Pular para o conteúdo

SIMBOLOGIA DO TABERNÁCULO – AS OFERTAS DO POVO – Êxodo 25.2-7


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

ofertas do povo

SIMBOLOGIA DO TABERNÁCULO

1 – AS OFERTAS DO POVO

 

Êxodo 25.2-7 – “Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. (v.3) E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, prata, bronze, (v.4) estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, (v.5) peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos, madeira de acácia, (v.6) azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, (v.7) pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. (v.8) E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles”

Deus revelou a Moisés que pretendia construir um santuário para que pudesse habitar no meio do povo. Mas precisava de materiais para essa construção. E manda Moisés pedir ao povo ofertas para a construção. As ofertas dadas pelo povo de Israel foram tão abundantes que os artífices interromperam seu trabalho para dizer a Moisés :

 

Êxodo 23.5-7 – “e disseram a Moisés: O povo traz muito mais do que é necessário para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse. (v.6) Pelo que Moisés deu ordem, a qual fizeram proclamar por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais. (v.7) Porque o material que tinham era bastante para toda a obra, e ainda sobejava.”

Isso nos traz uma grande lição. O povo deu com espontaneidade toda oferta que tinha. Israel se encontrava em um momento delicado pois havia recém saído do Egito, e tudo que pudessem economizar seria útil pelo caminho até a terra prometida. Mas Israel naquele momento tinha seu coração voltado para o Senhor e não pensou que lhe podia faltar. Mostrou obediência e devoção. Muitas vezes nós somos enganados por Satanás e retemos a oferta que Deus nos pede com medo que nos falte.

Mas para Israel até Pão caiu do céu e água saiu da rocha.

 

Autor: Toda Honra e toda Glória seja dada ao Senhor


Marcações:
Alguma dúvida?