Esboço de Pregação em Salmo 126:3 – “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.”
É muito comum nos sentirmos tristes por causa das atitudes de outras pessoas. Às vezes, até aqueles que amamos e que são próximos de nós acabam nos decepcionando e tirando a nossa alegria. O egoísmo, os interesses pessoais e a falta de cuidado são, muitas vezes, os ingredientes que causam tristeza em nossos relacionamentos.
É verdade também que, com nossas próprias atitudes, podemos provocar situações que acabam nos ferindo.
Mas quando olhamos para Deus, descobrimos algo maravilhoso e completamente diferente: Deus nunca faz nada para entristecer os Seus filhos. Pelo contrário, Suas ações, Sua justiça e Seu cuidado sempre trazem alegria, paz e esperança aos nossos corações.
O Senhor tem sido fiel e justo, e tem feito coisas extraordinárias por nós. O problema é que, em meio a tantas dificuldades e problemas do dia a dia, nós nos esquecemos facilmente das grandes obras de Deus em nossa vida. E quando o esquecimento chega, a tristeza toma conta.
Por isso, o salmista nos ensina a praticar a lembrança:
“Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos.” (Salmo 77:11-12)
Pense por um momento:
Essas lembranças são tesouros que não podem ser apagados pelas lutas de hoje. Não se trata de viver no passado, mas de ter um coração grato. A gratidão nos lembra que o mesmo Deus que agiu antes continua agindo hoje e agirá amanhã. Ele é o mesmo e nunca falha.
É um erro pensar que Deus faria algo para o nosso mal. Precisamos entender que vivemos em um ambiente hostil, um “deserto” espiritual. No deserto, os perigos são o calor intenso, o frio da noite, a falta de água e a fome.
Assim como Deus cuidou do povo de Israel no deserto, Ele cuida de nós hoje:
Você já parou para pensar que o nosso Senhor tem feito exatamente o mesmo por você, todos os dias, de maneiras diferentes?
O Senhor só nos tem feito coisas boas, grandes coisas, e é por isso que, apesar das lutas, podemos estar alegres. A nossa alegria não se baseia nas circunstâncias, mas nas verdades eternas do que Ele fez, faz e fará:
O que mais poderíamos querer?
A Bíblia nos orienta: “Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.” (Tiago 5:13). Em todo tempo, sejamos fiéis ao Deus Todo-Poderoso, que nos abraça e sustenta a cada dia. Ele faz por nós coisas que às vezes nem percebemos, porque Ele é fiel. O Guarda de Israel não dorme.
Como diz o Salmo 124:1-2: “Se o Senhor não estivesse do nosso lado, que Israel o diga! Se o Senhor não estivesse do nosso lado quando os inimigos nos atacaram, eles nos teriam engolido vivos.”
Mas Ele esteve, está e sempre estará. Por isso, estamos alegres!
Esboço de Pregação em Salmo 126:3 – “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.”