Esboço Bíblico

O Carcereiro – Atos 16:27

O Carcereiro – Pregação

Esboço de Pregação em Atos 16:27 – O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido.

Desenvolvimento

Geralmente um preso de bom comportamento. O carcereiro era então um homem aprisionado que cuidava de presos como ele. Sua família era presa, pelo fato de certa forma ser incriminada também caso algum preso fugisse.

Não é citado seu nome, somente é dito “O carcereiro”.

Representa o homem preso às garras do adversário, em que tudo e todos a sua volta também estão aprisionados (sua família, seu trabalho, seus amigos, etc.). 

Sente-se falsamente seguro em meio a situações materiais favoráveis, mas está preso devido aos pecados do passado. Não tem nome na família de Deus, é um estranho.

É alguém que precisa de socorro desesperadamente (“Passa à Macedônia e ajuda-nos” At 16:9).

Na hora em que ele se sente mais seguro, o chão lhe foge dos pés; um desastre, uma doença, um problema financeiro, a morte de um familiar é o terremoto que o leva para Jesus que o liberta (“… e se abriram todas a portas…” At 16:26).

Conclusão de Atos 16:27

A promessa de vida é para o presente e para o futuro (“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa”. At 16:31).

Esboço de Pregação em Atos 16:27 – O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido.



Mais Esboços de Pregação

O Evangelho Transformando o Homem

Oração que agrada a Deus – Daniel 6:10

E RESPLANDECEU UMA LUZ NA PRISÃO – Atos 12:5-12