As coisas que estão diante de nós
Esboço de Pregação em Filipenses 3:13 – “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim”.
Introdução de Filipenses 3:13
Não temos como saber em detalhes o que o futuro nos reserva. Certamente teremos nossa parcela de problemas e preocupações. Mas sabemos que o Senhor está com o Seu povo e, onde há Sua presença, não temos motivo para temor. Ao pensarmos no que está por vir, podemos nos encher de medo ou confiar em Jesus e alcançar as coisas melhores da vida.
Desenvolvimento
1. O CAMINHO INEXPLORADO ESTÁ DIANTE DE NÓS
Como Deus disse a Josué: “Porque nunca por este caminho passastes antes” (Josué 3:4). Nenhum de nós já percorreu o caminho que está adiante. É uma jornada nova. Os dias e meses que virão são desconhecidos para nós. Alguns trarão alegria e regozijo; outros, tristeza e dor. Ao percorrermos essa nova vereda, a única maneira de fazê-lo é caminhando com Jesus. Ele conhece o caminho, é o nosso Capitão e nos guiará em segurança.
2. AS INCERTEZAS DO TEMPO ESTÃO DIANTE DE NÓS
Vivemos os tempos trabalhosos preditos em *2 Timóteo 3:1*. Guerras acontecem em várias partes do mundo, e não sabemos seus desfechos. No mercado de trabalho, há instabilidade. Na vida familiar, casamentos se desfazem e lares são destruídos. Mas, em meio a um futuro incerto, há uma certeza: Jesus disse: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). Com Ele, enfrentamos o desconhecido, sabendo que a vitória é nossa por meio dEle.
3. O DEUS IMUTÁVEL ESTÁ CONOSCO
“Porque eu, o Senhor, não mudo” (Malaquias 3:6). Graças a Deus, ao olharmos para um caminho nunca antes percorrido e para as incertezas dos tempos, não precisamos fazê-lo com medo ou desespero. O mundo ao nosso redor está em constante mudança — às vezes para melhor, às vezes para pior —, mas nosso Salvador é “Jesus Cristo, ontem, e hoje, e eternamente o mesmo” (Hebreus 13:8). Encaremos o futuro com Ele!
Esboço de Pregação em Filipenses 3:13 – “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim”.
Mais Esboços de Pregação
- A boa Obra – Filipenses 1:6
- Equilíbrio do Servo – Filipenses 1:6
- O nome acima de todo nome – Filipenses 2:9-11