Pular para o conteúdo

Jeremias 17:13 – Onde seu nome será escrito?


Onde seu nome será escrito? – Pregação

Esboço de Pregação em Jeremias 17:13 – “Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.”

Desenvolvimento

O amor de Deus

Deus nunca deixou demonstrar o seu amor e cuidado pelo povo de Israel. Apesar que muitas das vezes o homem utilizando do seu direito de livre escolha queira andar em seus próprios caminhos. Isso aconteceu com Israel por inúmeras vezes e acontece também em nossos dias.

Os profetas que foram levantados por Deus tinha um propósito trazer a memória do povo a vontade de Deus e mostra as consequências das escolhas que são feitas.

É importante salientar que a Palavra de Deus tem o seu caráter profético que ultrapassa o tempo histórico e o leva a viver o tempo profético que é o tempo de Deus.

As palavras proferidas pelo Profeta Jeremias tinha uma aplicação para a Israel naquele momento e também para os nossos dias que somos o Israel Espiritual.

“…os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra…” Jeremias 17:13 c

Há uma conexão profética entre o velho Testamento e Novo Testamento. Esse texto descrito acima se trata de uma profecia onde a uma referência interessante há um fato ocorrido no ministério de Jesus.

A mulher pega em adultério João 8:2.

Ao longo do texto de João 8:1- 11 podemos extrair inúmeros ensinamentos e revelações. Mas vamos nos ater a esse detalhe descrito na Palavra. “Ele (Jesus) escrevia na terra…”

Todos os atos do Senhor Jesus foram proféticos e apontavam para o projeto de Salvação para a vida do Homem.

Acerca do texto há uma correlação profética entre os textos de Jeremias 17:13 “o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão…” e com o texto de João 8:6.” …Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra.”

Estivesse escrevendo no chão os nomes de cada um dali que não queria dele uma bênção, e se cumpriu a profecia, pois diz o evangelista que um a um iam deixando suas pedras e se afastando do local, ou seja, “se apartando de Jesus”.

A única que não se apartou dEle foi a mulher.

E a esta Ele a recebeu e diz “não peque mais.”

Estes somos nós, que apesar de nossas falhas, não nos apartamos do Senhor, estamos no corpo de Cristo, e assim nossos nomes não são escritos na terra, que passará, mas no livro da vida, que é eterno! Somente aquela (aquele) que entende que seu caminho foi mudado, de morte para vida, permanece com o Senhor.

“Aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora”. João 6:37

Mas os que se apartarem do Senhor terão seus nomes escritos na terra. E como Jesus é onisciente e conhece todos os corações, já poderia escrever seus nomes um a um, enquanto iam se apartando. E como nós não nos afastamos do Senhor, o nosso nome não está escrito na terra, mas sim no livro da vida.

Pr. João Carlos Braga- RJ

Esboço de Pregação em Jeremias 17:13 – “Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

MOISÉS CONTA O POVO – Números 1:17-18

Põe-me teu selo no meu coração – Cantares 8:6

Homens que espiem a Terra – Números 13:16

A família de Levi – Números 3:17



Alguma dúvida?