Pular para o conteúdo

A virtude da mulher sábia – Estudo 2


SERVA DE DEUS E SEU LAR

A VIRTUDE DA MULHER SÁBIA – Estudo 2

Provérbios 31:10 – “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins”.  

VIRTUOSA – PURA DE ALMA, INOCENTE, HONESTA, VALOROSA.

RUBI = PEDRA PRECIOSA, SOMENTE INFERIOR AO DIAMANTE, COR VERMELHO VIVO.

Introdução

A esposa Serva de Deus desempenha vários papéis. Seja na sociedade, igreja, no lar. Ela foi chamada para edificar o lar. Quando Deus criou o homem, disse: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer alguém que o ajude como se fosse a sua outra parte” (Gênesis 2:18). 

Então a mulher foi colocada como peça fundamental para formação da família, pois depositou em suas mãos a responsabilidade de ser rochedo, muralha, ponto de equilíbrio, exercendo o papel de ajudadora, que para isto requer sabedoria de Deus.  Amando a sua família, sendo uma bênção no seu lar e abençoando a todos quanto nela vive. 

Esta é a característica da mulher virtuosa, valorosa, e haje na sua família com honestidade, sinceridade de alma, porque ela se apresenta ao Senhor com pureza de alma e Deus a responde.

Esta serva é comparada a um rubi – pedra de grande valor -, por tamanho ser o seu valor aos olhos do Senhor, de cor vermelho vivo, o sangue de Jesus (Deus vivo) está sobre a sua vida, e seu Espírito Santo a conduz direcionando a pastos verdejantes, que serve de alimento não só para si, mas para toda a sua família, fazendo com que seu lar seja um lar de bênçãos.

Características da Mulher Virtuosa:

Efésios 5: 22 e 24 – Apoiadoras

Os maridos se sentem respeitados e honrados, quando ela o apóia e sente-se mais disposto a enfrentar os desafios.

 Gênesis 2:18 – Auxiliadora

Em Hebraico significa “Circundar”. Ela circunda (cerca) o marido com apoio, exortação e conforto.
Coloque a disposição dele, todas as boas qualidades que há dentro de você para ajudá-lo a se tornar um servo, (continuar sendo…).

 Provérbios 31: 13 a 27 – Administradoras

É uma mulher que é capaz de ações mais distantes, é capaz de sair do âmbito imediato das suas razões e seguir a orientação do Espírito Santo. Intercessora. A sua intercessão pelo marido e família lhe dá a certeza de que a mão de Deus está operando na vida deles e em seu lar. 

I coríntios 13:5 – A mulher que perdoa

O perdão é ato de vontade e não um sentimento. O amor não mantém um registro de erros. Faz com que a sua vontade concorde com a vontade de Deus, e procura ser orientada pelo Espírito Santo. Não há limites para o número de vezes que devemos perdoar (Mateus 18:22).

Devemos examinar a nós, e não o nosso cônjuge (Mateus 7:5 e Lucas 6:37). Antes de perdoar aos outros frequentemente precisamos perdoar a nós. Jesus nos perdoou.

Rom.10:10 – Mulher de fé

A é ativada pela voz, e crer no coração. “Eu cri, por isso, é que falei…” (II Coríntios 4:13). Visão de não significa ignorar as circunstâncias, mas sim vencê-las (Romanos-4:19-21) 

Mulher Virtuosa na Igreja

A serva de Deus, ela não é condenada, mas redimida. Ao invés de viver em tormento ela vive em paz. No lugar de confusão, ela tem a orientação do Senhor. Sua enfermidade foi substituída pela saúde, saúde espiritual. Sua pobreza se transforma em riqueza espiritual, que são as bênçãos espirituais e que não são para esta vida, mas para a vida eterna com Deus.

Mulher de Oração

Voltamos a citar o exemplo anteriormente citado. O exemplo da serva Ana. (Estéril)

Ela cansou de ser motivos de risos para Penina (Fértil). Sua rival. Ambas mulheres de Elcana. Em I Sam. 1:9-13, A palavra diz que a primeira coisa que Ana fez foi ORAR. E quem ora está subvertendo as coisas. Quem ora está fazendo ruir as estruturas. Quem ora está usando as armas mais eficazes em uma batalha, os meios de graça.

Ana ora, quando ela ora o Senhor se compadece dela e coloca-se ao seu lado. Diz à palavra que Ana chora, ela se curva, ela geme, ela derrama o coração perante o Senhor. Ela faz voto ao Senhor, ela se compromete. OH Deus intervenha! E Deus intervém e lhe dá um filho.

