Igreja

Jesus no Velho Testamento

JESUS NO VELHO TESTAMENTO

João 5:39 – Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.

Desenvolvimento

Quando o Senhor Jesus falou esta palavra, Ele estava-se dirigindo aos saduceus, aos fariseus e aos escribas, enfim, aos religiosos daquela época, que eram os responsáveis pela religião judaica, pelo judaísmo, que tinha como base doutrinária a Lei, que é o Velho Testamento, que era o Pentateuco, que eram todos os livros da Bíblia no Velho Testamento. Estes homens manipulavam e conheciam muito bem as Escrituras, eles eram os doutores da Lei, eles eram os intérpretes da Lei.

O governo de Israel era um governo político-religioso, onde havia a administração política e a orientação religiosa. A religião e a política caminhavam juntas porque era um governo teocrático, um governo que era direcionado por Deus. Eles admitiam que Deus dirigia, mas quando Deus falava, quando Deus orientava, algumas vezes eles atendiam e noutras vezes não e isso sempre trazia aquelas dificuldades que aparecem em todo o Velho Testamento, todas aquelas lutas, as grandes derrotas, as suas vitórias, é o homem na sua imperfeição.  

O Velho Testamento

O que Jesus estava falando àqueles homens é que eles, apesar de serem doutores da Lei, de conhecerem as Escrituras, apesar de todo o conhecimento, eles não estavam sabendo que tudo aquilo que estava escrito no Velho Testamento estava relacionado com Ele.

Hoje, quando nós pegamos a Palavra e a consultamos e vemos o Velho Testamento, podemos dizer que: Mas isso é da lei, mas acontece que quando nós aceitamos, nós vemos a figura de Jesus ali ( porque Ele nos fala também no Velho Testamento e, nesse momento em que Ele nos fala no Velho Testamento, não é uma lei com aquele peso que ela tinha no Velho Testamento, mas é um momento de intimidade com o Senhor, Ele nos fala e nós vemos a sua presença ).

Quando nós abrimos o Velho Testamento e vamos pregar ou falar alguma coisa dele, a figura central é a figura de Jesus. A descoberta da figura de Jesus é fundamental no Velho Testamento, todos os atributos a Ele relacionados, toda a tipologia bíblica, toda a simbologia, todo o sentido figurativo, tudo o que se passa no Velho Testamento aponta para Jesus e é isso que nós temos que ver quando abrimos a Palavra para que o Senhor nos fale ou quando vamos entregar uma palavra, uma mensagem.

Na letra, a figura de Jesus está sempre implícita, por isso é importante que vejamos o Senhor Jesus na revelação, para que façamos a grande e maravilhosa descoberta.

OS ATRIBUTOS DE JESUS DENTRO DAS FIGURAS DO VELHO TESTAMENTO

1) COMO REI:

O rei era o responsável pelo seu povo.

Quais eram as responsabilidades do rei? Como é que nós vemos a figura do rei no Velho Testamento?

1.1) Como Libertador.

O rei é visto como um libertador. Ele tinha o poder, mas uma das suas funções era a de libertar porque ele era o homem responsável por todo povo e ele precisava manter o povo liberto dos adversários, liberto dos ataques dos vizinhos, liberto para viver a sua vida.

Um bom rei era aquele que dava segurança ao seu povo. Nas guerras o povo sentia-se seguro também porque sabia que o seu rei estava lá na frente, enquanto todo o reino ia atrás.

Hoje é o contrário, os exércitos colocam os comandos na retaguarda e os comandados na vanguarda, quanto mais elevada for a patente, mais para trás ele está. No passado não era assim, naquele tempo o rei ia na frente e é por isso que hoje um país declara guerra ao outro com extrema facilidade, já que os responsáveis pelo governo não chegam nem perto da luta, eles sempre mandam os outros.

Onde está a figura de Jesus como libertador no Velho Testamento?

Nós vamos ver a figura do libertador em muitas pessoas no Velho Testamento.

Antes mesmo do primeiro rei em Israel, existiram os juizes. Israel teve doze juizes, os quais estão muito bem relacionados com os doze apóstolos.

Nada no Velho Testamento está desligado do Novo Testamento. Quando você fala em 3 (Trindade), em 7 (perfeição), em Pai, Filho e Espírito Santo, em rei, profeta, sacerdote e homem, você vai encontrar em cada um deles a figura representada lá na frente. É um mistério, é um segredo que está sendo revelado à Igreja dos últimos dias.

O juiz no Velho Testamento também tinha a função de libertar o povo. Dentre os doze, dois se destacaram como libertadores. São eles: Sansão e Gideão.

