Pular para o conteúdo

A Igreja que Deus fundou – Atos 2:41-47

Apocalipse versiculo por versiculo

A IGREJA QUE DEUS FUNDOU

Esboço de Pregação Expositiva em Atos 2:41-47 – 41 Os que aceitaram as palavras de Pedro foram batizados. E naquele dia quase três mil pessoas se uniram ao grupo dos que criam. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas. Todos os que criam estavam unidos e repartiam uns com os outros o que tinham. Vendiam suas propriedades e outros bens e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um. Todos os dias, unidos, frequentavam o templo. Nas casas, partiam o pão e comiam juntos, com alegria e humildade. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor acrescentava ao grupo os que iam sendo salvos.

Introdução de Atos 2:41-47

Os eventos do Dia de Pentecostes. Naquele dia, a igreja de Deus nasceu. A igreja moderna, em muitos casos, está muito distante do que aquela igreja era.

Hoje em dia, há mais tipos de igrejas do que você pode imaginar. Elas variam desde aquelas que mantêm as doutrinas fundamentais da fé até todo tipo de ensino não ortodoxo que você pode conceber, além de alguns que você nem consegue imaginar! (Ilustração: Alguns dos diferentes estilos e crenças que existem hoje.)

Eu me interesso por estar no tipo certo de igreja. Quero frequentar uma igreja que seja o mais próximo possível do tipo de igreja que Deus fundou há 2.000 anos. Para entender como era essa igreja, precisamos olhar para o capítulo diante de nós hoje. Ele revela as marcas A Igreja Que Deus Fundou. Deixe-me destacar essas marcas hoje. Vamos ver se nossa igreja é o tipo de igreja que deveria ser.

I. TEM A MENSAGEM CERTA

  • v. 22-37 – Sobre o Salvador – Esta mensagem afirma que Jesus é Deus em carne. (Ilustração: “Nazaré”, v. 22; João 1:1; 14.) Afirma Sua crucificação e ressurreição (v. 23-32). A igreja que Deus fundou prega uma mensagem que exalta Jesus, proclama Sua morte e ressurreição e aponta pessoas perdidas somente para Ele!
  • v. 23, 36 – Sobre o Pecado – Esta mensagem é cristalina quanto ao pecado. Expõe a natureza terrível do pecado (Ez. 18:4; Rom. 6:23). Adverte o pecador a se arrepender (v. 40). É uma mensagem clara que confronta os pecadores onde eles estão (v. 23, 26). (Ilustração: Isa. 58:1.)
  • v. 38-40 – Sobre a Salvação – Esta igreja aponta um mundo perdido para Jesus Cristo e somente para Ele. Não prega salvação por religião ou ritual (Ef. 2:8-9). Apresenta Jesus como a solução final e única para o problema do pecado (João 14:6; Atos 16:31). Eles pregavam uma mensagem transcendente que falava a todas as classes sociais, raças e pecadores (v. 5-12; Ilustração: Atos 1:8).
  • v. 39 – Sobre a Soberania – Esta igreja entende e proclama que Deus é soberano na salvação. Ele salva quem Ele quer, quando Ele quer e onde Ele quer. Deus é o Autor e Consumador da salvação. Ele escolhe Seus eleitos (Ef. 1:4). Ele chama Seus eleitos (João 6:44). Ele redime Seus eleitos (João 6:37-40). “A salvação vem do Senhor” (Jonas 2:9).

