Pular para o conteúdo

CULTO DE SENHORAS – Água ou vinho? | João 2:1-4

CULTO DE SENHORAS

TEMA: Água ou vinho? João 2:1-4

OBJETIVO: Despertar a igreja para estudar a Palavra além da letra.

INTRODUÇÃO

A igreja fiel vive o grande banquete das Bodas do Cordeiro! Porém muitos ainda estão só com água.

DESENVOLVIMENTO

O milagre da água transformada em vinho está no descobrir os mistérios da Palavra pela revelação do Espírito Santo. Desfrutamos deste milagre quando alcançamos o entendimento daquilo que está além da letra.

Vamos destacar diversos mistérios nas Bodas de Caná da Galileia em João 2:1-4:

1º: “E, ao terceiro dia, fizeram-se umas BODAS em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.” João 2:1

BODAS PROFETICAMENTE APONTA PARA A FESTA DO CASAMENTO DA IGREJA COM O COM O SENHOR JESUS. “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.” Apocalipse 19:7 Jesus é o noivo que virá buscar a noiva, a igreja fiel “depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:17

2º: “E, ao TERCEIRO DIA, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.” João 2:1

TERCEIRO DIA PROFETICAMENTE APONTA PARA A MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS, UM PROJETO DE DEUS PAI= este grande acontecimento que marcou o início da festa das bodas. O sacrifício do Senhor Jesus abriu para nós a porta da graça.

“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;” Lucas 24:46

3º: “E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em CANÁ DA GALILÉIA; e estava ali a mãe de Jesus.”

João 2:1 CANÁ DA GALILEIA profeticamente aponta para a Salvação dos povos gentios (não judeus). Caná era uma pequena vila da Galiléia. Em Caná da Galileia Jesus fez o seu primeiro milagre, que foi transformar a água em vinho. O povo gentílico se maravilhou ao ver isso, e creram que era uma operação de Deus, um milagre. Hoje, nós que somos a igreja gentílica, cremos no milagre do Espírito Santo operando no nosso meio, governando e aperfeiçoando a nossa vida para a eternidade, temos o batismo, temos os dons espirituais, através destes Deus está falando. “Fui buscado pelos que não perguntavam por mim; fui achado por aqueles que me não buscavam; a um povo que se não chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui.” Isaías 65:1

4º: “E, faltando o vinho, a MÃE DE JESUS lhe disse: Não têm vinho.” João 2:3

MÃE DE JESUS – Esta expressão é de sentido profético, não está se referindo a pessoa de Maria mãe de Jesus, e profeticamente, aponta para a figura do povo de Israel no Velho Testamento.

Através deste povo, Jesus veio ao mundo. Mas, quando Jesus se refere a ela como mulher: “Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora” (João 2:4), essa palavra no Novo testamento representa a igreja infiel, que tenta interferir, mudar o projeto de Deus “O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.” Mateus 13:33.

Ambos tinham Jesus, mas desprezaram. O ministério de Jesus não tem nada a ver nem com Israel e nem com a igreja infiel, não podem interferir, não têm competência para dar o vinho que é o Espírito Santo ao homem. Só Jesus tem essa autoridade, pois foi Ele que morreu na cruz, derramando o seu sangue, que representa o Seu

Espírito Santo. Sem Jesus não há milagre, não há batismo com o Espírito Santo, não há alegria da salvação.

5º: “E foram também CONVIDADOS Jesus e os seus DISCÍPULOS para as bodas.” João 2:2

CONVITE AOS DISCÍPULOS: profeticamente aponta para o convite para o arrebatamento, começando pelos apóstolos. “E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:47.

6º: “E, FALTANDO O VINHO, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.” João 2:3

FALTOU O VINHO: profeticamente aponta para o momento que faltou a alegria do Espírito Santo. 1º vinho: Pentecostes. Estamos presenciando nos nossos dias um falso cristianismo que vive de aparência e engano, prega, mas não vive a Palavra, salvação sem transformação, sem a alegria do Espírito Santo: acabou o vinho. “Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”

Apocalipse 3:15,16

CONCLUSÃO

Água ou vinho?

A escolha é particular. O vinho é o melhor! “… mas tu guardaste até agora o bom vinho.” João 2:10 Você pode ficar só com a leitura da Bíblia, o histórico, isso é “água”.

Ou você pode escolher a partir de agora o vinho, que é o profético, os mistérios da Palavra VIVA.

Para ter acesso ao vinho: Se ajoelhe; Faça o clamor pelo sangue de Jesus; Peça ao Espírito Santo que te conceda a revelação; Estude a Bíblia com frequência, se aprofunde;PERGUNTA DA SEMANA: 1 – Nas diversas expressões, figuras e momentos identificados no evangelho de João capítulo 2:1-12, são destacados diversos mistérios. Analise cada um desses destaques encontrados até o verso 6, que se referem profeticamente a cada um deles.

BODASA festa do casamento de Igreja com o Senhor Jesus
TERCEIRO DIAMorte e Ressurreição – um projeto de Deus pai
CANÁ DA GALILEIASalvação dos gentios(não Judeus)
MÃE DE JESUSFigura de Israel e da Igreja infiel
CONVITE AOS DISCÍPULOSConvite à Igreja, começando pelo apóstolos
FALTOU O VINHOFaltou a alegria do Espirito Santo – 1º vinho: Pentecoste

botaodownload
Receba o PDF no seu email

Mais conteúdo

Ó VEM LOGO, JESUS!

A Riqueza das Bodas – Mateus 22:09

O Vinho novo – Marcos 2:18-22

JOÃO 2:1-11 – O SEGUNDO VINHO

Estudos Bíblicos – Doutrina de Corpo no Velho Testamento