E no capitulo 18:1: Antes dela ter com seu esposo, ela se levanta, enxuga as lágrimas e já não era tão triste o seu semblante, ela muda a face e reveste com outra fisionomia. Antes de estar grávida no ventre, “ela está grávida na mente quando diz: “Seu filho que está prometido virá.
Pela oração e , pela nova atitude frente à tribulação que está vivendo. E Ana gerou um dos grandes profetas da Bíblia, O profeta Samuel. Este é o poder da serva que Ora.

A mulher sábia traz para sua casa:

– submissão (aceita, submete-se);
– felicidade;
– prosperidade para a família;
– paz, ao fazer do seu lar um lugar agradável;
-decisões sábias no relacionamento com o marido, com os filhos, com os parentes e com as demais pessoas a sua volta;
– domínio próprio.

Se a mulher sábia edifica sua casa, tudo o que ela faz é com o propósito de construir, nunca de destruir.

Sabemos que uma boa construção leva tempo, é preciso assentar os tijolos um a um, até que a casa fique sólida e firme. Assim para uma serva edificar sua casa, precisa permanecer na presença do Senhor, buscando crescer em sabedoria e se tornar mais sábia e edificante.

 Mas deve estar vigilante para não adentrar na segunda parte deste versículo e que muitas parece não considerar: “A mulher tola destrói com as próprias mãos”. A insensatez é a falta de senso ou razão, loucura, insanidade. Portanto, a mulher insensata, por ser tola e insana, somente destrói com suas atitudes, nada edificantes.

A mulher insensata traz para sua casa:

– confusão constante;- destruição de bens e em relacionamentos;- contendas, pois fala sem pensar;- discórdia, pois tem prazer em ofender alguém;- temperamento explosivo;- variação de humor;- insubmissão;- infelicidade e desarmonia entre os cônjuges e filhos, pois não respeita ou não se faz respeitar.

Para construir (edificar) algo em suas vidas, para edificar com os exemplos os seus lares, precisam ser sábias, caso contrário, os destruirá. São servas (mulheres) do Senhor e não podem destruir, antes devem construir lares sólidos, através de um espírito de excelência em vós.

Toda serva do Senhor precisa ser sábia e, assim, edificar sua casa, mas antes, é necessário submeter-se à vontade Dele, colocando-se disponível para a atuação do Espírito Santo, que direciona no caminho certo, e que nos convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8-11).

Em síntese de Provérbios 31:10 a 31, Mulher Virtuosa é:

É uma mulher que não olha para as circunstâncias que a cercam.

– A sua mente é a mente de Cristo
– A força e a dignidade são os seus vestidos, e quanto ao dia de amanhã não tem preocupações.
– Os sentimentos que ela sente, são os do Senhor.

– Não precisam de artifícios humanos, como palavras de elogio, o Amor de Deus lhe basta para ser feliz.

– Sua alegria não provém de valores e de subterfúgios humanos, mas emana do Espírito Santo, sua carne pode estar cansada, mas sua alma está alegre.
– A sua decisão é a decisão do Senhor.
– Trabalho para ela é uma coisa boa (trabalho das servas na casa do Senhor).
– Ela tem prazer no que faz.
– Ela olha com os olhos do Espírito.
– Suas palavras, são as palavras de Benção.
– A conclusão que ela tira, é a direcionada pelo Espírito Santo.
– É ainda noite e já se levanta e dá mantimento à sua casa de madrugada (meios de graça) e tarefa às suas servas, deixa o roteiro do dia preparado (ordeira).
– Não é complicada, atrapalhada, egoísta, complexada, traumatizada.
– Ela não precisa ler revista de como segurar um marido, ou de como ser feliz.
– Ela não precisa assistir a uma novela, para ter um referencial no seu casamento, na sua vida pessoal ou profissional.

Seu referencial é Jesus!

Mulher Virtuosa: é uma serva Ilimitada em Cristo Jesus. (Marcos. 9:23, segunda parte).


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

Mefibosete encontra Davi – 2 Samuel 19:24-30

A bênção do Senhor é que enriquece – Provérbios 10:22

E, entrando no sepulcro – Marcos 16:5-6

A Descrição da volta de Jesus – Cantares 2:8

O irmão do filho pródigo – Lucas 15:25

Estudo sobre Salvação – I Pedro 1:2

O enigma de Sansão – Juízes 14:12-14

Quando o feno é removido… – Provérbios 27:25-27

Jeremias 17:13 – Onde seu nome será escrito?

Passado, esqueça-o – Gênesis 41:51-52



Alguma dúvida?