Gênesis

José é um tipo do Senhor Jesus

Uma Imagem de Jesus, o Salvador

Introdução

A história de José, encontrada nos capítulos 37 a 50 do livro de Gênesis, é um testemunho poderoso da soberania de Deus. José era o filho amado de Jacó, mas foi alvo de ódio e inveja por parte de seus irmãos. Vendido como escravo, sofreu calúnia e foi jogado na prisão sem culpa. No entanto, Deus estava com ele. No tempo certo, ele foi tirado da prisão e elevado ao segundo posto mais alto no Egito, onde administrou a provisão de alimentos, salvando muitas vidas da fome, incluindo a de sua própria família.

Essa maravilhosa história aponta para algo muito maior. José é um tipo, uma figura que prefigura a vida, o sofrimento, a exaltação e a obra salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos explorar 12 paralelos claros entre José e Jesus.

Desenvolvimento

José, a Imagem de Cristo

1. O Filho Amado do Pai

Assim como José era o filho favorito e amado de Jacó (Gênesis 37:3), Jesus é o eterno Filho amado de Deus.

Colossenses 1:15 – “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.”

2. Ofereceu-se para Servir

José se dispôs prontamente a ir visitar seus irmãos na terra distante quando seu pai pediu. Jesus, da mesma forma, se ofereceu para vir ao mundo para nos salvar, deixando Sua glória no céu.

Hebreus 10:5, 7 – “Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste;… Então disse: Eis aqui estou (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade.”

3. Sonhou com a Glória Futura

José sonhou que um dia seus irmãos se curvariam diante dele. Embora tenha sido rejeitado na Terra, Jesus tem a promessa de que um dia todos O adorarão.

Filipenses 2:10 – “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.”

4. Rejeitado pelos Seus

José foi rejeitado e odiado pelos próprios irmãos. Jesus também foi rejeitado por Seu próprio povo, os judeus.

João 1:11 – “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”

5. Vendido por um Preço

O irmão de José, Judá, sugeriu vendê-lo. Jesus foi traído e vendido por Judas Iscariotes (nome que é a forma grega de Judá) por trinta moedas de prata.

Mateus 26:15 – “E lhes propôs: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.”

6. Resistiu à Tentação

José fugiu da tentação de pecar com a esposa de Potifar (Gênesis 39:7-10). Jesus foi tentado pelo Diabo no deserto, mas resistiu ao pecado em tudo.

Hebreus 4:15 – “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”

7. Falsamente Acusado e Caluniado

José foi injustamente acusado pela esposa de Potifar e não se defendeu. Jesus, diante de Seus acusadores, permaneceu em silêncio.

Isaías 53:7 – “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

8. Contado entre os Criminosos

José foi colocado na prisão ao lado de dois prisioneiros do Faraó: o copeiro e o padeiro (Gênesis 40). Jesus foi pregado na cruz entre dois malfeitores.

Isaías 53:12 – “Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

9. Fazia Tudo Bem

José tinha sucesso em tudo que fazia, pois o Senhor estava com ele. As pessoas que testemunharam o ministério de Jesus afirmavam que Ele realizava todas as coisas com perfeição.

Marcos 7:37 – “E admiravam-se cada vez mais, dizendo: Tudo fez bem; faz que os surdos ouçam e que os mudos falem.”

10. Elevado à Glória

José foi tirado da prisão para se tornar o governador de todo o Egito. Jesus foi levantado da morte para reinar no lugar mais alto.

Filipenses 2:9 – “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome.”

11. O Nome de Salvador

José recebeu o nome egípcio de Zafenate-Panéia, que muitos entendem como “o salvador do mundo”. Jesus, de fato, veio para ser o Salvador.

Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”

12. O Pão para os Famintos

José tinha o pão para alimentar todos os que iam até ele durante a fome. Jesus é o Pão da Vida que satisfaz nossa maior necessidade, que é a espiritual.

João 6:35 – “Declarou-lhes Jesus: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.”

Conclusão

O Perdão e a Provisão do Senhor Jesus

A história de José termina no perdão de seus irmãos e na salvação de sua família, mostrando que o propósito de Deus sempre foi a vida. Da mesma forma, toda a história do Senhor Jesus culmina no perdão oferecido a nós e na salvação mediante o seu sacrifício na cruz.

Confie no Senhor em seu Sofrimento: A vida de José nos lembra que Deus está presente, mesmo nos momentos de maior injustiça e dor. Se você está sofrendo, olhe para Jesus, que sofreu por você, e confie que Ele transformará seu sofrimento em algo bom.

Busque o Perdão e Perdoe: José perdoou seus irmãos. Não podemos ser perdoados por Deus se não estivermos dispostos a perdoar aqueles que nos ofenderam. O perdão traz cura e união.

Vá ao Pão da Vida: Durante a fome, o Egito dizia: “Vão a José!” Hoje, Deus nos diz: “Vão a Jesus!” Somente Ele é o “Pão da Vida” que pode satisfazer a fome da alma e lhe dar a vida eterna. Não procure em mais nada a sua salvação.

Que a imagem de José nos leve a uma adoração mais profunda a Jesus, o Salvador, que sofreu, foi exaltado e tem todo o poder para nos salvar! 


Mais Esboço de Pregação