Pular para o conteúdo

Se tu mesmo não fores conosco – Juízes 4:1-8

Juízes 4:1-8 – Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, depois de falecer Eúde. E vendeu-os o Senhor na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual então habitava em Harosete dos gentios.

Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel.
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.

E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;
E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão. Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.

Desenvolvimento

Débora era profetiza e juíza, e representa aqui a revelação – a palavra de Deus – O Espírito Santo.

Baraque era um varão da tribo de Naftali, como Débora também era, porém não foi juiz em Israel, mas apontado por Deus para libertar o povo do jugo inimigo (verso 6).

As orientações foram claras. A quantidade de guerreiros que iriam ser usados, as tribos que participariam e a tática de guerra e, além disso, a profecia de que a vitória era certa (versos 6-7).

Baraque não se esquiva à responsabilidade, mas responde assim: “Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei”. (verso 8).

Essa é a mesma posição da igreja.
Ela não faz nada se o Espírito Santo não estiver com ela.
O que sustentou a igreja no período de Esmirna, durante as dez grandes ondas de perseguições foi a presença do Espírito Santo.

Moisés disse ao Senhor certa vez: “Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.”(Êxodo 33:15).

A bênção começa para a igreja quando ela entende que a obra é do Espírito Santo e que ela depende dele para tudo.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais conteúdo

Débora – Juízes 4:14

Juízes 4: 8 – Sem Profecia o povo se corrompe

Esboço – Isaías 45:2 e 3 – Eu irei diante de ti

O nascimento de Sansão – Juízes 13:1-5

SACIAR A SEDE – Juízes 15:18-19

ABELHAS PRODUTIVAS – Juízes 4:4