Sansão

Ele diz aos seus convidados: Eu vos darei um enigma a adivinhar; e, se nos sete dias das bodas mo declarardes e descobrirdes, vos darei trinta lençóis e trinta mudas de vestidos… Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e doçura saiu do forte. E em três dias não puderam declarar o enigma. ( Jz. 14:12 a 14 )

O mundo não conhece o grande enigma da morte e ressurreição de Jesus ao terceiro dia.

E a mulher de Sansão chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas. Sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava. (14:17)

Estes sete dias falam do período da Igreja no mundo. Nós devemos estar preparados para o casamento. Sansão, que é tipo do Espírito Santo, conta para a sua esposa o segredo porque ela chorou o tempo todo, durante os sete dias. Imagine a situação, ele, na festa do seu casamento, e a sua mulher chorando sem parar porque ele não queria revelar o enigma para ela.

Assim que soube o segredo, ela foi contar para os homens daquela cidade e antes do pôr-do-sol do sétimo dia eles vieram declarar o enigma a Sansão: Que coisa há mais doce do que o mel? Que coisa há mais forte do que o leão? (14:18)

Onde está o segredo nesta frase?

O segredo é a doçura da morte de Jesus e a fortaleza da sua ressurreição. Nada é mais doce que a morte de Jesus e nada é mais forte do que a sua ressurreição. Quem é que iria descobrir esse mistério lá no Velho Testamento? Ninguém, mas Sansão, símbolo do Espírito Santo ali, entendeu o leão como se fosse um cordeiro. O Espírito Santo entendeu Jesus assim, o Cordeiro de Deus, o Leão da tribo de Judá, morto na cruz do Calvário. Mas a sua morte trouxe vida para Sansão, era preciso dar o que estava dentro dele e o que Ele tinha dentro de si era o Espírito Santo que foi dado à Igreja.

Então Sansão lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma. (14:18)

Quem não combina, quem não compõe com a Igreja Fiel (novilha), não descobre segredo nenhum porque é a Igreja que está aos pés de Jesus, chorando dia e noite para saber o mistério, que é a revelação de Jesus e a revelação está sendo dada nesta última hora.

Aqueles homens haviam dito à mulher de Sansão: Persuade a teu marido que nos declare o enigma, para que porventura não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai. (14:15)

Ninguém descobre o enigma do Senhor à força, de qualquer jeito, nem na carne, nem na ameaça, nem na razão, nem no raciocínio, nem na sabedoria humana, nem na letra da Bíblia porque o enigma só é decifrado por aquele eu estiver compondo com a Igreja porque ela está chorando dia e noite, aos pés do Senhor e pedindo: Revela-te, Senhor, ao teu povo. Quem fizer isto, não recebe a bênção. Pensar que a bênção vai cair assim: Hi! Caiu. Pronto, está cheio de bênção. Não é nada disso não, tem que estar ali, dia e noite, pedindo sempre, com lágrimas e súplicas: Senhor, manda mais poder. É sempre mais porque a carreira cristã é isso mesmo.

Gideão

É no pão que a figura de Gideão revela Jesus.

Um soldado do exército dos midianitas, inimigo de Israel, disse ao seu companheiro: Sonhei, e eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas e chegava até às tendas e as feriu e caíram, e as transtornou de cima para baixo, e foram abatidas. E o seu companheiro respondeu: Não é isso outra coisa, senão a espada de Gideão… (Jz.7:13 e 14)

Para nós esse pão não é outro senão Jesus, o pão da vida. É por isso que Jesus nasceu em Belém, que quer dizer, casa do pão. Davi também era belemita, era casa do pão, porque ele também é tipo do Senhor Jesus.

1.2) Como Senhor dos Exércitos.

Onde está a figura notável de Jesus como Senhor dos Exércitos no Velho Testamento?

Está em Josué. Ele chega diante dos muros de Jericó para entrar na cidade.

Qual é o valor da figura de Jesus no momento da luta que Josué trava para entrar em Jericó? O que é que Jesus estava fazendo ali naquele momento? E se fosse nos nossos dias?

Aí está a grande mensagem

E sucedeu que estando Josué ao pé de Jericó, levantou os seus olhos, e olhou; e eis que se pôs em pé, diante dele, um homem que tinha na mão uma espada nua. E chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? (Js. 5:13)

Josué era um guerreiro, um conquistador, ele viu o anjo e já queria arranjar uma briga. Isso não está correto, o exército não faz assim, ele espia, mas não arranja logo confusão.

E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou sobre o seu rosto, na terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? (5:14)

A palavra príncipe quer dizer principal. Jesus é o Senhor dos Exércitos e essa confirmação nós vamos encontrar em todo o Velho Testamento.

