Pular para o conteúdo

A MULHER SÁBIA – Provérbios 14:1-4


A mulher sábia – Pregação

Pregação em Provérbios 14:1-4 – Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as suas mãos. A que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza. Está na boca do insensato a vara para a sua própria soberba, mas os lábios do prudente o preservarão. Não havendo bois, o celeiro fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheitas.

O que anda na sua sinceridade teme ao Senhor, mas o que se desvia de seus caminhos despreza-o.

Desenvolvimento

A construção de uma obra tem em vista a firmeza, a estrutura e finalização, porém, a edificação de uma obra abrange maiores preocupações, além da construção em si, edificar é primar pelos alicerces, pela praticidade da obra e sua ornamentação, acabamento, design. 

Sendo assim, entendemos que a Palavra de Deus, na sua sabedoria divina, confiou à mulher uma família edificada sobre a Rocha, Senhor Jesus, o seu alicerce seguro; a inteligência na divisão de tarefas para que todos os membros de sua família tenham suas necessidades e atividades bem administradas; as finanças sejam o reflexo da união no trabalho, nas obrigações, no lazer, na obra; que a saúde espiritual, intelectual, física, mental e psicológica sejam o ornamento, o acabamento de sua família, apresentando admirável beleza e utilidade para a igreja e para a sociedade.

Temos como exemplo:

A iniciativa de Abigail marca sua história na Bíblia. Diante da tragédia prevista, Abigail sabia que não tinha muito a perder em tentar aplacar a ira de Davi e seus moços ofendidos pelo seu marido. A coragem e humildade, bem como, seu bom siso lhe guardaram e a inteligência lhe preservara – Pv. 2:11

Preparou presentes de pães, vinho, ovelhas, trigo, passas e figos para Davi e seus companheiros, e com palavras de sabedoria e humildade persuadiu a Davi de seu exagero em desejo de vingança, de acerto de contas, e este a agradeceu e a chamou bendita.

Esta admirável mulher trabalhou arduamente para que estes homens não agissem de forma impulsiva e imprudente. Abigail enxergou além da tragédia que estava por vir.

Uma Igreja fiel

Abigail representa uma igreja fiel do Senhor que usa sua habilidade para promover a paz, a lealdade, e vê com prudência e sabedoria o agir na revelação, na direção do Senhor e assim Deus abençoou grandemente sua vida.

Assim a mulher de hoje, agindo como Abigail com compromisso, com grande alegria, caminha na revelação. Como uma mulher inteligente e formosa é o fruto da beleza, da divindade do Senhor em nosso nossos corações, que de graça nos deu essa pedra de grande valor, o Senhor Jesus em nossas vidas, a mulher sábia que é ajudadora na hora certa, com as palavras certas e os gestos sábios. Estas qualidades vêm de Deus para todas nós.

Conclusão

Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor. (Provérbios 19:14)

A mulher desempenha um papel importante na sociedade. Ela educa os filhos para serem homens de fé, cuida do marido, da casa, ajuda muitas vezes no sustento do lar, enfim, vive o dia-a-dia agitado.

Entretanto, não deve se esquecer de ser uma mãe atenciosa, uma esposa que preza e honra seu marido, uma mulher que dá bom testemunho mantendo limpa e em ordem sua casa, e que ainda consegue ir para o trabalho e executar bem suas tarefas. O Senhor exalta a mulher que age corretamente.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Abigail – Tipo da Igreja fiel – I Samuel 25:18-42

I Samuel 25:18-42 – Abgail, a esposa sábia – Casamento

O falar Santo – Grupo de Senhoras

Esboço Bíblico – A CHAVE DA PORTA FORMOSA

Esboço Bíblico – Provérbios 27:8



Alguma dúvida?