Estudos Bíblicos

IDOLATRIA – Mateus 22:37-38

IDOLATRIA

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.

Mateus 22:37,38

INTRODUÇÃO

O que é idolatria?

No sentido mais amplo, idolatria significa um estado ou uma situação em que o Senhor Deus deixa de ocupar o lugar central na vida do homem, para ficar em segundo plano.

É muito mais amplo do que em princípio possamos imaginar; significa quebrar um mandamento do Senhor no Velho Testamento, o qual foi reforçado no Novo Testamento: “Amarás o teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.” Mat. 22:37-38.

Neste estudo a respeito da idolatria, trataremos dos seguintes pontos:

Idolatria

Ídolo

Idólatra

Adoração

É um pecado de desobediência

I Samuel 15:23

“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como a idolatria e iniquidade …”

O significado da palavra porfiar é insistir, teimar nalguma coisa que se proibiu, ou seja, desobedecer. Por isto o Senhor considerou a desobediência de Saul como um pecado de idolatria.

Todo pecado de Israel se baseava na idolatria.

– Disse o Senhor Jesus:

Mateus 10:37

“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho mais do que a mim não é de mim.”

O pecado de idolatria aborrece profundamente ao Senhor, e podemos ver isto na história de Israel, pois todas as vezes que alguma coisa se colocava entre Deus e o povo, o Senhor os repreendia severamente. Notamos no texto que acabamos de ler, que este pecado pode aparecer na nossa vida, de muitas maneiras. Todas as vezes que nossa esposa ou esposo, filho ou filha, pai ou mãe, passa a ser mais importante para nós do que o Senhor, estamos cometendo um pecado de idolatria. Mas por que? Porque estamos desobedecendo uma determinação do Senhor quando diz que devemos colocar o Senhor acima de todas as coisas.

– I Cor. 15:50

“E agora irmãos digo isto, que a carne eo sangue não podem herdar o reino de Deus …”

Muitas vezes o homem se acha muito importante, começa a se valorizar, a ter as suas argumentações, esquece-se de que sem o Senhor ele nada poderá fazer e começa a se envaidecer. Lembremo-nos de que a vaidade é um pecado de idolatria, pois o homem começa a achar que tudo que está acontecendo se deve as suas virtudes, aos dotes naturais e, por isto, se esquece de que somos pobres e necessitados. Nós não podemos dar valor à carne, que para nada aproveita e que não herdará o céu.

– Lucas 9:23

“E dizia a todos: se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo …”

O Senhor Jesus ensinou os discípulos a dizerem “não” ao que lhes apetecesse. Esta recomendação consistia em andar em Espírito, pois dessa maneira não poderiam dar lugar às concupiscências da carne. Negar a nós mesmos significa dizer não às nossas índoles, aos ímpetos da nossa carne, pois somente agindo assim poderemos agradar ao Senhor, pois maus são os desígnios do homem desde o seu nascimento.

Note bem: Dissemos aqui que o pecado da idolatria é uma desobediência. Por isto mesmo, o seu sentido pode atingir tudo isto ou mais, conforme o Espírito revelar.

ÍDOLO

Que é ídolo?

É qualquer objeto de abominação ao Senhor. Muitas pessoas possuem objetos abomináveis e dizem que simplesmente os têm, sem adorá-los ou venerá-los. É bom lembrar que o inimigo gosta das coisas abomináveis ao Senhor, e onde elas existem, aí ele está; isto porque tem sede de adoração e assim se põe junto ao ídolo para ser respeitado e venerado.

2.2 – Ezequiel 8:9-10

“Então me disse: entra, e vê as malignas abominações que eles fazem aqui. E entrei e olhei, e eis que toda forma de répteis e de animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel estavam pintados na parede em redor.”

Como acabamos de perceber, o ídolo é alguma coisa abominável ao Senhor e é um objeto de superstição, por isto mesmo muito ligado à feitiçaria. O mundo de hoje vive em função dos seus ídolos. A respeito disto a Escritura diz o seguinte:

Salmos 115:4 – “Os ídolos das nações são prata e ouro, obras das mãos dos homens …”

Existem muitos ídolos hoje, dos quais o Senhor manda que nos afastemos. Exemplo:

O horóscopo – Sabemos que este tipo de superstição é baseada nos ídolos da Grécia Antiga. Já existiam os adivinhos citados no V. T. na época de Moisés, quando o povo estava para entrar na terra de Canaã. O Senhor os advertiu a respeito. Todo objeto relacionado a este assunto é ídolo, e, por isso, é abominável.

Os amuletos – Os amuletos da sorte, ou objetos supersticiosos, que inspiram confiança e proteção são ídolos abomináveis, dos quais também devemos nos abster. Ex.: pé de coelho, trevo de quatro pontas, ferradura, etc.

Imagens de escultura ou fundição

Números 33:52

“Lançareis fora todos os moradores da terra diante de vós e destruireis todas as suas imagens de fundição …”

Êxodo 20:4

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma coisa semelhante ao que há em cima nos céus, ou em baixo da terra, nem nas águas debaixo da terra.”

