Igreja

A reverência na casa do Senhor – Isaías 6:2 a 4

A REVERÊNCIA NA CASA DO SENHOR

Texto: “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo”. Isaías 6:2 a 4

INTRODUÇÃO

O texto acima descreve uma EXPERIÊNCIA DO PROFETA ISAÍAS.

Adoração ao Senhor é reconhecer o todo poderoso aquele que é poderoso para fazer tudo, o Senhor da nossa vida ele tem que ser adorado.

DESENVOLVIMENTO

PALAVRAS QUE DIZEMOS:

Palavras que às vezes dizemos, “adoro fulano”, “adoro isso “aquilo, isso não é adoração devemos evitar falar.

A adoração é ao Senhor, ao seu louvor, a gratidão profunda, da existência do sacrifico da eternidade isso está muito alem do que muito obrigado.

Temos que ser educados com os nossos irmãos, pelos favores, os nosso irmãos não são os nossos servos, empregados.

VERDADEIROS ADORADORES

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e verdade”. João 4:23,24.

O PAI PROCURA ADORADORES

Jesus afirmou que é exatamente isso que o coração do Pai procura.

Deus procura adoradores mais que adoração e que eles o façam em espírito e verdade.

Este artigo não pretende ser um tratado completo sobre esse assunto.

a) VIU O SENHOR, TODO PODEROSO“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.” Isaías 6:1.

Na adoração, o rei precisa morrer para ver a glória de Deus: Vaidade; Interesse pessoal; Presunção; Orgulho; etc.

b) PRESENCIOU A OPERAÇÃO DOS SERAFINS E A SUA ADORAÇÃO AO SENHOR – “Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumo”. Isaías 6:2-4.

  1. Cobriu o rosto: O homem sem valor – O homem escondido (carne escondida). É a forma do homem se apresentar diante do trono de Deus.
  2. Cobriam os pés: O homem desligado do mundo.
  3. Com duas asas voavam: Espírito elevado, ligados ao Senhor; longe das opressões; busca da Eternidade.

c) RECONHECEU O SEU PECADO – “Então disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!” Isaias 6:5.

É muito importante quando o homem sente a sua fraqueza.

d) FOI PERDOADO – “Mas um dos serafins voou para mim trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com ela tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado.” Isaías 6:6,7.

Em busca do perdão, a entrega diária.

e) FOI CHEIO DA GRAÇA PARA LEVAR A PALAVRA A OUTROS – “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6:8.

É fundamental no culto, desde o início, a entrega de nossa vida para que o Espírito Santo nos atinja com o Seu poder e possamos ser usados pelo mesmo Espírito com dons e ministérios.

HOMEM CRIADO PARA GLÓRIA DE DEUS

Em Efésios 1.5,12,14 há a afirmação de que o homem foi criado para glória de Deus. Deduzimos, assim, que o homem foi formado para ser um adorador do Deus vivo, único e verdadeiro, que o criou. O homem vive para ter comunhão com o Deus, eterno e único.

A adoração se expressa através de nós quando nos voltamos para Deus, reconhecendo o que ele é, o que ele representa para nós e, conseqüentemente, quando entregamos o que somos e o que temos, para que tudo redunde em glória ao seu nome.

ADORAÇÃO SOMENTE AO SENHOR

O relato de Mateus 4.10 sobre a tentação de Jesus, apresenta a resposta de Jesus ao diabo: “ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”. Jesus usou as palavras de Êxodo 20.4,5 onde se encontra a ordem de Deus ao povo de Israel de que, só a ele, deveriam adorar e prestar culto. A constante vontade de Satanás é roubar o que só a Deus é devido – a adoração e o louvor. Mesmo sabendo que fomos criados para o louvor e glória do Deus vivo [“a fim de sermos para louvor de sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo” – Efésios 1.12], o inimigo busca de todas as formas, deturpar o culto a Deus, limitando-o à formas e costumes, amoldando-o à cultura e aos padrões humanos, impedindo que se expresse o desejo do coração de Deus.

ADORAÇÃO DE ISAÍAS A DEUS

“eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória” (Isaías 6.1-3).  Os céus estão repletos de adoração, Deus procura por filhos que o adorem.

LIVRE ARBÍTRIO AO HOMEM PARA ADORÁ-LO

Deus nos deixou a opção de adorar,ou não. Ele que tem em suas mãos todo o governo poderia fazer com que toda a criação fosse de adoradores, tal como são os anjos no céu. Mas, ele não fez assim, deixou-a livre para fazer uma ou outra coisa. O adorador é aquele que faz uma opção por Deus, opta por Jesus como seu salvador e pelo seu reino; opta em ter uma livre comunhão com Deus, que não é imposta pela vontade divina, mas é uma livre opção de amor!  A parte de Deus sempre é perfeita e completa, seu amor é inquestionável, mas, ele espera uma atitude recíproca de nossa parte. A verdadeira adoração é uma opção do nosso amor abrindo-se ao amor de Deus!

Qual é nossa opção? Deus governa sobre todas as coisas, mas deixa-nos adora-lo, ou não. A atitude correta é amá-lo e adorá-lo! A adoração é algo que satisfaz e alegra o coração de Deus, mas beneficia também o adorador, pois esse, ao optar em agradar a Deus, cumpre a sua parte nesse enlace de amor. A adoração sempre emana do amor. É o amor que lhe dá conteúdo. E, como Deus quer ser amado por nós! O que dá eficácia à adoração é o amor. Ele dá conteúdo a nossa adoração e expressa, de forma bem clara, a aliança e o compromisso que temos para com Deus e o seu reino eterno.

ABRÃO ADORAÇÃO NA ENTREGA DO SEU FILHO

Adoração é uma resposta dada ao constante amor de Deus por nós. Esse amor deve ser incondicional, tal como foi o amor de Abraão para com Deus, dispondo-se entregar, em um sacrifício, o seu próprio filho. Foi, assim, da mesma forma e com a mesma intensidade de amor para conosco, que Deus deu ao seu próprio Filho para nos substituir no holocausto da cruz

CONCLUSÃO

A Adoração é um ato de Gratidão a Deus. Quem chega ao Senhor, chega com gratidão, como aquele samaritano que foi curado da lepra com mais nove leprosos, ele foi o único que voltou para agradecer ao Senhor, o seu coração estava cheio de gratidão ao Senhor.

Quando existem estes dois elementos (adoração e gratidão), o culto é maravilhoso, ele vai agradar a Deus, o Senhor vai aceitá-lo.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

Êxodo 3:5 – Tira as suas sandálias dos teus pés…

Oséias capítulo 3

Templo do Espírito Santo – Ageu 2:6-9

Deus preparou para os que o amam – 1 Coríntios 2:9

Descobrindo a alegria do Ministério

A Videira verdadeira -João 15:1–5

Guarda o que tens, Jesus não demorará – Apocalipse 3:11

Isaías 58:11 – Quem está te guiando?

As filhas de Zelofeade – Números 36:6-12