinos , que era uma flor que nunca murchava.

CONCLUSÃO

O que precisamos fazer para alcançarmos a coroa da vida?

a) Ser fiel

A fidelidade é que leva o jovem a alcançar a coroa da vida. Fiel do grego, pistis, que significa pode significar persuadido.

“E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.”

Atos 28:23

b) Vencer

Era condição necessária para se conquistar a coroa da vitória. Para chegarmos na Eternidade, precisamos vencer o mundo, o pecado, a razão. Até aqui nos ajudou o Senhor.

“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.”

I João 2:14b

c) Ser trigo no meio do joio

“Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.”

Mateus 13:30

Existe uma conexão profética entre a carta de Esmirna e a parábola do joio e do trigo. O fato de haver no mesmo ambiente fiéis e infiéis é para mostrar que a coroa da vida será dada ao que vencer. Quem é trigo? Aquele que vencer. Nós só iremos saber quem é trigo no dia da ceifa, ou seja, no arrebatamento.

Todos os dias estamos nesta caminhada, prosseguindo para o alvo. O alvo não é nenhum valor desta vida. É a coroa da vida.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais artigos:

O Espírito Santo e a Igreja vai subir – Gênesis 8:12

Igreja fiel e infiel – Provérbios 5:1-6;18-20

A Igreja fiel é preservada pelo Espírito Santo

A IGREJA QUE NÃO SE CALA – ATOS 28:30-31

O Louvor da Igreja Fiel (Apocalipse 15:3-4)

Carta à Igreja de Esmirna – Apocalipse 2:8-11

Guarda o que tens – Culto das Senhoras

Mateus 13:24-30 – Parábola do Semeador

Guarda o que tens, Jesus não demorará – Apocalipse 3:11

Apocalipse 3:11 – Guarda o que tens!