Equilíbrio do Servo | Em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído – Fp 1:6

Equilíbrio do ServoEM TODA A MANEIRA, E EM TODAS AS COISAS ESTOU INSTRUÍDO

EQUILÍBRIO DO SERVO

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa Obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Fp 1:6

Introdução:

O equilíbrio do Servo. Neste estudo estamos sendo instruídos e aperfeiçoados pelo Senhor em sua Boa Obra e nesta aula aprenderemos que a posição do servo fiel desta Obra é de Equilíbrio.

                Como está escrito na Palavra de Deus em Filipenses 4:11 e 12 “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome…”

Desenvolvimento:

                O objetivo de Paulo nesta carta era despertar no coração dos irmãos filipenses o desejo de serem aperfeiçoados nessa Boa Obra.

O que significa APERFEIÇOAR? É adquirir maior grau de instrução ou aptidão. É corrigir-se, deixar de lado os próprios defeitos.
E o que é “APERFEIÇOAR A BOA OBRA”? É permitir que o Espírito Santo trabalhe em nossas vidas, nos dirigindo, instruindo e corrigindo. Levando-nos a ter mais comunhão com o Senhor, para que sejamos servos mais obedientes e definidos, testemunhando do nome de Jesus. Quanto mais aperfeiçoado o servo mais alcança o a condição necessária para participar do GRANDE DIA DO SENHOR.

Paulo nos instrui: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância…” porque ele era um servo aperfeiçoado, equilibrado. O verbo saber usado no texto, indica um aprendizado que se dá pela operação do Espírito Santo:

  Sei estar abatido

Para o homem natural, estar abatido é uma situação desesperadora, de derrota. Mas para o servo que sabe, ou seja, é instruído, capacitado pelo Espírito Santo, estar abatido é viver na dependência do Senhor. É ser humilde, não derrotado, mas vencedor em Cristo.

Vivemos neste mundo e passamos por dificuldades que nos ajudam a sermos aperfeiçoados pelo Senhor – problemas na escola, no lar, com os vizinhos, com colegas, com enfermidades, ou também perdas de parentes (familiares) ou amigos queridos – aprendemos que mesmo passando por situações adversas, não há motivo de fraqueza, desânimo ou revolta, pois tudo isso nos leva a aproximarmos mais e mais do Senhor, e aprender a buscá-Lo e depender apenas Dele.

E este aprendizado não é natural, mas surge através do ensino do Espírito Santo, gerando o aperfeiçoamento da nossa fé (confiança) no Senhor, para que possamos dizer: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. Fp. 4:19

– Sei ter abundância…

A abundância fala de “fartura” uma situação em que aparentemente não falta nada e tudo vai bem. Nesta situação, geralmente o homem esquece-se de Deus, porque muitas vezes busca somente o material (fartura de bens, de dinheiro) se acomoda e não busca mais ao Senhor, pois acha que tudo lhe é favorável, mas é somente para esta vida.

No entanto, o Espírito Santo tem uma preciosa lição para nos ensinar nesta situação: Sei ter abundância: Aquilo que o Senhor nos dá, Ele nos dá em abundância (com fartura de bênçãos), porque não vem do homem, mas de Deus: sejam bens materiais ou espirituais como VIDA, SALVAÇÃO, ALEGRIA, GRAÇA, PAZ, FELICIDADE, ENSINOS REVELADOS. Mesmo tendo abundância não deixamos ao Senhor, mas continuamos buscando cada dia mais e mais até alcançarmos o nosso alvo maior que é a Eternidade, é o equilíbrio do servo.

 Conclusão:

Deus tem sempre o melhor para nós, e em toda e qualquer situação estamos aprendendo a sermos servos equilibrados. A partir de hoje, vamos começar a buscar ao Senhor perguntando em que precisamos ser aperfeiçoados em Sua Boa Obra. O Espírito Santo estará trabalhando, nos ensinando a cada dia como devemos agir. Assim, haverá um crescimento, um aperfeiçoamento contínuo até o dia que o Senhor vier nos buscar. 

Se na necessidade perseveramos, na abundância crescemos no conhecimento da boa Obra de Deus, mantendo em todo o tempo o equilíbrio do servo e condição necessária para o aperfeiçoamento da Obra em nossa vida.

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email