Há aqui uma proibição categórica do Senhor: NÃO FARÁS. Como falamos a princípio, o inimigo tem sede de adoração e onde há uma imagem de escultura, ele sempre está presente. A expressão: “não farás” também compreende o sentido não terás, que veremos depois. No primeiro versículo observamos que a ordem de Deus foi para que, após a conquista da terra, todos aqueles objetos fossem destruídos. Assim sendo, quando alguém aceita esta Obra o Senhor faz o mesmo.

I Coríntio 10:19-20

“Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrifício ao ídolo é alguma coisa? Antes digo, que as coisa que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus.”

O apóstolo Paulo diz que o ídolo não é nada, não representa e não tem poder algum, porém se alguém sacrifica a ele, consequentemente está sacrificando aos demônios.

I Coríntio 10:21

“Não quero que sejais participantes do cálice dos demônios …”

A palavra participantes significa muita coisa. É muito comum sermos convidados para batizados, festas religiosas ou mesmos casamentos, ou qualquer tipo de culto, onde haja ídolos. A advertência aqui é a seguinte: NÓS NÃO PODEMOS SER PARTICIPANTES DO CÁLICE DOS DEMÔNIOS, e que o culto a ídolos é culto a demônios.

Atos 15:9

“Pelo que julgo não se deve perturbar aqueles que dentre os gentios se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham dos ídolos …”

A orientação do apóstolo, era para que todo crente novo fosse orientado primeiramente sobre este assunto, ou seja, o afastamento destas coisas que o Senhor abomina

Observação – É bom lembrarmos que os pais devem orientar os seus filhos, particularmente aqueles que têm filhos freqüentando alguns colégios não evangélicos, no sentido destas festas realizadas em junho, setembro e dezembro, que muitas vezes são distribuídas às crianças, doces e balas, e que são coisas sacrificadas a ídolos.

Outros tipos de ídolos

Alguns objetos usados em feitiçarias podem ser considerados ídolos, como baralhos, instrumentos de “ler a sorte”, “ler a mão”, etc. São coisas abomináveis.

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. I João 5:21

IDÓLATRA

O que é o idolatra?

O conceito de idólatra não se restringe apenas a quem adora um ídolo, mas segundo o que percebemos no V. T., é também aquele que possui o ídolo, pois o Senhor disse: NÃO TERÁS

NOTE BEM: IDÓLATRA É QUEM CONSENTE O ÍDOLO.

A palavra IDÓLATRA vai muito mais além; senão vejamos:

Efésios 5:5

“Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário ou impuro ou avarento que também é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”

O dinheiro muitas vezes, pode tornar-se um objeto de abominação, um ídolo para o crente. Por isso Paulo usa esta expressão quando se refere ao avarento, ou seja, o homem que vive em função do dinheiro, isto porque a Bíblia nos ensina que devemos possuir, como se nada possuíssemos 

Apocalipse 22:15

“Ficarão de fora os cães, e os feiticeiros, e os que se prostituem, os idólatras e qualquer que ama e comete a mentira.”

Ficar de fora eqüivale a dizer sem direito a herança dos salvos, que é morar na nova Jerusalém.

ADORAÇÃO

Se falarmos em idolatria que é exemplo de não adoração ao Senhor, porque não falar naquilo que é adoração ao Senhor?

Vimos que a idolatria é um pecado de desobediência, é uma mentira, explica uma adoração falsa, que mesmo que aparente uma adoração ao Senhor, não passa de uma abominação.

João 4:23

“Mas a hora vem e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”

A verdadeira adoração

Segundo o próprio Jesus quando ensinava a mulher samaritana, é em espírito, ou seja, em comunhão com Deus e em verdade. Isto equivale a dizer que o crente deve adorar ao Senhor também na sua vida, ou seja, andando segundo aquilo que o próprio Senhor determinou, seja sua vida na Igreja, no trabalho ou mesmo nas suas relações com os de fora. Em tudo ele deve mostrar ao mundo que realmente foi transformado pelo poder de Deus.

A obediência é um ato de adoração ao Senhor. Se partirmos desse princípio, podemos concluir que assim como a idolatria tem um sentido bastante amplo, a adoração ao Senhor também representa uma gama muito grande de fatores, partindo sempre da premissa que a obediência é uma adoração ao Senhor.

Atos 13:22

“Achei a Davi, homem segundo o meu coração, e fará …”

Davi é tipo desta Obra, e nesta Obra o Espírito nos tem ensinado a adorar ao Senhor. Lembramos de Davi, e vimos nele muitas dificuldades, no entanto, nunca deixou de colocar o Senhor em primeiro lugar na sua vida. Sabia adorar ao Senhor, e por isto Deus o abençoava. O exemplo disto está nos seus Salmos, e o resultado está nas grandes vitórias alcançadas diante de seus adversários.

As grandes vitórias desta Obra, é que em tudo temos procurado consultar o Senhor, obedecer a sua vontade, em detrimento da nossa, e apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo e santo e agradável, esta é a adoração que lhe agrada.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Idolatria – I Samuel 15:23

A CONSULTA PRECIPITADA – Juízes 20:18-29

O caminho – João 14:6

Quem não é contra nós é por nós – Lucas 9:49-50

EIS que eu a atrairei ao deserto… – Oséias 2:14-23