Pular para o conteúdo

Apanhai as raposas e as raposinhas – Cantares 2:15


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

CULTO DE SENHORAS

TEMA: Conselho de Deus: Apanhai as raposas e as raposinhas Cantares 2:15

INTRODUÇÃO

A vinha é tipo da Obra do Espírito Santo e quanto mais vigiamos, santificamos e zelamos dela na nossa vida, mais frutos ela irá produzir. É um cuidado individual, “apanhai”, cada um limpando seu coração, pois a Obra do Espírito Santo é realizada de dentro para fora. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” I Coríntios 11:28.

DESENVOLVIMENTO

Em Israel, a vinha era o meio de sobrevivência, as famílias dependiam diretamente dela (Mt 21:28-30). E era deixada como herança por muitas gerações. Essa vinha representa a Obra que o Espírito Santo está realizando. A Obra do Espírito Santo tem que ser maior que tudo, pois, a nossa vida eterna depende dela, e é uma herança que precisamos transmitir aos nossos filhos. Devemos nos envolver com esta Obra cada dia para que possamos alcançar a eternidade.

PERGUNTA DA SEMANA: Dinâmica com a pergunta 4 e 5 da EBD de forma facilitada.

1: O que representa, profeticamente, a expressão “raposas e “raposinhas”?

Resposta: Elas representam o pecado (desobediência a Deus), em todas as suas formas (uma ação, sentimento e até pensamento Mt 5:28).

RAPOSAS: Animal de hábito noturno (trevas), que escondiam em buracos (terra=coração) e destruíam as uvas (destroem a Obra, tira a salvação). A raposa representa o pecado que todo mundo vê e sabe que está errado diante de Deus. O conselho do Senhor para nós é: “Apanhai-me as raposas= identificar e eliminar, eles não podem fazer parte da vida do servo fiel.

RAPOSINHAS: Animal de aparência inofensiva e graciosa, e por serem muito pequenas, entravam sorrateiramente na vinha e se escondiam debaixo da plantação, eram difíceis de serem vistas, mas ainda que pequenas, destruíam as flores da vinha (dons espirituais) e derrubavam os muros (comunhão com Deus). Depois as raposinhas cresciam e destruíam as uvas. As raposinhas representam aquele pecado que ninguém vê, “o que é que tem” (fofoca, orgulho, inveja, mentira, rancor, murmuração, conversas na internet, vídeos, inimizades). O pecado por menor que seja, ele vai crescer, roubar, matar e destruir. O conselho do Senhor para nós é: “Apanhai-me as raposinhas.” Assim como a vinha precisava de guardas, nós precisamos Orar e vigiar, identificando e eliminando tudo que é prejuízo para a Obra no nosso coração.

2: A que tempo se refere?

Resposta: Refere-se ao tempo atual, que antecede a volta do Senhor Jesus. O tempo de cuidar da

Obra é hoje, antes que feche a porta da graça.

3: Qual a aplicação profética da expressão “…as nossas vinhas estão em flor.”

Resposta: É a Igreja exalando o perfume dos dons espirituais. Momento do derramar do Espírito Santo sobre todos os que invocam o Senhor (Jo 2:28), preparando a Igreja para o arrebatamento.

Deixar que a igreja participe contando experiências com dons espirituais.

Se a vinha não for valorizada (Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais. 1 Reis 21:3), se não vigiar contra as raposas, ela não dará flor, não dará frutos e se tornará árvores sem importância ou apenas uma horta. Assim o crente sem esta Obra vive uma religião sem salvação. Sem as manifestações do Espírito Santo, ele não caminha na vida espiritual, Deus não fala, e “sem profecia o povo se corrompe” (Pv.29:18).

CONCLUSÃO

Quando as raposas e raposinhas eram retiradas, as flores davam lugar aos frutos e enchiam as vinhas de uvas. Assim as famílias tinham o sustento e a alegria do vinho produzido.

É isso que vai acontecer se atentarmos para este conselho de Deus: “Apanhai as raposas, e as raposinhas”. Nós e a nossa família teremos segurança, alegria do Espírito Santo (vinho), as manifestações dos dons espirituais. O Senhor tem nos dado armas espirituais para vencermos todas as investidas do inimigo 2 Coríntios 10:4-5.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Apanhai as raposas, e as raposinhas – Cantares 2:15

As raposinhas na Vinha – Cantares 2:15

A raposa de fogo – Juízes 15:4-5



Alguma dúvida?