Pular para o conteúdo

Um coração sincero e generoso – 2 Reis 10:15-16


Um coração sincero e generoso – Pregação

Esboço de Pregação em 2 Reis 10:15-16 – “E, partindo dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual o saudou e lhe disse: Reto é o teu coração, como o meu coração é com o teu coração? E disse Jonadabe:É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e fê-lo subir consigo ao carro. E disse: Vai comigo, e verás o meu zelo para com o Senhor. E o puseram no seu carro.”

Introdução de 2 Reis 10:15-16

Naquela época, havia uma separação entre as 12 tribos que compunham o povo de Deus. O povo ficou dividido em 2 reinos, assim chamados: Reino do Sul, formado pelas tribos de Judá e Benjamim; e o reino do Norte, compostos pelas outras 10 tribos. Jeú, filho de Jeosafá, foi ungido pelo profeta Elizeu, e reinava na capital de Samaria.

Os fatos transcorridos no passado e descritos nas sagradas escrituras, retratam, não só um momento histórico vivido por um povo, mas –porque são profecias – apontam também para fatos futuros, haja vista as operações e maravilhas que acontecem ainda hoje diante dos olhos da Sua igreja que permanece fiel.

Desenvolvimento

Jeú, que, em hebraico, significa “Ele é o Senhor”, era filho do rei Jeosafá, reinava sobre o reino do Norte, cuja capital era chamada de Samaria. Saindo ele de Samaria, capital do reino do Norte, encontrou-se com Jonadabe, que vinha ao seu encontro. Jonadabe não era um judeu, mas gentílico. A partir daquele encontro, haveria uma transformação radical em sua vida. Igualmente a cada um de nós, quando nos dispusemos a ir ao encontro do Senhor Jesus.

A saudação é uma expressão de amor, de carinho e de afeto. Sabemos seu significado, pois foi assim que fomos e somos tratados pelo Senhor através do Seu amor maior, na pessoa do seu filho Jesus. O rei Jeú saudou a Jonadabe e falou-lhe de uma forma profunda, sabia das suas necessidades, suas carências, do propósito que havia no seu coração, pois o amor de Deus é o maior bem que o homem pode possuir e todas as suas necessidades serão atendidas quando se dispuser a viver sob os cuidados do rei.

Reto é o teu coração?

A pergunta de rei Jeú a Jonadabe foi: Reto é o teu coração? O rei queria que Jonadabe fosse sincero, fosse verdadeiro, pois ele conhecia quem era aquele que veio ao seu encontro. Sabia e conhecia as necessidades e anseios dos homens. Ninguém se aproxima de um rei, senão para pedir ajuda, socorro para seus problemas. Jonadabe não foi uma exceção da regra, como nós também não somos.

Retos e verdadeiros para com Deus, é quando o homem reconhece que é um miserável pecador e que só o Senhor Jesus – o Rei dos reis – poderá perdoar os seus pecados e lhe assegurar uma vida eterna nos céus. Seremos verdadeiros ao entender que Ele é o Senhor absoluto de todas as coisas e que não precisa de nós para coisa alguma. Nós é que precisamos desesperadamente da sua ajuda. Entrar no seu carro -que é a obra do seu Santo Espírito – é o que mais necessitamos nesta vida.

Dá-me a mão

O rei Jeú disse a Jonadabe: Dá-me a mão. A salvação na vida do homem não é apenas um ato, mas, sobretudo, um processo. Em sendo assim, há uma dinâmica, e ela vai acontecendo à medida que caminhamos ao Seu lado.

Ao estender a sua mão, Jonadabe demonstrou que aquilo que estava no seu coração não era apenas um sentimento movido por uma circunstância, porém uma definição de vida. Estava, com aquele gesto, dizendo claramente que a partir daquele instante a direção da sua vida seria ditada pelo rei, não mais pertencia a si, suas vontades deixariam de existir e que tudo seria governado pelo seu Senhor. Nós, como igreja, sabemos e entendemos que só estaremos seguros e felizes se Ele nos conduzir.

Conclusão de 2 Reis 10:15-16

Foi aquele momento para Jonadabe uma experiência individual. A salvação consiste em uma experiência individual da criatura com o seu Criador. Poderá ter você também, nesta noite, a mesma possibilidade que foi concedida a Jonadabe. O significado em hebraico de Jonadabe é “o Senhor é generoso”. O nosso Rei está passando agora por aqui, está diante de cada um de nós e o seu destino é era o seu palácio – A morada celestial. Seja você também generoso para com Ele e estenda a sua mão.

Amém.

Esboço de Pregação em 2 Reis 10:15-16 – “E, partindo dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual o saudou e lhe disse: Reto é o teu coração, como o meu coração é com o teu coração? E disse Jonadabe:É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e fê-lo subir consigo ao carro. E disse: Vai comigo, e verás o meu zelo para com o Senhor. E o puseram no seu carro.”


botaodownload

Que saíste a ver no deserto? – Mateus 11:7

Uma oração que livrou um lar – Mateus 18:23-27

Eis que eu a atrairei ao deserto… – Oséias 2:14-23

Conhecer a revelação – Atos 8:26-30



Alguma dúvida?