Pular para o conteúdo

Vale dos ossos secos – Ezequiel 37:1-12


Vale dos ossos secos – Esboço de Pregação

Esboço de Pregação em Ezequiel 37:1-12 – “Veio sobre mim a mão do Senhor, e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.”

OBJETIVO: Mostrar ao homem que o Senhor é o único Deus, e que só Ele pode operar o milagre da salvação.

INTRODUÇÃO

Mesmo cercado num mundo tão conturbado e cheio de guerras, Deus estabeleceu o povo de Israel, fazendo com eles um concerto que, se observado e cumprido, traria para eles paz e prosperidade. O pecado (transgressão do mandamento), a rebeldia (resistência à correção), e obstinação (persistência no erro) do povo ao longo dos anos, caracterizaram a quebra do concerto. Com isso, o Senhor se distanciou de Israel, deixando-o a mercê dos seus inimigos. O cativeiro foi o resultado de anos de sono e frieza espiritual.

DESENVOLVIMENTO

O profeta Ezequiel teve uma importante missão. Mesmo sendo cativo como os demais, foi usado por Deus para exortar o povo a se arrepender dos seus pecados, levando-os a crer que o cativeiro teria fim, e que eles voltariam à terra de que o Senhor lhes havia dado. À medida que os anos de cativeiro se passavam, a fé ia se esvaindo, e a esperança do regresso, era cada vez menor.

O Senhor conduz o profeta, em visão, a um vale de ossos secos. O profeta é testemunha de uma situação irreversível: A morte. Porém, refere-se a Deus como o único capaz de saber e reverter tal situação.

DEUS QUER OPERAR

Uma simples ordem de Deus: “Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor“, e dá-se início a um grande milagre, que resulta na transformação dos ossos secos em um exército grande em extremo.

O vale de ossos é este mundo e os ossos são os homens sem o Senhor; estão secos, sem vida, espalhados pela face do vale (mundo) porque não tem a direção do Espírito Santo. Ninguém é capaz de tirá-los desta situação. Só o Senhor tem este poder e sabe como fazê-lo. (Projeto)

Muitos cativos não tinham mais esperança de voltar a terra prometida; pensavam estar cortados, destruídos; achando que a semente de Israel ficaria sepultada para sempre em Babilônia. Muitas pessoas no mundo de hoje estão presas, cativas por este mundo e seus pecados, enfrentando problemas que afirmam não ter mais solução. Estão confusas, pois não têm a direção do Espírito.

Dúvida?

Alguns servos e servas nesta, última hora, estão com seus corações duvidosos a respeito da volta do Senhor Jesus e envolvidos nas dificuldades que caracterizam este momento final, estão esmorecendo e se conformando com este mundo. O Espírito já não atua mais, e por causa disso, estão cada vez mais secos e sem vida.

Deus tem provado ao seu povo, a cada culto, que só Ele tem poder para libertar e transformar as pessoas. Só o Senhor tem a capacidade de reverter casos que para nós seriam impossíveis de se resolver. Que só Ele pode nos dar a Salvação e nos livrar da condenação eterna. A nós compete apenas ouvir a Sua voz e entregar o coração, deixando que Ele seja o Senhor das nossas vidas.

CONCLUSÃO

Não podemos deixar que o mundo e as dificuldades que cercam o nosso dia-a-dia venham nos tirar a esperança que temos no Senhor. Não podemos nos conformar com este mundo e deixar pra trás a promessa gloriosa da Salvação, a terra prometida, a herança que está preparada para nós desde antes da fundação do mundo.

Este mundo não será a nossa sepultura, mas viveremos para sempre na Pátria celestial com o Senhor. Cristo em nós, esperança da glória!

Esboço de Pregação em Ezequiel 37:1-12 – Vale de ossos secos – “Veio sobre mim a mão do Senhor, e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Mefibosete encontra Davi – 2 Samuel 19:24-30

O significado da Páscoa no Velho Testamento – Êxodo 12:1-13

O que leva à Apostasia? – Estudo Bíblico

João 10:22-25 – A Festa da Dedicação

A terceira trombeta – Apocalipse 8:10-11

Jeremias 17:13 – Onde seu nome será escrito?

Marcos 5:36 – O “Somente” que precisamos entender

Fica conosco – Lucas 24:29

O rebanho de Jesus – João 10:14-16

Davi conduz a Arca para Jerusalém – 2 Samuel 6:12-23



Alguma dúvida?