img

A bênção das tribos de Israel

A bênção das tribos de Israel

A bênção das tribos de Israel

RUBEN

Significado:  Olhem um filho.

Lia: => “O Senhor atendeu à minha aflição: por isso agora me amará o meu marido ”.  (Gen 29:32)

Jacó:  =>  “Tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, o mais excelente em altivez, e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porque subiste ao leito de teu pai, e o profanaste; subiste à minha cama.”  (Gen 49:3-4)

Moisés:  =>  “Viva Rúben, e não morra, e não sejam poucos os seus homens.”  (Dt 33:6)


SIMEÃO

Significado:  Escuta.

Lia: => “Porquanto O Senhor ouviu que eu era preterida, me deu também este.”  (Gen 29:33)

Jacó: => Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu conselho não entre a minha alma, com o seu agrupamento minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; dividi-los-ei em Jacó; e os espalharei em Israel.”   (Gen 49:5-7)

Moisés: =>                         —//—


LEVI

Significado:  Apego.

Lia: =>  “Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos.”  (Gen 29:34)

Jacó: => Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu conselho não entre a minha alma, com o seu agrupamento minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; dividi-los-ei em Jacó; e os espalharei em Israel.”   (Gen 49:5-7)

Moisés: =>  “De Levi disse: Dá, ó Deus, o teu Tumim e o teu Urim para o homem, tem fidedigno, que tu provaste em Massá, com quem contendeste nas águas de Meribá. Aquele que disse a seu pai e à sua mãe: Nunca os vi, e não conheceu a seus irmãos, e não estimou a seus filhos, pois guardou a tua palavra e observou a tua aliança. Ensinou os teus juízos a Jacó, e a tua lei a Israel; ofereceu incenso às tuas narinas, e o holocausto sobre o teu altar. Abençoa o seu poder, ó Senhor, e aceita a obra das suas mãos, fere os lombos dos que se levantam contra ele e o aborrecem, para que nunca mais se levantem.” (Dt 33:8-11)


JUDÁ

Significado:  Louvor

Lia: =>  “Esta vez louvarei a O Senhor” (Gen 29:35)

Jacó:  => “Judá é leãozinho, da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão, e como leoa; quem o despertará?  O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos. Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho de sua jumenta à videira mais excelente; lavará as suas vestes no vinho, e sua capa em sangue de uvas. Os seus olhos serão cintilantes de vinho, e os dentes brancos de leite.” (Gen 49:9-12)

Moisés:  =>  “Isto é o que disse de Judá: Ouve, ó Senhor, a voz de Judá, e introduze-o no seu povo: com as tuas mãos peleja por ele, e sê tu ajuda contra os seus inimigos.”  (Dt 33:7)


Significado:  Justiça.

Bila: =>  “Deus me julgou e também me ouviu a voz e me deu um filho.”

Jacó:  =>  “Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã  será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os talões dos cavalos e faz cair o seu cavaleiro por detrás. A tua habitação espero, ó Senhor!” (Gen 49:16-18)

Moisés:  =>  “De Dã disse:  Dã é leãozinho; saltará de Basã.”   (Dt 33:22)


NAFTALI

Significado:  Luta corporal.

Bila: =>  “Com grandes lutas tenho competido com minha irmã, e logro prevalecer.” (Gen 30:8)

Jacó: =>  “Naftali é uma gazela solta; ele profere palavras formosas.” (Gen 49:21)

Moisés:  =>  “De Naftali disse:  Naftali, goza de favores e, cheio da bênção do Senhor, possuirá o lago e o sul.”  (Gen 33:23)


GADE

Significado:  Sorte  ou  Fortuna

Zilpa:     =>  “Afortunada.”  (Gen 30:11)

Jacó:  =>  “Gade, uma guerrilha o acometerei mas ele a acometerá por sua retaguarda.”   (Gen 49:19)

Moisés: =>  “De Gade disse: Bendito aquele que faz dilatar a Gade,  o qual habita como a leoa, e despedaça o braço e o alto da cabeça. E se proveu da melhor parte, porquanto ali estava escondida a porção do chefe: ele marchou adiante do povo, executou a justiça dO Senhor e os seus juízos para com Israel.”  (Dt 33:20-21)