II. TEM A MEMBRESIA CERTA

  • v. 37, 40-41 – Uma Membresia Salva – Esta igreja é composta por pessoas que tiveram um encontro de “novo nascimento” com Jesus Cristo (João 3:3, 7). (Ilustração: A tendência na igreja moderna de enchê-la com “joio” a qualquer custo. Ilustração: Os problemas que surgem dessa filosofia. Ilustração: A igreja primitiva e o temor que repousava sobre a comunidade – Atos 2:43; 5:1-14.) (Ilustração: Alguns podem se infiltrar. Não há como evitar! Mas devemos buscar uma membresia composta apenas por salvos!)
  • v. 42 – Uma Membresia Separada – Esta igreja andava na “doutrina e comunhão dos apóstolos”. Eles cortaram os laços com a vida antiga. Eles vieram a Jesus e foram transformados (2 Cor. 5:17). Nenhum filho de Deus verdadeiramente redimido terá problemas com os padrões bíblicos de separação e santidade (João 14:15). Ele quer que Seu povo seja diferente (2 Cor. 6:14–7:1).
  • v. 42 – Uma Membresia Firme – Eles eram fiéis! Podiam ser contados para estarem em seus lugares, fazendo sua parte para o bem comum e para a glória de Deus! Deus espera que Seu povo seja fiel (1 Cor. 4:2).
  • v. 44-45 – Uma Membresia Servidora – Esta igreja era marcada pelo altruísmo. Os membros se importavam com as necessidades dos outros e faziam tudo o que podiam para supri-las. Eles demonstravam seu amor não em palavras, mas em ação (1 João 3:17-19; Fil. 2:4).

III. TEM A METODOLOGIA CERTA

  • v. 42, 46-47 – Eles Adoravam Juntos – Esta igreja se reunia para oração, instrução na Palavra de Deus e adoração. Seu objetivo comum era crescer na fé e louvar o Senhor que os redimiu de seus pecados. (Ilustração: Sal. 107:2; Sal. 113; Heb. 13:15.)
  • v. 44-45 – Eles Trabalhavam Juntos – Esta igreja tinha como objetivo comum o bem de todos. Eles trabalhavam para o benefício do grupo. Deus não nos chamou para ficarmos parados, mas para trabalharmos juntos para Sua glória (Ef. 2:10; Tiago 2:18).
  • v. 42, 46 – Eles Andavam Juntos – Esta igreja desfrutava de “comunhão”, “partir do pão” e “unidade de coração”. Uma igreja não é um clube social, mas poucas coisas criam um vínculo como a boa comunhão cristã. Poucas coisas contribuem mais para a unidade da igreja do que os membros se unindo para servir ao Senhor como uma família. Estamos no mesmo time! Servimos ao mesmo Mestre! Estamos indo para o mesmo Céu! Certamente podemos caminhar juntos nessa jornada! (Ilustração: Fil. 1:27.)
  • v. 47 – Eles Testemunhavam Juntos – Esta igreja não tinha vergonha de sua mensagem, mas todos trabalhavam para espalhá-la a um mundo perdido. O Senhor ainda deseja que Seu povo compartilhe Sua mensagem com os perdidos (Atos 1:8; Mar. 16:15; Mat. 28:19-20).

IV. TEM O MESTRE CERTO

  • v. 41, 43, 47 – Ele é Poderoso – Esta igreja era composta pelas pessoas certas, realizando o ministério certo. Assim, eles desfrutavam do poder de Deus em seu meio. Ele “acrescentava” diariamente à igreja os que iam sendo salvos. Ele manifestava Seu poder por meio de “maravilhas e sinais”. Ele fazia com que a comunidade notasse a obra da igreja (v. 43, 47 – Ilustração: Eles temiam e respeitavam esta igreja!). Seu poder ainda está disponível para o tipo certo de igreja!
  • v. 47 – Ele é Pessoal – Esta igreja não adorava um Deus abstrato e inatingível. Eles adoravam um Senhor que os havia redimido pessoalmente de seus pecados. Eles estavam em um relacionamento pessoal com Ele. Eles O conheciam e eram consumidos por amor a Ele, e esse amor permeava tudo o que faziam. Tudo o mais que faziam era resultado de seu amor pelo Mestre. Deve ser o mesmo hoje (Ilustração: Apoc. 2:1-7; João 13:35).

Conclusão de Atos 2:41-47

Então? Somos o tipo de igreja que Deus fundou? Do meu ponto de vista, sim, na maior parte. Desafio você a orar por sua igreja e trabalhar em união como uma família para fazer desta igreja o tipo de igreja que Deus quer que ela seja!

Esboço de Pregação Expositiva em Atos 2:41-47 – 41 Os que aceitaram as palavras de Pedro foram batizados. E naquele dia quase três mil pessoas se uniram ao grupo dos que criam. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas.


Mais Esboços de Pregação


Don`t copy text!