O poder do seu Toque
Esboço de Pregação em Mateus 8:1-4 – E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado de sua lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Introdução de Mateus 8:1-4
Os humanos, pelo menos quando as coisas estão funcionando como deveriam, possuem 5 sentidos. Estes são visão, audição, paladar, olfato e tato. Todos eles são importantes para nossa existência e compreensão do mundo ao nosso redor. Embora todos sejam importantes, e eu não gostaria de ficar sem nenhum, o sentido do tato é aquele que nos coloca em contato direto com o nosso mundo. Quando tocamos em algo, estamos nos envolvendo intimamente com essa coisa.
Embora eu tenha ouvido falar de pessoas que perderam alguns ou todos os outros sentidos, nunca ouvi falar de uma pessoa que perdeu o sentido do tato. Você consegue imaginar não ser capaz de tocar o seu mundo? Você consegue imaginar não ser capaz de tocar aqueles que você ama? Não ser capaz de tocá-los pode ser pior do que não ser capaz de vê-los!
Todos nós tocamos em milhares de coisas todos os dias de nossas vidas. Na maioria, nem sequer pensamos. Mas, há momentos em que estendemos a mão e tocamos objetos deliberadamente porque queremos nos conectar com eles. Nosso toque pode ser de amor, de paixão, de ternura, de compaixão, de ajuda, de libertação ou de curiosidade. Nosso toque pode envolver muitas outras emoções e processos que não mencionei. Muitas vezes, nosso toque pode efetuar mudanças nos objetos que tocamos.
Hoje, quero falar sobre um toque que é muito superior a qualquer outro toque humano. Quero falar sobre o toque de Cristo e lembrá-lo de que o toque Dele é o toque de Deus! Quando Ele estende a mão em sua vida e o toca propositalmente, Ele produz mudanças que nenhum outro toque pode duplicar.
Há vários aspectos do Seu toque que eu gostaria de destacar a título de introdução:
- Seu toque é um toque íntimo – Quando Jesus tocou neste leproso, isso demonstrou um desejo da Sua parte de se envolver intimamente na vida deste homem!
- Seu Toque é um Toque Poderoso – Ele toca um Simão e este se torna Pedro. Ele toca um Jacó e o velho trapaceiro se torna Israel, o Príncipe de Deus. Seu toque transforma Abrão em Abraão. Seu toque transforma o derrotado Elias em Elias, o Homem de Deus. Seu toque transforma Moisés, o assassino, em Moisés, o líder do povo de Deus. Seu toque transforma um ninguém chamado Jeremias no Profeta Chorão de Deus. Seu toque transforma Tiago e João, os Filhos do Trovão, em um mártir и no Apóstolo do Amor, respectivamente. Seu toque é um toque poderoso.
- Seu Toque é um Toque Transformador – A humanidade é mero barro, aguardando o tempo entre o nascimento e a sepultura, sem esperança e sem propósito, até que Ele nos toque. Quando Ele o faz, tudo muda!
Esta manhã, quero dedicar um tempo para refletir sobre alguns eventos da vida de Cristo que demonstram o poder do Seu toque. Quero mostrar o que Ele pode fazer por você, mesmo que você não O conheça. Quero mostrar que há poder no toque do Senhor Jesus Cristo. Acompanhe-me por alguns minutos enquanto exploramos este pensamento: O Poder do Seu Toque.
🔥I. TRANSFORMA OS DOENTES
(Mateus 8:15)
(Ilustração: O contexto. Jesus toca e cura a sogra de Pedro.) (Em sua condição, ela representa aqueles afligidos pela praga do pecado. Ela estava em uma condição inútil e sem esperança, até que experimentou o toque de Jesus em sua vida.) (Ilustração: Romanos 3:23; Isaías 59:2) (Ilustração: Seu toque limpa o pecado e transforma o pecador de um homem desperdiçado em vida! Salmos 103:12; 2 Coríntios 5:17.)
🔥II. TRANSFORMA OS SURDOS
(Marcos 7:33)
(Ilustração: O contexto. Aqui estava um homem que não conseguia se comunicar com ninguém. Ele não conseguia ouvir nem falar. Mas, quando Jesus o tocou, tudo mudou!) (Ilustração: Ele faz o mesmo com os pecadores perdidos também! Aqueles que são salvos por Deus recebem a capacidade de ouvi-Lo claramente e o privilégio de falar com Ele abertamente, 1 Coríntios 2:14; Hebreus 4:16.)
