Grupo de Senhoras

Templo, que temos colocado? – Neemias 13:4-8

Templo

CULTO DE SENHORAS 24/07/19 – PASSOS MG

O que temos colocado dentro do nosso templo? – Neemias 13:4-8

INTRODUÇÃO

Nosso corpo é templo do ES, e o nosso coração é o altar para a adoração a Deus, portanto, nada pode ocupar o lugar do Senhor no nosso coração.

DESENVOLVIMENTO

Neemias não podia ficar permanentemente em Jerusalém porque tinha seu trabalho no palácio da Babilônia, após a Reconstrução dos Muros, a Restauração da Aliança e a Reforma da Nação, se ausentou por um período. Eliasibe estava na função de sumo sacerdote, era um governo espiritual em Jerusalém. Quando Neemias retorna da Babilônia ele diz “compreendi o mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias”.

Eliasibe era fiel ao Senhor

Se juntou aos seus irmãos na reconstrução dos muros, mas agora, estava aparentado com Tobias, se ajuntou a um inimigo de Israel (Ne 2:10), que lutou contra a restauração de Jerusalém (Ne 4:3), era inimigo do projeto, da profecias para Jerusalém (Ne 6:1) e sua comunhão era com a roda dos escarnecedores, trocando cartas com os nobres, que também eram contra a restauração de Jerusalém (Ne 6:17).

E Tobias ainda era um amonita (Ne 2:10), que por determinação do Senhor, não podia entrar no templo, mas o sumo sacerdote Eliasibe, para o beneficiar, arrumou um quarto pra ele dentro do templo!

Para pôr Tobias e seus moveis, Eliasibe tirou ofertas de manjares (gratidão), o incenso (orações), os utensílios do culto (os elementos de um culto revelado) e os dízimos do grão (recursos para manter a Obra), do mosto (alegria do ES) e do azeite (a unção do ES), como também a oferta alçada (serviço, voluntariado).

DINÂMICA PARA SENHORAS

O comportamento de Eliasibe era compatível com a sua função de sumo sacerdote? Sim ou não? Por quê?

RESPOSTA: Não. Porque ele deixou de lado a SABEDORIA, o TEMOR e o

DISCERNIMENTO. Se tornou infiel, carnal. Neemias 13:7 “E vim a Jerusalém, e compreendi o mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus”.
Neemias lançou fora todos os moveis de Tobias e trouxe de volta o que antes estava na casa do Senhor.

APLICAÇÃO: quando conhecemos a Jesus, iniciamos uma caminhada espiritual, para seguir no corpo, e não podemos unir a carne, a nossa razão, nosso eu, a falsas doutrinas, porque estes são inimigos do projeto da nossa salvação. Nós fomos criados para ser um louvor ao Senhor. Somos templo e morada do Espírito Santo

Por um tempo perdemos isso, porém com Sua morte na cruz, Jesus nos restaurou, nos ensinou uma forma de cultuar, onde a glória de Deus se manifesta, nos revelou o evangelho eterno.

Porém não podemos começar no espírito e terminar na carne como fez Eliasibe, deixar o projeto original, um culto revelado, para viver um projeto humano, um culto materialista, ter Jesus só para esta vida.

CONCLUSÃO

Conosco está o Espírito Santo que como Neemias, testifica se há algum mal em nós, se temos quinquilharias do inimigo da salvação no nosso coração. E hoje Ele que jogar fora, por fogo … O momento é de grande vigilância! Jesus está as portas!

Nosso corpo é templo do ES, e o nosso coração é o altar para a adoração a Deus