coletanea-de-estudos-biblicos-vol-6

coletanea-de-estudos-biblicas-vol5

coletanea-de-mensagens-biblicas-vol2

coletanea-de-senhoras

coletanea-de-mensagens-biblicas-vol1

 

 

contas-premium-2-meses-livrocontas-premium-de-1-ano contas-premium-6-mesescontas-premium-1-mes

 

MENSAGENS PARA REUNIÕES DE SENHORAS

TEMA: LEVANTAR DEFESAS

 

8ª Mensagem (conclusão das mensagens sobre as defesas): A ARMADURA DE DEUS (está dividida em quatro partes)


Primeira Parte

TEXTOS:

Efésios 6:10-17:

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do Evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”

INTRODUÇÃO

O Senhor mostrou que é o momento de levantar defesas, nos proteger e proteger nossos lares. Vimos nestas mensagens, sete maneiras de nos defender; não que só existam estas maneiras de defesas, mas o Senhor revelou estas, pois sabe das nossas necessidades.

Por revelação, temos visto há sete reuniões atrás o assunto: “Levantar defesas”.

DEFESAS

1- Falar santo e o calar;

2- O clamor como defesa no caminho;

3- Fé inabalável;

4- A palavra guardada no coração;

5- O temor do Senhor;

6- A consulta à Palavra;

7- A amizade com Deus;

 

ARMADURA DE DEUS

Hoje, a última a ser abordada, é a armadura de Deus, que está no texto que acabamos de ler.

Paulo fala da necessidade de nos proteger contra as investidas do inimigo e deste mundo.

Devemos primeiro entender como era a época que Paulo escreveu esta carta, isto é, o momento que vivia.

Essa época de Paulo, quase todo o mundo conhecido era dominado pelo Império Romano, que foi um império poderoso devido ao seu exército, que tinha uma força grandiosa e muito bem treinado, com muita disciplina e armas superiores à maioria de seus inimigos. Este império durou aproximadamente 13 séculos.

Paulo, quando fala aos irmãos da cidade de Éfeso, da região da Macedônia, atual Grécia; sobre a armadura, ele e todos os irmãos conheciam muito bem o exército romano, e como se vestia um soldado romano, porque os soldados romanos estavam por todas as regiões dominadas. Paulo então usa como exemplo as armas de um soldado romano, e fala de suas roupas e armas que o protegiam nas batalhas, e chama a atenção dos irmãos para que estejamos revestidos da armadura de Deus para sermos bons soldados de Cristo. E Paulo fala que nossas batalhas não são carnais e sim, espirituais. Há uma guerra espiritual, nós estamos no campo desta batalha e não vemos, mas sentimos seus embates, pois ela é real.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Ef 6:12).

OBJETIVO

O objetivo desta mensagem é defesa. Então as armas aqui serão abordadas para nos defendermos do nosso inimigo, que também tem suas armas, mas temos o Senhor dos Exércitos ao nosso lado. Glória a Deus!

Estas batalhas podem se travar individualmente e coletivamente, como no lar, o casal, os filhos, etc. Para cada situação podemos usar uma ou mais armas para nos defender.

E QUAIS SÃO?

Efésios 6:13

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”.

Paulo diz que devemos tomar toda a armadura de Deus, não parte, ou deixar alguma esquecida, pois o conjunto é que nos garante a vitória. Assim ele diz para que possamos resistir no dia mau e ficarmos firmes.

Segunda Parte

CINTO - CINGIR OS LOMBOS

Efésios 6:14

“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade ...”.

A primeira arma é o cinto. E nosso Deus é Deus da verdade.

João 14:6

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

E nós, seus servos, devemos viver na verdade, pois o pai da mentira é o nosso inimigo. Com a verdade ajustada, cingida, em nossos lombos, seremos protegidos. A verdade é a palavra de Deus vivida, não como muitos que falam, pregam, mas não vivem o que pregam e falam.

Quem ouve a voz do Senhor Jesus, que é a verdade, e guarda os seus mandamentos, tem discernimento e vence com a verdade.

COURAÇA DA JUSTIÇA

Efésios 6:14

“... e vestida a couraça da justiça;”

A couraça protege os órgãos vitais do corpo, como coração, e também o peito, as costas e os lombos. Se o ataque for frontal ou pelas costas, a couraça protege o soldado.