🔥III. TRANSFORMA O ESCURO
(Mateus 9:29; João 9:6)
(Ilustração: Aqui está um homem que nasceu cego. Ele é milagrosamente tocado e curado pelo toque do Senhor Jesus. Agora, ele pode ver, João 9:25.) (Ilustração: Ele abre os olhos espirituais quando toca nossas vidas, Isaías 42:5-7; 1 Pedro 2:9-10.) (Ilustração: Seus filhos veem coisas nas quais nunca tinham pensado antes.)
🔥IV. TRANSFORMA OS CONDENADOS
(Mateus 8:3)
(Ilustração: O contexto. Jesus tocou neste leproso e o libertou de uma vida que estava condenada. Ele estava condenado a ser devastado por sua doença e a passar uma vida separada de outros homens. Jesus mudou tudo isso!) (Ilustração: Em sua condição, ele retrata a situação de cada alma perdida hoje. Separada de Deus agora por um abismo de pecado e condenada a uma eternidade no Inferno, 2 Tessalonicenses 1:8-9. A pessoa perdida também vive cada dia desfrutando das bênçãos do Senhor, mas sem nenhum relacionamento com Deus. Enquanto isso, o salário do pecado se manifesta na vida da pessoa perdida, Romanos 6:23; Provérbios 13:15; Gálatas 6:7.)
🔥V. TRANSFORMA OS MORTOS
(Lucas 8:54)
(Ilustração: O Contexto. Jesus apenas tocou a mão desta menina morta e ela viveu novamente! Esse é o poder do Seu toque!) (Ilustração: Não há nada pior do que a morte! Ela leva consigo tudo o que temos. No reino espiritual, não há nada pior do que a morte espiritual! No entanto, é a condição de cada pessoa que está perdida, Efésios 2:1-3. Graças a Deus pelo toque de Jesus Cristo, Efésios 2:4-10. Ilustração: “Mas”, v. 4!)
🔥VI. TRANSFORMA OS ENGANADOS
(Lucas 22:51)
(Ilustração: O contexto. Malco estava andando com a turma errada. Ele perdeu a orelha e Jesus ministrou a Ele e o curou para a glória de Deus. Ilustração: Não há indicação de que Malco tenha sido salvo.) (Ilustração: A compaixão de Cristo pela necessidade de Malco quebrou todas as barreiras que estavam entre eles e Jesus o tocou com um toque de graça pura e transformadora!) (Ilustração: É isso que Ele faz por todos aqueles que estão presos e enganados no pecado. Ele vem a eles e lhes oferece vida dentro de Si mesmo! Mateus 11:28-30; Isaías 55:1-3; João 7:37; Apocalipse 22:17.)
🔥VII. TRANSFORMA OS AFLITOS
(Mateus 17:7)
(Ilustração: O Contexto. Os discípulos estavam encolhidos de medo, mas Jesus os tocou e trouxe coragem a eles em sua angústia!) (Ilustração: Ele se destaca em levantar os caídos e encorajar os abatidos. Ilustração: Os 3 Hebreus, Daniel 3; Ilustração: Daniel na cova dos leões – Daniel 6; Ilustração: Os discípulos na tempestade, Marcos 6:45-51.) (Ilustração: Ele fará o mesmo por você também! – Hebreus 13:5; Mateus 28:20!) (Ilustração: Ele sabe como suprir sua necessidade e tirá-lo de sua angústia, Romanos 8:37; 2 Coríntios 2:14; 1 Coríntios 15:57.)
Conclusão de Mateus 8:1-4
Você pode testemunhar hoje que sentiu o poder do toque d’Ele em primeira mão em sua vida? Sabe o que Ele pode fazer? Ou você teria que dizer: “Pregador, eu realmente peço a Jesus para me tocar hoje! Preciso do Seu toque poderoso em minha vida agora mesmo.”? Não sei que tipo de toque você precisa em sua vida hoje, mas sei Quem pode te dar! Jesus é o Seu nome e tocar vidas é a Sua fama. Se você está perdido, desviado, sobrecarregado, desanimado ou simplesmente quer aprender a amá-Lo mais, você precisa do Seu toque. Venha recebê-lo!
Esboço de Pregação em Mateus 8:1-4 – E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado de sua lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.