O Pão nosso de cada dia
Esboço de pregação em Lucas 6:11 – “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.
INTRODUÇÃO
Palavra simples, muito conhecida, mas de um significado extraordinário para a vida do homem.
A primeira coisa importante desta palavra é que ela apresenta uma oração. Palavra que Jesus transmitia e mostrava aos seus discípulos como uma oração — parte de uma oração.
Quando falamos de oração, falamos de algo muito importante, porque é a maneira como a Palavra de Deus (Bíblia) nos ensina a ter acesso a Deus e recorrer a Ele em todas as nossas necessidades.
A Palavra de Deus, quando nos fala do relacionamento do homem com Deus, nos fala da oração.
DESENVOLVIMENTO
O Pão
Nessa oração, Jesus faz referência ao pão — “O pão nosso de cada dia…”.
Quando esta palavra é mencionada, a primeira coisa que vem à nossa mente é o sustento material: não faltar comida em casa, não faltar a condição de ter o alimento.
O Pão Vivo
A preocupação de Jesus vai muito além disso, porque, espiritualmente, dentro da Palavra (Bíblia), o pão tipifica a própria pessoa do Senhor Jesus.
Jesus se apresenta na Palavra, em muitas oportunidades, como sendo o pão — “Eu sou o pão da vida” — “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”.
Então, quando Jesus deixa esta palavra, o Senhor quer, acima de tudo, nos mostrar que não podemos ficar sem Jesus… o Pão… o sustento da alma.
O Sustento da Alma
Pão nos fala de alimento, sustento. As pessoas precisam disso; podem ficar algumas horas ou até dias sem se alimentar, mas, mais cedo ou mais tarde, precisam se alimentar, ou certamente perecerão.
Quando Jesus fala que precisamos do pão, está dizendo que precisamos do sustento de nossa vida, de nossa alma, da presença de Jesus todos os dias em nossa vida (dinâmica da Salvação — pão nosso de cada dia).
Fome e sede de paz, alegria, descanso, refrigério, segurança, vida eterna. O homem precisa de Jesus em sua vida.
O Segredo da Vitória
Hoje temos tido a oportunidade de ver pessoas que começam e não acabam, iniciam alguma coisa e ela não prospera (casamento, família, etc.) porque não têm sustentação, porque Jesus não está presente.
O homem age, tenta solucionar seus problemas, suas dificuldades, mas, se não houver nada por trás lhe sustentando, mantendo, renovando, em poucos dias ele se acaba (casamento, família, sentido de viver, etc.).
Ou o homem se alimenta do Pão Vivo (experiência de salvação em Jesus — deixar o Senhor ser o sustento de sua vida), ou morre (perdição eterna).
Muitos estão vivendo assim, sem sustentação.
O Pão Nosso
Vemos esta palavra como uma direção segura para nossas vidas. O pão nosso (salvação para todos — Jesus) de cada dia tem nos sustentado a cada dia na caminhada.
Em Sua presença encontramos sustento, paz, alegria, descanso, refrigério, segurança e vida eterna.
Muitos estão precisando de sustentação (Jesus) em suas vidas. Jesus, presente a cada dia em sua vida, quer fazer morada em seus corações.
CONCLUSÃO
Quando o homem se alimenta do Pão Vivo (Jesus) a cada dia, ele tem as necessidades de sua alma satisfeitas e é conduzido em segurança para a Eternidade.
Mais Esboços de Pregação
- O cuidado com as Ovelhas – Provérbios 27:23-27
- O pão vivo que desceu do céu – Êxodo 16:4
- Eu sou contigo – Isaías 41:10