Por que couraça da justiça?

Porque somos justificados pelo sangue de Jesus, este sangue nos protege e nos justifica dos nossos pecados. Somos justificados mediante a fé em Jesus.

Romanos 5:1

“Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;”

Crendo em Jesus alcançamos a justificação de Deus através do sacrifício de Jesus, e assim levantamos uma defesa contra o nosso inimigo.

Terceira Parte

CALÇADOS OS PÉS COM O EVANGELHO

Efésios 6:15

“E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;”

A terceira arma é muito importante para nossa caminhada e no caso do soldado, ele caminhava muito a pé, pois passava por vários tipos de terrenos, com pedras, areia, buracos, espinhos, etc. Então ele tinha que proteger seus pés para conseguir andar no campo de batalha e lutar, pois se ele não conseguisse andar, por mais preparado que fosse o soldado, já estava derrotado.

Isaías 52:7

“Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”

Os calçados tanto falam de levar as boas novas do evangelho da paz a todos os que não o conhecem e dizer que o Senhor reina, e nos protege, pois o evangelho vivido nos dá segurança e certeza da salvação, porque o inimigo sempre tenta nos tirar esta certeza.

O ESCUDO DA FÉ

Efésios 6:16

“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.”

A quarta arma é a fé e vemos como a fé é importante para o servo. Na couraça da justiça, é necessário fé em Jesus para sermos justificados. A fé também é escudo, protege todo o corpo. O soldado carrega o escudo no braço e o movimenta em todas as posições em que vêm os ataques. Protegendo todo o corpo, principalmente as áreas que precisam de proteção, como as pernas.

A fé é o firme fundamento, sem a fé não podemos agradar a Deus. O servo de Deus firmado na fé, tem certeza da vitória.

I João 5:5

“Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

Ele não teme, não fraqueja, mas espera no seu Senhor, o Senhor da vitória. O servo caminha de fé em fé e aquele que se mantiver de pé alcançará a vitória, a eternidade com Deus.

Romanos 1:17

“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

Quarta Parte

O CAPACETE DA SALVAÇÃO

Efésios 6:17

“Tomai também o capacete da salvação ...;”

A quinta arma é o capacete usado para proteger a cabeça; serve para proteger nossa mente; o inimigo quer lançar dúvidas a respeito da salvação, e lançar pensamentos mundanos. O capacete da salvação faz com que nossas mentes estejam protegidas pelo Senhor, envolvidas pelo Espírito Santo.

Salmos 140:7

“Senhor Deus, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.”

Andando na sua direção temos a mente de Cristo para nos dirigir, e a mente de Cristo nos dá firmeza, resistência e discernimento contra os ataques do inimigo.

I Coríntios 2:16

“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”

A ESPADA DO ESPÍRITO – A PALAVRA DE DEUS

Efésios 6:17

“... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”

A sexta arma é a espada que, para o soldado, tanto serve para o ataque como para se defender. Como estamos falando sobre defesa, vamos abordar no sentido de defesa.

A espada precisa estar afiada; cega não serve para nada. A Palavra na nossa vida tem que estar afiada, isto é, devemos conhecê-la bem;

II Timóteo 2:15

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Pois nosso adversário conhece e quer nos embaraçar, como fez com o Senhor Jesus quando o tentou no deserto.

Mateus 4:1-11

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo. E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito: e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviram.”

A palavra é mantimento sólido para o soldado;

Hebreus 5:14

“Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.”

A palavra nos dá condições de discernimos o bem e o mal. O bom soldado deve estar bem alimentado, senão não tem forças, saúde, para lutar. Por isso, a palavra de Deus é alimento sólido, forte e único para o servo de Deus.

Com essas armas, isto é, vestidos com toda a armadura de Deus, não seremos derrotados, mas vitoriosos, pois são armas poderosas em Deus para destruir as fortalezas e setas do inimigo.

II Coríntios 10:4-5

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;”

E à medida que obedecemos ao Senhor Jesus, que é o nosso comandante, as nossas defesas estão fortalecidas e seremos vitoriosos.

O Senhor Jesus está às portas, breve voltará, a ordem é levantar defesas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Categoria: Mensagens