Pular para o conteúdo

Trigo no Lagar – Mensagem para Jovens


O TRIGO NO LAGAR

“Então o anjo do senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu e disse: O Senhor é contigo, varão valoroso”. Juízes 6:11-12

INTRODUÇÃO

Israel aqui estava vivendo um momento difícil. Josué tinha morrido e o povo agora volta à servidão, estavam sendo dominados pelos midianitas há sete anos. Eles entravam em Israel, roubando-lhes gado, ovelhas e toda sorte de alimentos, deixando-lhes sem sustento algum.

A população vivia amedrontada, assustada e já estava tão entregue a situação que fez covas nos montes, cavernas e construiu fortificações (Jz 6:2). Os midianitas eram descendentes direto de Abraão. Fruto do relacionamento do patriarca com Quetura, logo após a morte de Sara (Gênesis 25:1-2).

Deus permitiu que Israel ficasse nas mãos dos midianitas principalmente por causa da idolatria. Deus havia enviado um profeta para alertar e libertar Israel. Eles, porém, não ouviram. “E disse eu sou o Senhor, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não deste ouvidos a minha voz” Jz 6:10.

TRIGO NO LAGAR E NA EIRA

O trigo naquela época era, normalmente, malhado na eira, um terreno de barro batido onde eles batiam o trigo para tirar os grãos. Era um espaço amplo e arejado, para que o vento soprasse as impurezas do cereal, no momento em que o lançavam para cima. E durante este período Deus deu sabedoria a Gideão para que ele preservasse a produção de trigo de Israel, pois toda a produção produzida na eira, os midianistas roubavam deixando o povo de Israel sem alimento.

Gideão então passou a agir de uma forma diferente do restante do povo de Israel, passou a malhar o seu trigo no lagar, que era uma espécie de tanque onde se pisavam as uvas. O lagar era uma grande bacia, onde os homens pisavam uvas. Normalmente era feito sobre uma rocha ou uma grande pedra. Eles seguravam-se em cordas acima deles e esmagavam as uvas com os pés.

O suco era retirado em recipientes que ficavam nas laterais da grande bacia. Lagares ficavam em locais escondidos, escuros e de acesso restrito. Os midianitas nunca iam imaginar que houvesse trigo no lagar, por isso não conseguiam levar o trigo de Gideão.

a) O trigo (tipo da Palavra) malhado no lagar era trigo com o gosto da uva (tipo do Espírito Santo).

Jesus também foi pisado e, assim, seu sangue produziu vida, nos garantindo a benção do Espírito Santo. Trigo no lagar é a Palavra Revelada. O trigo pegava o cheiro de uva. É a palavra que tem o bom perfume de Cristo. A base da Palavra agora é a Rocha, é Jesus Revelado.

O trigo no lagar jamais seria descoberto pelo inimigo, porque o normal era malhar o trigo na eira (chão de barro batido). O inimigo não tem acesso à Palavra Revelada, ele não tem argumentos contra ela. A Palavra Revelada é o segredo de Deus. O trigo malhado na eira era fácil para ser roubado, mas Gideão malhou o trigo no lagar.

b) O trigo na eira é a Palavra sobre o barro, firmada na razão humana.

O trigo na eira ficava com gosto de barro (tipo do homem). É visível ao inimigo. No tempo em que temos vivido, a Palavra de Deus na razão, sem a revelação, não está mais surtindo efeito, pois o inimigo rouba todo o resultado do trabalho. Não há prosperidade no trabalho. O trigo ficava com cheiro de terra, é a palavra com as características do homem. Na razão, o inimigo sempre vence.

Um dia, quando ele estava malhando o seu trigo no lagar, apareceu um anjo e começou a observar o trabalho dele.  Então o anjo aproximou-se dele e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso. Gideão então respondeu: Se o Senhor é conosco, por que está acontecendo tudo isso a Israel?  O Senhor nos desamparou e nos deu na mão dos midianitas. E o anjo disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel dos midianitas. Gideão disse: Com que livrarei a Israel, eis que a minha família é a mais pobre em Manassés e eu sou o menor na casa de meu pai? O Senhor disse:  Tu ferirás os midianitas porque Eu hei de ser contigo.

O ato de Gideão malhar o trigo no lagar era profético. O anjo não foi para os outros de Israel, ele foi diretamente a Gideão. Gideão descobriu o segredo, o trigo malhado no lagar, a Palavra Revelada. E quando Deus fala que ia usar a vida dele para livrar o povo de Israel dos seus inimigos, Gideão se sentiu incapaz, mas não importa para Deus a capacidade humana do servo, pois ele sempre será considerado valente quando se envolve com o trabalho e alcança a revelação do projeto de DEUS.

O anjo lhe diz que o Senhor era com ele. O Senhor também sempre estará com aquele que está na Revelação e envolvido com a obra. Nossas qualidades humanas não interferem. Somos valentes porque o Senhor é conosco. E você jovem é valente, porque você alcançou um segredo que o inimigo não sabe, o seu trigo está no lagar, ou seja, você tem a força da Palavra Revelada na sua vida.

O Senhor é contigo. Este segredo lhe torna forte, por isso Deus disse: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.1 João 2:14

CONCLUSÃO

A nossa experiência é a mesma de Gideão porque a Palavra que nós temos nas mãos não está sendo malhada na eira, ela está sendo malhada no lagar. O trigo malhado na eira, essa Palavra misturada com o homem, ela atinge somente a mente, e quando ela está somente na mente, o inimigo faz o que quer, ele deixa o homem vazio. A Palavra revelada vai até à alma porque ela é a Palavra do Espírito.

A única maneira de tirar o homem da mão do inimigo é com a Palavra revelada. Você não consegue fazer isso com a letra porque a letra mata, a Bíblia como letra só leva o homem para a morte, ela leva o homem a ter grandes conhecimentos, bons princípios, mas não liberta o homem das mãos do inimigo.  O que liberta o homem é a Palavra revelada.

O valor de Gideão não estava nele como homem, mas naquilo que ele tinha descoberto, que era a revelação, que era a profecia. O grande valor desta Obra não está em nós, homens, mas na profecia que está dentro dela, que é o Espírito Santo operando no nosso meio, é dessa maneira que nós vencemos os midianitas deste mundo. Gideão venceu os midianistas na revelação. E da mesma forma iremos vencer este mundo, alcançando a revelação do Senhor.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais artigos

Trigo no Lagar – Juízes 6:11

Levanta-te, resplandece – Isaías 60:1

O que separa o homem de Deus – Isaías 59:1-2

Quem é esta que aparece como a alva do dia? – Cantares 6:10

As Capas de Estevão – Palavra aos Jovens

A sabedoria de Joquebede – Hebreus 1:15, 16, 22 e 2:1-3

Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou – Salmo 3:5

Juízo do Espírito Santo – I Reis 1, 2, 3; 2:44; 3:16; 2:12

A boa Obra – Filipenses 1:6

Eliseu sara as águas – II Reis 2:19-22

Isaías 38:17 – ABRAÇASTE A MINHA ALMA

Ester 4:16 – Se perecer, perecí

Juízes 4: 8 – Sem Profecia o povo se corrompe

Postura do Obreiro nos Cultos

A restauração do Altar – I Reis 18:21, 30-39




Alguma dúvida?