Pular para o conteúdo

Você tem veste nupcial? – Cantares 5:7


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

VOCÊ TEM VESTE NUPCIAL?

Cantares 5:7 – “Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade: espancaram-me, feriram-me; tiraram-me o meu manto os guardas dos muros.”

Pergunta da EBD a ser trabalhada no decorrer da dinâmica: 

3 – Continuando no verso 7, qual a aplicação profética das seguintes expressões:

A) “…espancaram-me, feriram-me;”

B) “…tiraram-me o meu manto…”

C) “…os guardas dos muros.”

Desenvolvimento

A seguir, vamos trabalhar a resposta na dinâmica:

Hoje iremos continuar aprendendo os segredos do livro de Cantares. Em Cantares 5:7 quem está falando é a igreja infiel. 

A igreja infiel é todo aquele que, apesar de falar de Jesus, vive de acordo com sua vontade e não obedece a Palavra de Deus. É aquele que não é guiado pelo Espírito Santo de Deus, não tem salvação. Essa igreja foi encontrada pelos guardas da cidade. Eles a espancaram e tiraram o seu manto. 

Os guardas

Os guardas eram os que deviam guardar em segurança, mas eles fizeram justamente o contrário: eles espancaram e tiraram o manto.

Os guardas representam justamente os líderes religiosos, que eram os que, deveriam levar a palavra de salvação, de vida eterna, firmar a doutrina no meio da igreja. Mas eles se corromperam com o poder econômico, político e religioso, que é o governo do anticristo.

Em vez de terem a revelação da Palavra de Deus, passaram a pregar a Palavra de Deus só para esta vida, buscando seus próprios interesses. Em vez de pregarem a vida eterna, eles pregaram os valores terrenos, para que as pessoas busquem somente a Deus para esta vida.

O manto

Com isso, eles tiraram dessa igreja tudo que ela tinha. E a principal bênção é o manto, as vestes de salvação. Essa igreja perdeu o direito de ter vida eterna. Mas ela continuou falando de Jesus, mas sem o Espírito Santo, não há salvação.

O Senhor Jesus contou uma parábola para nos falar o que acontecerá com essa igreja (Mateus 22:1-14).

Jesus falou que o Reino dos Céus é como um rei que celebrou as bodas do seu filho, e mandou convidar a muitos. Mas os que receberam o primeiro e o segundo convite não quiseram ir. Então, o rei mandou que os seus servos fossem pelas ruas e convidassem todas as pessoas que encontrassem. Interessante que esses convidados aceitaram o convite e a festa ficou cheia de gente. 

Todos receberam do rei vestes nupciais, que eram vestes próprias para um casamento. Eles logo vestiram e ficaram preparados esperando o noivo.

Na parábola, quando o rei entrou para ver os convidados, notou um homem que não estava usando vestes nupciais e perguntou: 

Mateus 22:12-13: “E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo vestido nupcial? E ele emudeceu. Disse então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores: ali haverá pranto e ranger de dentes.”. 

Vejam que aquele homem não respondeu nada, e o rei ordenou aos seus servos que o retirassem da festa. 

O que Jesus queria nos ensinar com essa parábola? Que aquele rei representa Deus Pai. Ele preparou na eternidade as bodas do Cordeiro. As bodas acontecerão no momento que a igreja for arrebatada. Os convidados são todos os homens, todas as pessoas aqui neste mundo. 

Conclusão

Deus convida a todos para alcançarem o Reino dos Céus, para alcançarem a vida eterna. Nós somos convidados para fazermos parte desta grande festa que vai se dar no arrebatamento da igreja.

Sabem o que isso significa? Que Deus ama a todos. Não importa o passado do homem, não importa o que homem já fez. O que importa é que, se o homem aceitar o convite, o chamado de Deus, ele vai ter uma nova vida em Jesus. Mas, muitos nesta hora, apesar de falarem de Jesus, não têm vestes de salvação, não querem ter compromisso com Jesus.

E quando a festa começou, chegou um homem que estava sem vestes. O que aconteceu? O dono da festa ainda perguntou onde estava as suas vestes, mas ele não respondeu nada. Então, o rei ordenou que ele se retirasse. 

A única veste que o Pai vai aceitar para participar dessa festa é a veste de salvação que Jesus deu a todo que nele crer. Não adianta querermos ir para o céu com outras vestes. Só tem um Salvador: Jesus Cristo. Não adianta querermos ir de qualquer maneira e ficarmos com um pé na igreja e outro no mundo.

E você, está vestido com as vestes de salvação? O convite está sendo feito para participarmos dessa festa que, em breve, acontecerá no céu. Vamos aceitar esse convite e vestir vestes de salvação. Vamos ter uma nova vida em Jesus. Vamos ser fiéis até o fim, até o dia que Jesus voltar. 

MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Acharam-me os guardas – Culto das Senhoras

A Igreja e seus Mistérios – Cantares

De noite busquei em minha cama… – Cantares 3:1-4

Lançaram sortes sobre as vestes de Jesus – João 19:23-24

Jó 1:20 – “Então Jó se levantou e rasgou o seu manto…”



Alguma dúvida?