No Salmo 24:7, o rei Davi diz: Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai. Ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória.

Quem está sempre na vanguarda? À frente nas lutas?

É o Senhor forte e poderoso na guerra, ele é o Rei da Glória, Jesus é o Rei da Glória.

Hoje a Igreja vive da revelação do Velho Testamento porque ele aponta exatamente para a figura gloriosa de Jesus.

Você conhece, no Novo Testamento, a figura maravilhosa de Jesus como o viandante, o caminhante, o peregrino, o galileu, o profeta de Nazaré, mas quando você pega o Velho Testamento, você vai ver a figura gloriosa da eternidade, o seu poder na eternidade revelado na terra, ao homem.

No Velho Testamento Ele vive todas as situações dentro da sua glória, Ele não abandona a sua glória em nenhum momento no Velho Testamento, mas no Novo Testamento nós vemos que Ele desce da sua glória e desce como homem, frágil, alguém que é entregue aos soldados romanos sem se defender.

Quem é que entende isso? Ao príncipe das trevas?

Ao pior homem? Ao homem mais vil? Jesus trocado por Barrabás?

Quem entende isso?

A mensagem de Jesus é composta dessas figuras, elas falam de alguém de uma estirpe nobre, da linhagem de Abraão, de Isaque, de Jacó. Ele é a pedra na qual Jacó apoiou a sua cabeça, não era como um travesseiro que fica moldado à mente do homem. Jacó deita a sua cabeça sobre a pedra e é ela que vai marcar a mente dele, é aquilo que o Senhor coloca na mente do homem.

Jesus é a pedra, a rocha

Jacó sentiu a sua presença ali e disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Então levantou-se Jacó pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel… ( Gn. 28:16 a 19 )

Jacó derramou óleo (símbolo do Espírito Santo), sobre a pedra (símbolo de Jesus) e chamou aquele lugar de Betel, que quer dizer casa de Deus (o Pai). Ele viu a Trindade ali. Em todo o Velho Testamento nós vemos a Trindade, é sempre perfeição, é tudo em cima da figura de Jesus.

Há ocasiões que “dá um branco” na hora de entregar uma palavra. Abre para lá, para cá e não se descobre a figura de Jesus, aí começa a clamar, a interceder, o culto profético, e quando se vê, sai uma mensagem. Tem irmão que guarda aquela que ele gosta: A ovelhinha perdida. Não é revelação não, o pastor vai lá sempre porque a palavra nunca volta vazia, mas a palavra profética, a mensagem revelada, se não tiver um culto profético ao lado, com pessoas no espírito, não acontece nada porque o pastor sozinho, da cabeça dele, não tira mensagem não, ele deixa todo o mundo com fome, termina o culto, ele falou tudo e não disse nada e por quê?

Porque a revelação é parte de um projeto de Deus para todo instante. O reino é dinâmico, tudo o que é falado na revelação só tem um responsável, o Espírito Santo, portanto nós só temos que obedecer a Ele, do contrário não teremos as revelações, e de que adianta um povo cheio de revelações, mas desobediente? Não tem valor algum.

1.3) Como Juiz.

No Velho Testamento nós vemos que Jesus era rei, era responsável, era libertador, era Senhor dos Exércitos, era comandante e também era juiz.

Onde nós vamos encontrar a figura de Jesus como Juiz?

Está na destruição de Sodoma e Gomorra. Três anjos aparecem a Abraão e anunciam-lhe um juízo sobre aquelas cidades.   Era a Trindade representando o poder. ( Gn.18 )

Está também em Salomão, quando ele julga a causa daquelas duas mulheres. Elas disputavam a mesma criança, cada uma reclamava para si a maternidade daquele menino, mas quando Salomão disse: Tragam uma espada e dividam em duas partes o menino vivo e dêem metade a uma e metade a outra, a verdadeira mãe renunciou e disse: Senhor, dê a ela o menino vivo, não o mate. (I Rs.3:16)

A impostora até gostou quando o rei deu esta ordem. Ela disse para a outra: Não seja nem teu, nem meu, é melhor dividir mesmo o menino.

Salomão fez ali um julgamento e pela reação daquelas mulheres, ele identificou quem era a verdadeira mãe e devolveu-lhe o filho, porque havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.

Quando o indivíduo cai, ele quer levar uma porção consigo, ele faz questão que a criança morra, ele quer a morte da Obra, se não é para ele, não é para mais ninguém, ele não faz nenhuma questão, ele se revela contra a Obra, Olha, eu vou aos jornais, vou fazer e acontecer. Pode ir aonde quiser, mas sempre estará uma condenação em cima dele, na sua vida.

