Esboço de Pregação em Gênesis 33:9-11 “Mas Esaú disse: ‘Eu já tenho bastante, meu irmão. Fique com o que é seu’. Jacó, porém, insistiu: ‘Não! Se te agradaste de mim, peço-te que aceites este presente da minha mão, porque ver o teu rosto é como ver o rosto de Deus; e tu me recebeste tão bem. Aceita, peço-te, o presente que te trouxe, pois Deus foi bondoso comigo, e eu tenho tudo o que preciso’. E insistiu tanto com ele que Esaú aceitou.”
O texto que lemos mostra o reencontro de dois irmãos gêmeos: Jacó e Esaú. Desde jovens, eles fizeram escolhas diferentes. Esaú amava a vida no campo, era um caçador. Jacó preferia ficar em casa, era um homem tranquilo (Gênesis 25:27).
Por ter nascido primeiro, Esaú tinha o direito à primogenitura. Isso significava que ele receberia uma porção dobrada da herança do pai e se tornaria o líder da família. No entanto, um dia, voltando do campo com muita fome, Esaú trocou esse direito valioso por um simples prato de ensopado de lentilhas que Jacó havia preparado. Com essa atitude, ele desprezou sua bênção (Gênesis 25:29-34).
Hoje vamos ver a diferença entre a mentalidade de quem diz “eu tenho bastante” e a de quem pode afirmar “eu tenho tudo”.
A fome que Esaú sentiu pode ser vista como uma ilustração do perigo de buscar no mundo aquilo que só Deus pode dar. O mundo oferece prazeres passageiros, que satisfazem o corpo, mas deixam a alma vazia e faminta. Quem depende do “campo” deste mundo vive de sorte: um dia está feliz em uma festa, mas no outro pode estar sozinho e angustiado. A Bíblia nos alerta:
Esaú nunca valorizou de verdade a sua bênção espiritual. O campo, com suas aventuras e interesses pessoais, estava em primeiro lugar em seu coração. Da mesma forma, muitos hoje colocam seus próprios desejos em primeiro lugar e deixam de valorizar o que Deus oferece.
Diferente de Esaú, Jacó valorizava a bênção de Deus. Mesmo depois de ter enganado seu pai e fugido de seu irmão, o desejo de Jacó era estar debaixo da promessa de Deus. Isso nos ensina que, quando valorizamos nossa comunhão com o Pai, nossa alma encontra o verdadeiro alimento. Não podemos nos afastar de Sua presença, de Sua voz e de Seus conselhos.
Depois de muitos anos, Deus disse a Jacó que era hora de voltar para sua terra.
No caminho de volta, Jacó teve uma experiência que mudou sua vida para sempre. À beira do rio Jaboque, ele lutou com um homem a noite inteira. Este homem era uma manifestação de Deus. Mesmo cansado e ferido, Jacó não o soltou e disse: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes” (Gênesis 32:26).
Naquele momento, Deus não apenas o abençoou, mas também mudou seu nome. Ele não seria mais chamado de “Jacó” (que significa “enganador”), mas de “Israel” (que significa “aquele que luta com Deus”). Jacó saiu daquela luta mancando, fisicamente ferido, mas espiritualmente transformado. Ele chamou aquele lugar de Peniel, que significa “face de Deus”, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada” (Gênesis 32:30).
Agora, no reencontro, vemos a diferença que essa transformação fez.
A mentalidade de Esaú: “Eu tenho bastante.” Esaú olhou para seus bens, sua família e suas conquistas e disse: “Eu tenho bastante”. Ele estava satisfeito com o que era material e terreno. Muitas pessoas no mundo pensam assim. Acham que têm o suficiente com suas posses, mas, na verdade, suas almas continuam vazias, pois lhes falta o principal: um relacionamento com Deus.
A mentalidade de Israel (Jacó): “Eu tenho tudo.” Jacó, por outro lado, depois de seu encontro com Deus em Peniel, pôde dizer: “Eu tenho tudo”. A riqueza dele não estava mais nas ovelhas ou nos servos, mas na certeza da bênção e da presença de Deus. Ele tinha “tudo” porque tinha o próprio Deus.
Quando uma pessoa tem um verdadeiro encontro com Jesus, ela passa a “andar de forma diferente”, assim como Jacó passou a mancar. A vida dela é transformada. Ela pode até não ter muito aos olhos do mundo, mas em Cristo ela tem tudo o que precisa.
Hoje, você pode escolher qual será a sua declaração. Você vai se contentar com o “bastante” que o mundo oferece ou vai buscar em Deus o “tudo” que Ele tem para você? A verdadeira riqueza não é o que temos em nossas mãos, mas quem temos em nosso coração. Com Jesus, podemos dizer com toda a certeza: “Eu tenho tudo!”
Esboço de Pregação em Gênesis 33:9-11 “Mas Esaú disse: ‘Eu já tenho bastante, meu irmão. Fique com o que é seu’. Jacó, porém, insistiu: ‘Não! Se te agradaste de mim, peço-te que aceites este presente da minha mão, porque ver o teu rosto é como ver o rosto de Deus; e tu me recebeste tão bem. Aceita, peço-te, o presente que te trouxe, pois Deus foi bondoso comigo, e eu tenho tudo o que preciso’. E insistiu tanto com ele que Esaú aceitou.”