O Sofrimento como Cristão
Esboço de Pregação em 1 Pedro 4:16 – “Mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte.”
Introdução de 1 Pedro 4:16
O apóstolo Pedro escreveu sua primeira carta para encorajar cristãos que enfrentavam perseguição e sofrimento por causa de sua fé em Cristo. No capítulo 4, ele aborda especificamente a ideia de sofrer “como cristão” — ou seja, ser discriminado, difamado ou até mesmo punido simplesmente por seguir a Jesus.
Naquela época, muitos crentes eram marginalizados socialmente e até mesmo acusados de crimes simplesmente por se recusarem a participar de cultos pagãos ou de práticas imorais da cultura romana. Pedro lembra aos fiéis que, se o sofrimento viesse por serem identificados com Cristo, isso não era motivo de vergonha, mas de honra, pois refletia sua fidelidade a Deus.
Assim, o versículo 1 Pedro 4:16 surge como um chamado à perseverança, incentivando os cristãos a glorificarem a Deus mesmo em meio às provações, confiando que Ele os sustentaria e um dia os recompensaria.
Os cristãos sofrem? Por que e como eles sofrem? O sofrimento do cristão pode ser evitado? Essas perguntas, e muitas outras, certamente passam pela mente do crente. Há muitas questões sobre nossa jornada aqui como cristãos que permanecem sem resposta no momento e podem nunca ser esclarecidas durante nossa permanência na terra. Mas, um dia, na cidade celestial, olharemos para trás e louvaremos a Deus por tudo o que nos aconteceu — incluindo nosso sofrimento. Lembre-se de que os cristãos:
Desenvolvimento
1. NÃO DEVEM SE ENVERGONHAR DE SEU SOFRIMENTO
O sofrimento é humilhante. Ser levado da vida pública para um leito de enfermidade não é uma experiência edificante. O corpo sente dor, a aparência pessoal não é mantida, a higiene é negligenciada, e até mesmo o autorrespeito diminui. Satanás certamente se aproveitará desse momento para fazer com que a pessoa se sinta envergonhada e culpada, como se Deus estivesse descontando nela Sua ira por algum erro cometido. Mas o texto diz: “Não se envergonhe.”
2. DEVEM GLORIFICAR A DEUS EM SEU SOFRIMENTO
Nosso versículo-chave diz: “Glorifique a Deus nesta parte.” Muitas vezes, quando sofremos como cristãos, nossa atitude é de revolta, pois sentimos que Deus está nos tratando com injustiça. Em vez disso, devemos exaltá-Lo em meio ao sofrimento. Podemos fazer isso mantendo comunhão íntima com Ele, não permitindo que o ressentimento tome conta do nosso coração contra Ele ou contra outras pessoas, e elevando nossa voz em oração e louvor.
3. DEVEM CONFIAR EM DEUS EM SEU SOFRIMENTO
Um dos primeiros pensamentos que vêm à mente do cristão que sofre é que Deus o abandonou e que agora ele precisa enfrentar tudo sozinho. No entanto, é justamente nesse momento que ele mais precisa crer em Deus. Jesus diz: “Nunca te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). Ele sofreu tanto quanto nós sofremos nesta terra e pode se compadecer de nossas fraquezas (Hebreus 4:15). Em tempos de provação, entregue sua alma aos cuidados dEle. Ele nunca vai abandoná-lo.
Conclusão de 1 Pedro 4:16
O sofrimento como cristão não é um sinal do desprezo de Deus, mas uma oportunidade para testemunhar nossa fé e glorificá-Lo. Como Pedro nos lembra, se passamos por aflições por causa de Cristo, não devemos nos envergonhar, mas confiar que Ele está conosco em cada provação ou luta que possamos estar travando.
Esboço de Pregação em 1 Pedro 4:16 – “Mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte.”
Mais Esboços de Pregação
- O desvendar do livro – Apocalipse 1:1-3
- Como voltar para casa – Lucas 15:11-24
- O fogo do altar – Levítico 6:12-13