Pular para o conteúdo

A experiência de Labão – Gênesis 24:12


A EXPERIÊNCIA DE LABÃO

GÊNESIS 24:12 – Então orou: “Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o ­meu senhor Abraão.

Introdução

Meus irmãos, a Igreja Fiel é um projeto da eternidade, ele é uma compensação do Pai ao sacrifício do seu próprio Filho, Jesus. Num dado momento, na eternidade, Deus Pai programou recompensa para seu Filho, uma esposa para lhe ser fiel, para que completasse o seu projeto de eternidade. Deus não quer levar nada que não seja dele para  a eternidade.

A Igreja Fiel é um projeto eterno programado na eternidade, segundo a vontade de Deus Pai Todo-Poderoso, ela é, portanto, uma recompensa ao sacrifício de Jesus, à sua morte na cruz, é a prova de que Deus se agradou de tudo aquilo que ele fez e permitiu-lhe ter, um dia, uma esposa  que é sua noiva hoje.

A Palavra fala num bom encontro porque foi um encontro preparado pelo próprio Pai. Aqui está a história da Igreja profetizada no Livro de Gênesis, prefigurada nesse encontro de Eliezer e Rebeca. E hoje nós podemos olhar para toda a profecia bíblica e ver aquilo que Labão viu, e dizer aquilo que ele disse: “ Entra bendito do Senhor, porque estarás fora?”.

A Obra tem presenciado este encontro e vive o momento da despedida da Igreja, quando toda a Obra já está realizada, todo projeto concluído nas  figuras bíblicas profetizadas aqui em Gênesis.

Abraão – Representando o Pai

Ele é o pai que busca uma noiva para seu filho que seja do mesmo sangue, da mesma família, e com as mesmas características da eternidade, porque a Igreja é eterna.

Isaque – Representando o Filho

É o filho único, o filho da prova, o filho que foi levado ao Monte de Moreá, o filho que foi ao sacrifício, o filho que foi substituído pelo cordeiro.

Eliezer – Representando o Espírito Santo

Ele teve a incumbência de buscar uma esposa para Isaque.

O pedido de Abraão

A palavra de Abraão para Eliezer, a recomendação para a escolha dessa esposa foi:

“Não tomarás para meu filho mulher das filhas do Cananeus no meio dos quais eu habito, mas irás à minha terra e à minha parentela, e daí tomarás mulher para meu filho Isaque”. (Gênesis 24:3)

Abraão não queria uma cananita para ser mulher de seu filho Isaque, ele queria gente da sua própria parentela.

A recomendação para Eliezer foi: “ Vá buscar a noiva porque meu filho não vai sair daqui”.   O encontro da Igreja com o Senhor será nos ares, ele vai subir até ele, o Senhor está aguardando esse momento porque a Igreja já está pronta.

Eliezer, que é tipo do Espírito Santo, foi em busca da noiva querida, da noiva idealizada por Abraão, a noiva que ele queria ver com seu filho na eternidade, a noiva que custou o sacrifício do seu Filho Jesus.

O pedido de Eliezer

Eliezer pediu um sinal: “ Eis que eu estou em pé junto à fonte d’água, e as filhas dos varões desta cidade saem para tirar água; seja pois que a donzela, que eu disser: “ Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: bebe e também darei de beber a teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que fizeste beneficência a meu senhor”. (Gên. 24:13)

O Senhor atendeu a seu pedido antes mesmo que ele acabasse de falar porque ali estava Rebeca junto a fonte d’água e fez conforme tudo que ele havia pedido como sinal ao pedido de Abraão.

Rebeca – Representando a Igreja fiel

1)      Era gentílica.

Rebeca era da cidade de Naor, na Mesopotâmia.

2) Estava de pé.

Rebeca estava de pé junto à fonte d’água. A Igreja também está de pé, ela está vigilante, ela está junto do poço das águas vivas, que é o Senhor Jesus.

3) Era formosa.

