Pular para o conteúdo

Sacerdócio do Senhor Jesus – JOÃO 17


SACERDÓCIO DO SENHOR JESUS

JOÃO 17 

INTRODUÇÃO

Lembrando que o evangelho de João foi escrito para a igreja, onde ele apresenta Jesus como o Filho de Deus, o único salvador, o Senhor de todas as coisas (João 1:3).

João apresenta Jesus como o verbo que estava no princípio com Deus, para que a igreja conheça a relação do crente com DEUS em JESUS.

Na conversa de Jesus com seus discípulos a respeito do Espírito Santo no capítulo 16, ele estava, na verdade, falando profeticamente para a igreja, dando sequência ao que vinha falando já desde o capitulo 13, 14 e 15. Nos capítulos 14 a 16, JESUS está falando acerca do pentecostes.

Com estas palavras Jesus não estava se despedindo deles, mas dizendo que iria continuar vivo no meio deles, e agora, através da revelação do Espírito Santo.

A oração do Senhor Jesus pelos seus discípulos no capítulo 17 de Joao é um pedido que ele faz ao Pai em favor não só dos discípulos que estavam ali com ele, mas também em favor de sua igreja ao longo de toda a existência dela.

Tudo o que Jesus prometeu e ensinou aos discípulos nos capítulos 14 a 16, quanto àquilo que o Espirito Santo iria realizar na vida deles quando Ele O enviasse, agora na sua oração por eles Jesus pede ao Pai que tudo seja cumprido.

DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO:

CARACTERÍSTICA DO SACERDÓCIO DO SENHOR JESUS NO ESTUDO ANTERIOR

  • COM JURAMENTO  – JOÃO 16:7

 (VS.7) – “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei..”

Jesus fala aos seus discípulos sobre o seu compromisso com o Pai em função do juramento feito pelo Pai, sem arrependimento, “tu és sacerdote eterno…”. Suas palavras são para lhes assegurar que a Sua parte nesse juramento será mantida, através do envio do Consolador.

IDENTIFICAÇÃO DA MESMA CARACTERÍSTICA DO SACERDÓCIO DO SENHOR JESUS NO CAPITULO 17

  • JOAO CAP.17
  • COM JURAMENTO  

JOÃO 17:1 – “Jesus falou essas coisas e, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti”;

O Senhor Jesus foi enviado para cumprir um juramento feito na eternidade, e, como um juramento não se revoga, ele reafirma ao Pai o seu compromisso que era morrer por nós. Todavia ele sabia que o Pai o glorificaria ao terceiro dia o ressuscitando dentre os mortos.

Na oração pelos discípulos no capítulo 17 de João, o Senhor Jesus conversa com o Pai a respeito do pacto que foi feito na Eternidade para a salvação do homem.

Ele diz no versículo 4 que cumpriu seu juramento de morrer pelo homem: “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.” Jesus cumpriu o juramento, ou seja, a sua parte no acordo, se oferecendo em favor do homem.

Ainda na expressão do verso 4 – “Eu glorifiquei-te na terra,…”: o Senhor Jesus confirma o seu sacerdócio na terra, quando esteve o tempo todo cuidando dos negócios do Pai, ou seja, de Deus.

Também na expressão: “… tenho consumado a obra que me deste a fazer.”: O Senhor Jesus, realizou a obra de Deus Pai que lhe competia realizar, até do seu ministério na terra, pois Ele iria continuar a obra ao lado do Pai, só que dessa vez glorificado.

CARACTERÍSTICAS DO SACERDÓCIO DO SENHOR JESUS NO ESTUDO ANTERIOR

  • ESTÁ À DIREITA DE DEUS E INTERCEDE POR NÓS  – ROMANOS 8:34

(Romanos 8:34) – “…Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”.

O direito de estar à direita do Pai foi reservado somente ao Senhor que foi aquele que fez por nós o sacerdócio eterno, através de sua morte e ressurreição.

IDENTIFICAÇÃO DA MESMA CARACTERÍSTICA DO SACERDÓCIO DO SENHOR JESUS NO CAPITULO 17

  • JOAO CAP.17
  • ESTÁ À DIREITA DE DEUS E INTERCEDE POR NÓS  – JOAO 17:11, 13 e 20 

Verso 11 – “E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.”

Verso 13 – “Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos”.

A direita do Pai é o lugar reservado para o intercessor, o mediador, o sumo-sacerdote.

O Senhor Jesus está à direita de Deus, mas não se esquece de nós, pois intercede a todo instante e por isso temos sido guardados em Seu nome.

No verso 20 está a extensão do alvo da intercessão do Senhor Jesus, tanto a sua igreja ali presente junto com ele, que eram os seus discípulos, quando aquela igreja que iria surgir em função de ouvir a palavra do testemunho deles.

“Eu não rogo somente por estes,…”: O Senhor não intercede só por aquela igreja fiel daquele tempo.

“… mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim.”: Jesus intercede também pela igreja fiel em nossos dias. A igreja hoje que é alvo da intercessão de Jesus, através do Seu Espirito Santo, é aquela que ouve as palavras deles, ou seja, a sã doutrina dos apóstolos. A igreja fiel ali representada era aquela que dava ouvidos a palavra de Jesus, no caso, os seus discípulos que ali o ouviam.

Hoje a igreja fiel é aquela que dá ouvidos às palavras que eles receberam do Senhor Jesus e nos transmitiram. Paulo: “…porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei…”. I Cor. 11:23

(VS.20) – “Eu não rogo somente por estes, mas (rogo) também por aqueles que, pela sua palavra (DOUTRINA APOSTÓLICA), hão de crer em mim; (AQUELES QUE HAVERIAM DE SE FIRMAR NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS)


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

O BATISMO NAS ÁGUAS – Mateus 28:19

O sacerdócio universal do crente – Efésios 2:18-21

JESUS, O LÍRIO DOS VALES – Cantares 2:1

Sacerdócio do Senhor Jesus, Ele advoga nossa causa – I João 2:1

Características do Sacerdócio – Levítico 21:10-23



Alguma dúvida?