Ele não ama a Obra porque quem ama a Obra, morre por ela, ele vai viver da fidelidade , ele não vai expor a Obra ao mundo, ele não vai falar mal da Obra por aí, nem dos servos do Senhor porque o homem de Deus não procede assim, o homem que ama essa Obra não age levianamente.

Quando Salomão levantou a espada, ele quis dizer o seguinte: Se é para criar confusão, se o problema é esse, pode dividir a criança e levar para casa, vai cuidar dela direitinho, mas atenção, o juízo está sobre você.

Não se brinca com a Obra, não se ameaça os servos de Deus, os servos dessa Obra, porque o juízo está em cima.

2) COMO PROFETA

Onde está a figura de Jesus como profeta no Velho Testamento?

Está em Davi. O rei Davi profetizava. As grandes profecias a respeito do Messias são de Davi.

Também está em Salomão. O livro de Cantares é toda a profecia a respeito da Igreja e não há nada igual.

3) COMO SACERDOTE

Onde está a figura de Jesus como sacerdote no Velho Testamento?

Está em Melquisedeque, rei de Salém. Ele é tipo do Senhor Jesus.

4) COMO HOMEM

Onde está a figura de Jesus como homem no Velho Testamento?

Está em José. Ele foi a figura que tipificou Jesus como homem no Velho Testamento porque era um homem simples, sofrido, retirado da casa de seu pai Jacó que o amava profundamente, lançado na cova por seus irmãos, vendido para o Egito, preso injustamente, mas depois levantado como rei. Nós podemos considerar José como rei porque ele tinha toda a responsabilidade de um rei, ele dominou sobre todo Egito.

Nós também podemos considerar José como profeta porque foi ele que profetizou sobre a volta do povo de Israel para Canaã, quase 400 anos antes do Êxodo. Ele disse aos seus irmãos: Eu morro, mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra, para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó… e fareis transportar os meus ossos daqui. ( Gn. 50:24 e 25 )

Os ossos de José foram enterrados em Siquém, figura da ressurreição, na sua própria terra, na casa de seu pai. José vai morar em Nova Jerusalém, na Canaã celestial, que era a sua própria Canaã.

A figura de José, como profeta, na ceia.

Paulo diz o seguinte aos coríntios: Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha. ( I Co. 11:23 a 26 )

Todas as vezes que nós ceamos, nós lembramos dessa promessa que o Senhor nos fez, a promessa de que Ele voltará e nos levará para cear com Ele na eternidade. O Senhor nos fez essa promessa, mesmo que Ele nunca tenha usado nenhum elemento material para nos deixar como símbolo.

José também fez o povo prometer que levaria os seus ossos para serem enterrados em Canaã, sua terra. Ele disse: Eu morro, mas a Obra continua no espírito. Eu morro, mas vocês preservarão os meus ossos ( os seus ossos não serão quebrados ) para que no dia em que vocês possuírem a terra, eu também esteja lá em Canaã.

Nós também somos peregrinos e sempre que tomamos a ceia do Senhor, rememoramos, lembramos dessa promessa, de que o Senhor vai-nos salvar deste mundo e nos levar para Canaã celestial.

Essa é a figura de Jesus na pessoa de José.

Agora vamos ver a figura de José na pessoa de Jesus.

4.1) Como Homem

José era um homem incompreendido, desprezado, foi vendido, foi preso, mas chora ao reconhecer seus irmãos que lhe fizeram tanto mal.

Jesus também sofreu por nós, Ele chorou por nós, Ele morreu por nós.

4.2) Como Rei

José era responsável por todo Egito, a ele cabia suprir as necessidades daquele povo, ele alimentava a todos que se achegavam ao reino.

Jesus supre todas as necessidades, Ele é o nosso alimento, Ele é o pão da vida.

4.3) Como Sacerdote

José intercedia pelos seus irmãos.

Jesus ainda intercede por nós, ao Pai.

4.4) Como Profeta

José profetizou sobre o êxodo de Israel.

Jesus é a Profecia e por isso nós sabemos que iremos morar na Canaã celestial.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

Eis o noivo! saí ao seu encontro – Mateus 25:6

A Rainha do Norte – I Reis 10:1-13

Templo do Espírito Santo – Ageu 2:6-9

Os diálogos de Jesus – Marcos 2:18-21

A Cura dos Três Cegos – Mateus 4:16

Uma palavras aos Pais – I Reis 3-18 a 22

Levantai, ó portais eternos – Salmos 24:07-09

A oração de Josué – Josué 10:10-15

Estudo bíblico – ALÉM DO VÉU

O caminho do homem – Provérbios 4:18