ASER:

Significado:  Feliz

Zilpa: =>  É a minha felicidade! Porque as filhas me terão por venturosa.”      (Gen 30:13)

Jacó:  =>  “Aser, o seu pão será abundante, e ele motivará delicias reais.”       (Gen 49:20)

Moisés: =>  “De Aser disse: Bendito seja Aser entre os filhos de Jacó; agrade a seus irmãos, e banhe de azeite o seu pé. Sejam de ferro e de bronze os seus ferrolhos, e como os teus dias durará a tua paz.”   (Dt 33:24-25)


ISSACAR

Significado: =>  Recompensa

Lia:  =>  “Deus me recompensou, porque dei a minha serva a meu marido.”   (Gen 30:18)

Jacó:  =>  “Issacar é jumento de fortes ossos, de repouso entre os rebanhos de ovelhas. Viu que o repouso era bom, e que a terra era deliciosa; baixou os olhos à carga, e sujeitou-se ao trabalho serviu.”  (Gen 49:14-15)

Moisés:  =>  “E tu, Issacar, alegra-te nas tuas tendas.  Tu e Zebulom chamareis os povos ao monte:  ali apresentarão ofertas legítimas, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos na areia.”  (Dt 33:18c-19)


ZEBULOM

Significado:  Habitação

Lia: =>  “Deus me concedeu excelente dote, desta vez permanecerá comigo meu marido, porque lhe deis seis filhos.”  (Gen 30:20)

Jacó: =>  “Zebulom habitará na praia dos mares, e servirás de porto de navios, e o seu termo se estenderá até Sidom.” (Gen 44:13)

Moisés:  =>  “De Zebulom disse: Alegra-te, Zebulom, nas tuas saídas marítimas. Tu e Issacar chamareis os povos ao monte:  ali apresentarão ofertas legítimas, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos na areia.”  (Dt 33:18c-19)


JOSÉ:

Significado:  Possa Deus acrescentar  ou  Ele tirou.

Raquel:  =>  “Deus me tirou o meu vexame.”

Jacó:  =>  “José é ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro. Os flecheiros lhe dão amargura, atiram contra ele e o aborrecem. O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel, pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam eles sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos.”  (Gen 49:22-26)

Moisés:  =>  “De José disse: Bendito dO Senhor seja a sua terra, com o que é mais excelente dos céus, do orvalho e das profundezas, com o que é mais excelente daquilo que o sol amadurece, e daquilo que as messes produzem, com o que é mais excelente dos montes antigos, e mais excelente dos outeiros eternos, como que é mais excelente da terra e da sua plenitude, e da benevolência daquele que apareceu na sarça; que tudo isto venha sobre a cabeça de José, sobre a cabeça do príncipe entre seus irmãos. Ele tem a imponência do primogênito do seu touro, e as suas pontas são como as de um boi selvagem: com elas rechaçará todos os povos até às extremidades da terra. Tais, pois, as miríades de Efraim, e tais os milhares de Manassés.”  (Dt 33:13-17)


BENJAMIM

Significado:  Benjamim: Filho da mão direita

Benoni:   Filho da minha aflição

 

Jacó:  =>  “Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devora a presa, e à tarde reparte o despojo.” (Gen 49:27)

Moisés:  =>  “De Benjamim disse:  O amado dO Senhor habitará seguro com Ele: todo o dia O Senhor o protegerá, e ele descansará nos seus braços.”       (Dt 33:12)

 

CANTO DE MOISÉS

“Não há outro, ó amado, semelhante a Deus! que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua alteza sobre as nuvens. O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo de ti estende os braços eternos: Ele expulsou o inimigo de diante de ti, e disse: Destrói-o.

Israel, pois, habitará seguro, a fonte de Jacó habitará a sós, numa terra de grão e de vinho; e os seus céus destilarão orvalho.

Feliz és tu, ó Israel!  Quem é como tu?  Povo salvo pelo Senhor; escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre os seus altos.”            (Dt 33:26-29)

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

It is main inner container footer text