Eliezer olhou para Rebeca e achou-a formosa. Formosa é beleza de forma, perfeita. Ela agradou ao Senhor.

4) Era virgem.

5) Era da mesma família.

Rebeca era da mesma família de Abraão.

6) Era serviçal.

Ela enchia seu cântaro de água e o carregava sobre o seu ombro.

7) Era caridosa, compassiva.

Rebeca deu de beber a Eliezer, e aos seus camelos, também ofereceu-lhes palha, pasto e pousada para descansarem à noite.

Esta é a mensagem da Igreja nesta hora da noite: Água da vida, Pão da vida, e descanso para a alma.

8) Era humilde.

Rebeca não se importou em abaixar-se e tirar água para Eliezer e os camelos dele.

9) Era decidida.

Isso era o mais importante de tudo. Quando lhe perguntaram: “Irás tu com este varão?”, ela respondeu sem hesitar: “Irei”.

Ela não estava preocupada com o que estava em volta, com o que ia ficar para trás, o seu objetivo agora era encontrar-se com o noivo, aquele que era seu parente, do mesmo sangue, da mesma família.

Os Presentes

Eliezer, então, deu-lhe um pendente e duas pulseiras de ouro e perguntou-lhe de quem era filha e ele ficou sabendo que aquela moça era da mesma família de Abraão e por isso ele adorou ao Senhor porque teve a confirmação daquele pedido. Deu-lhes depois, também, vasos de prata, vasos de ouro e vestidos.

A Igreja também está pronta, toda adornada, as bênçãos do Senhor estão sobre a Igreja: a prata, que é o símbolo do poder; as vestes, que são as vestes da salvação.

Meus irmãos, nós estamos diante de um bom encontro e agora é o momento da partida, tudo está pronto.

O encontro com Labão

Rebeca, então, corre para a casa de sua mãe e quando Labão, seu irmão, a vê cheia de jóias, toda adornada de ouro e ouve aquela história, ele vai até Eliezer e o convida para pousar em casa deles: “Entra, bendito do Senhor, por que estás fora?”. (Gênesis 24:31)

Esta é uma hora maravilhosa e nós estamos vivendo este momento e nós entendemos que o Espírito Santo vem buscar a Noiva, ela está pronta, é da mesma família do Pai, ela vai para a eternidade e não pode demorar.

A noite passou e no outro dia era preciso ir embora, ela não podia demorar-se ali.

O pedido de Labão

O conselho dos que estavam ali era: “Fique a donzela conosco alguns dias, ou pelo menos 10 dias e depois irá”. Mas, Eliezer respondeu-lhes: “Não me detenhais, pois o Senhor, tem prosperado o meu caminho; deixa-me partir, para que eu volte ao meu senhor ”. (Gênesis 24:55 e 56)

Meus irmãos, a Igreja está pronta, ela quer ir embora, o Espírito Santo geme nesta hora. Ele clama pela saída da Igreja.

Todos os aspectos daquela Igreja profetizada em Gênesis são os aspectos que estamos vivendo nesta hora, neste momento. É o projeto consumado, não há mais nada a esperar.

Labão estava ali e viu que tudo estava pronto, nada podia deter, nada podia impedir, ele queria apenas usufruir da presença de Eliezer por mais algum tempo. É o desejo de comunhão nesta hora, a necessidade de clamar pela bênção do Espírito Santo, é o encontro de uma família que está partindo para a eternidade.

A definição de Rebeca

Rebeca estava decidida e respondeu: “Irei”. (Gênesis 24:58)

A Igreja nesta hora, também está dizendo: “Deixa-me ir ao meu Senhor. Deixa-me partir. Não me detenhas”.

A hora da partida


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Junto ao poço – Gênesis 24:16

Gênesis 24: 65 – A presença do Senhor

DECLARA-ME QUAL SERÁ O TEU SALÁRIO – Gênesis 29:15

Queres ir com este homem? – Gênesis 24:58

Esboço bíblico – DECISÃO DE REBECA: EU IREI – Casamento



Alguma dúvida?