Cantares de Salomão

Os segredos do livro de Cantares – Cantares 1:3

Os segredos do livro de Cantares – Esboço de Pregação

O bom cheiro de Cristo
Esboço de Pregação em Cantares 1:3 – “Para cheirar são bons os teus unguentos; como unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.”

Introdução de Cantares 1:3

Vamos continuar o nosso estudo sobre “Os segredos do livro de Cantares”. Já aprendemos que o livro de Cantares nos revela o amor dos amores. Que amor é esse? É o amor do noivo Jesus pela Sua igreja, e o amor da Sua igreja, a noiva, pelo Seu amado Jesus. Esse é o maior amor que existe. Na aula de hoje, o Espírito Santo quer nos revelar mais um segredo do livro de Cantares. E que segredo é esse? É o que vamos ver.

Desenvolvimento

Já aprendemos que o livro de Cantares foi escrito usando pessoas, figuras da natureza, como flores, árvores, animais, todos muito comuns na terra de Israel para representar o Senhor Jesus, a igreja e o projeto de salvação de Deus para o homem.

No texto que lemos, a noiva fala que o noivo tem unguentos de bom cheiro, e o nome do noivo é como um unguento derramado. Unguento é perfume. Quem aqui já sentiu o cheiro agradável de um perfume? É muito bom, não é mesmo?! O nome de Jesus é como um perfume derramado. Ele é um nome doce que perfuma a nossa vida com a salvação! Glórias a Deus!

Um dia, Jesus lavou os nossos corações com o Seu sangue, tirando de nós o mau cheiro do pecado. Para Deus, os que aceitam Jesus no seu coração são o bom perfume de Cristo.
Após Jesus ressuscitar, no dia de Pentecostes os discípulos estavam reunidos em oração. Naquele momento Jesus derramou o Seu Espírito Santo para dar à Sua igreja o Seu bom cheiro (At 2:1-4).

Os servos fiéis do Senhor(a igreja fiel) exalam, transmitem o perfume de Jesus Cristo. Para Deus, os que aceitam Jesus no seu coração são o bom perfume de Cristo. Por isso, o apóstolo Paulo, na carta aos irmãos da igreja de Corinto disse: “Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo…” II Co 2:15a.
Como as pessoas sentem o bom cheiro de Cristo nas nossas vidas? Quando damos bom testemunho de que somos servos do Senhor.

DINÂMICA:
Lendo Cantares, capítulo 1, verso 3, qual o significado profético da expressão “… as virgens te amam.”?
Resposta: A Igreja Fiel.

Quem tem Jesus no coração e ama a Jesus mais que tudo nessa vida, é bênção para sua família, para os seus colegas da escola, para todos ao seu redor. Na hora que enfrenta um problema, uma luta, ele tem a certeza que Jesus está ao seu lado. A sua confiança está no Senhor.

O bom cheiro de Cristo

Que possamos a cada dia ter o bom cheiro de Cristo. Que as nossas palavras sejam de bênção dentro da nossa casa, na nossa escola… Por onde andarmos, que o nosso falar seja somente o que agrada a Deus. Que a sujeira do pecado, das palavras feias, das brigas, não tenham lugar no nosso coração.

Que sejamos um testemunho vivo do nome do Senhor, para que nossos familiares, e todos ao nosso redor recebam uma bênção de salvação.
Vamos lembrar que o cheiro é algo que todos sentem. Seja ele bom ou ruim. Por exemplo: Uma comida gostosa cheira longe… Mas se a comida está estragada, nós logo sentimos o seu mau cheiro, não é mesmo?

Da mesma forma, o servo fiel (igreja fiel) sente, através do Espírito Santo, aquilo que não provém do Senhor, sente o mau cheiro do pecado (músicas mundanas, gírias, conversas que não agradam a Deus, etc). Por isso, se afasta dessas coisas e quer sempre estar no meio dos irmãos, da igreja, pois aqui sente o bom perfume de Cristo, que é a bênção do Espírito Santo no nosso meio.
Ele quer estar nos cultos, tendo experiências com o Senhor.

A Bíblia diz: “… e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;…” Gl 2:20b. Vejam que não basta apenas Cristo estar vivo. Cristo precisa estar vivo em mim, Ele precisa estar vivo na minha vida. Só assim vamos exalar o bom cheiro de Cristo.

Conclusão de Cantares 1:3

Que as pessoas ao nosso redor possam sentir o bom cheiro de Cristo. E assim, em breve, vamos ouvir o toque da trombeta, vamos ouvir Jesus chamar cada um pelo nome! . Maranata! O Senhor Jesus vem! Somos a igreja fiel, a qual anseia a volta do nosso Salvador!



Mais Esboço de Pregação

FAVOS DE MEL – Cantares 4:11

A comunhão com o Rei da Glória – Cantares 1:12

A Mulher do Vaso de Alabastro – Marcos 14:3-8

RECOMEÇAR? – Gênesis 8:20-21

Os Sete Segredos da Mensagem

A Mulher do Vaso de Alabastro – Marcos 14:3-8

Melhor é ir à casa onde há luto – Eclesiastes 7:1-2

Favos de mel manam dos teus lábios – Cantares 4:11

FAVOS DE MEL – Cantares 4:11