Pular para o conteúdo

Glória a Deus nas alturas – Lucas 2:13-14


Glória a Deus nas alturas – Pregação

Esboço de Pregação em Lucas 2:13-14 – E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!

INTRODUÇÃO

O nascimento de Jesus é uma data universalmente comemorada de diversas formas pelos povos cristãos.

Seu valor histórico influenciou de tal maneira o mundo que marcou uma etapa nova, na relação do homem com Deus nestes dois últimos milênios, tornando propício o processo de salvação oferecido por Deus a todos os homens.

A Bíblia, no texto do evangelho de Lucas que acabamos de ler, se refere ao nascimento de Jesus como Boas Novas. Portanto, o significado dessa comemoração está relacionado com Boas Novas de grande alegria.

O FATO HISTÓRICO

No aspecto histórico, tudo leva ao entendimento da importância da comemoração desse evento, considerando-se a beleza do fato e suas implicações sociais e até econômicas, além de seus valores temporais.

A cada ano esse fato se consolida em comemorações que têm seu valor, porque incluem momentos de reflexão, confraternização, amizade, afeto, lembranças, alegrias expressas em ornamentações especiais, onde não faltam luzes, cores e tantas outras manifestações que emolduram o aspecto histórico do evento.

OS ANSEIOS DA ALMA E SUA DOR

À medida que se evidencia apenas o lado histórico do evento, o homem não deixa de lado as suas lutas e problemas e não muda a sua concepção materialista de vida que o envolve.

A comemoração do nascimento de Jesus quando vista apenas do lado histórico não tira do homem a angústia, a aflição, a dor e os questionamentos da alma que anseia por algo transcendente. A sede da alma é evidenciada nos salmos do Rei Davi, quando se refere à necessidade interior. “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo;…” Salmo 42:2

Portanto, fica evidente que essa forma de comemorar o nascimento de Jesus não responde aos anseios da alma, podendo tornar o homem cada dia mais confuso e mais materialista.

O ASPECTO PROFÉTICO

Outro aspecto a ser considerado é o lado profético desse acontecimento, que, sem dúvida, é o principal e mais importante na ótica da Igreja Fiel de Jesus.

A visão profética da Igreja, relativa a esse fato, não se apoia apenas na sua beleza histórica. O aspecto profético relembra a dádiva da salvação como um presente de Deus ao homem que através de Jesus lhe oferece Vida Eterna.

O NASCIMENTO DE JESUS E A SALVAÇÃO DO HOMEM

O próprio texto bíblico de Lucas 2:8, diz que “…pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.”

Belém, certamente dormia, a noite era de paz, tudo era silêncio, e ao longe, nas colinas, em volta da cidade podia-se ouvir, por certo, o balido das ovelhas, o som distante das flautas e das harpas tocadas pelos pastores que vigiavam e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite.

O PRESENTE DE DEUS PARA A ALMA REMIDA

Resumindo, o aspecto profético do nascimento de Jesus fala à alma, fala ao coração, fala de uma morada eterna, fala do encontro com Jesus, como fizeram os pastores indo até Belém para ver o que havia acontecido. Enfim, fala da salvação em Jesus, principalmente da Vida Eterna que é o presente de Deus ao homem.

Este é o aspecto profético do nascimento de Jesus, enfatizado pela Igreja Fiel. A boa vontade de Deus para com os homens em dar o seu Filho Jesus caracteriza o presente de Deus aos homens, onde se entende: PRESENTE DE DEUS é JESUS, a VIDA ETERNA.

A SURPRESA: UM AVISO SOLENE

A expressão: “Não temais”

Era a hora da noite. Era um momento em que, a cada vigília da noite, a expectativa ali nos campos de Belém era a mais sombria devido aos perigos que a noite representava para o rebanho. Portanto, “não temais” era a expressão mais consoladora para aquele momento, quando o que se esperava a cada vigília eram os perigos da noite.

A expressão: “Novas de grande alegria” era uma mensagem vinda do alto, pois ela foi enviada através de um anjo do Senhor que veio sobre eles, cercando-os de resplendor, ou seja, um clarão de luz que dissipou as trevas da noite. Aquele resplendor era o resultado da glória do Senhor que os havia cercado, visto que antes estavam cercados pela escuridão da noite.

Trevas espirituais

Vivemos em nossos dias uma situação semelhante, pois embora o nascimento de Jesus seja uma comemoração tão cheia do brilho das luzes e de festas em torno do evento, a escuridão da noite de trevas espirituais tem trazido medo ao coração do homem.

A expectativa dessa noite de trevas espirituais é de notícias de grande tristeza, mas ao resplendor da glória de Deus traz notícias de grande alegria, através da mensagem da grande salvação em Cristo Jesus.

Quando a Glória de Deus cerca o homem é para tirar-lhe o medo e a insegurança da alma, a fim de ele sentir que essa glória é para a sua salvação e ela é também extensiva ao mundo todo. As glórias humanas são apenas uma sequência de vigílias noturnas, escuras e sombrias, que levam o homem às escuras e densas trevas do pecado, mas a glória de Deus é a transformação de trevas em luz através de uma salvação que transforma tudo na vida do homem, tornando-o uma nova criatura.

Era uma nova de grande alegria, porque pequenas alegrias podem estar envolvidas em uma momentânea comemoração que se repete a cada ano, mas grande alegria é uma comemoração de uma dádiva eterna que é a salvação em Jesus Cristo.

O nascimento

O nascimento em Belém, a cidade do rei Davi, daquele que é O Cristo, O Senhor e Salvador do mundo, foi envolvido num poderoso cântico de louvor e adoração a Deus nas alturas. Esse louvor foi cantado por uma milícia, um coral de anjos, uma multidão dos exércitos celestiais. Aquele dia marcou o momento em que a verdadeira paz de Deus veio até a Terra. Ali estava, no nascimento de Jesus, a prova da boa vontade de Deus, ou seja, da graça de Deus para com os homens.

Temos muito que glorificar a Deus pelo dom de Jesus, dado por Deus aos homens como prova do grande amor com que amou o mundo. Podemos unir as nossas vozes e cantar também o cântico celeste dando glórias ao Deus Pai, todo Poderoso, pelo Dom Gratuito que nos foi concedido sem qualquer merecimento de nossa parte.

Envolto em panos

O menino envolto em panos e deitado numa manjedoura não era para servir de uma mera comemoração para comover as pessoas por causa de uma criança pobre. Ao contrário, ali naquela manjedoura, que era lugar do alimento das ovelhas, estava aquele deixou as riquezas da glória de Deus e veio ao mundo como o “pão da vida” para alimentar as Suas ovelhas, na condição do bom pastor que deu a sua vida por elas.

Agora podemos cantar “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens”, porque o nascimento do Senhor Jesus marcou a vinda de Deus à Terra, para trazer até a nós o “Príncipe da Paz”.

OS ANJOS

Os mesmos anjos que proclamaram o nascimento do Senhor Jesus, estarão também prontos e preparados para recolher os escolhidos do Senhor dos quatro cantos da Terra, cujos alaridos, os toques das trombetas, e a voz de arcanjo surpreenderão a muitos que estão despercebidos. Mas a igreja arrebatada cantará com os anjos na glória celeste o cântico da sua eterna salvação.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Salmos 93:3-4 – O Senhor nas alturas

Onde está o seu tesouro? – Mateus: 13:44

10a Aula – Anjos. – A N J O S – Hebreus 1:14

A Obra Criadora

CULTO DE SENHORAS – Grão de mostarda



Alguma dúvida?