Pular para o conteúdo

A Vinha – Isaías 27:2-3


A VINHA – Pregação

Esboço de Pregação em Isaías 27:2-3 – “Naquele dia haverá uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe. Eu, o Senhor, a guardo, e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei”.           

INTRODUÇÃO

Todo o livro de Isaías aponta para o Senhor Jesus, seu reino e a grande salvação que vem de Deus.  Não é por acaso que Isaías foi o profeta escolhido para falar deste grande mistério. Seu nome significa Deus é salvação, e todo livro nos mostra exatamente esta operação do Senhor: a Sua Salvação e o seu braço forte está ao alcance do seu povo.

DESENVOLVIMENTO

Naquele dia

Esta expressão usada na bíblia mostra que é uma profecia para um tempo futuro, algo que Deus ainda iria estabelecer no meio do seu povo. Era para o tempo futuro para mostrar ao povo que a fidelidade ao Senhor sempre tem a recompensa de Deus.

Uma vinha

A plantação de uva em Israel era algo comum, pois havia muitas, mas Deus faz menção de UMA vinha. O mundo e o homem que anda a sua deriva tem muitos projetos e formas de sustento. Mas Deus, como destacou uma vinha, nesta hora tem destacado um só projeto de salvação e uma só igreja para conhecer o seu nome, para ser destaque em meio a tanta coisa, tanta religião existente.

Esta igreja não é destacada por um nome, mas é destacada por uma característica inconfundível: o poder do Sangue de Jesus e a Ação do Espírito Santo (vinho tinto). A igreja fiel é esta vinha.

Cantai-lhe

É a expressão de adoração e gratidão daquele que almeja estar nesta vinha, daquele que conhece esta vinha e vive do seu fruto (as bênçãos do Espírito Santo). E o cacho de uva fala da igreja que se alegra no corpo.

Eu, o Senhor, a guardo, e a cada momento a regarei – Aqui vemos o cuidado do Senhor para com sua vinha (sua igreja) que foi comprada com seu precioso sangue. Ele guarda para que as raposas não comam o fruto precioso desta vinha. Não destrua a operação que Ele tem realizado no meio do seu povo.

A expressão cada momento nos mostra o cuidado do Senhor em cada etapa da caminhada da igreja(o caminhar através da história), do servo fiel no caminho, cada prova, cada luta. E o termo “a regarei”, mostra que não vai faltar o sustento que vem do alto para renovar a fé, a alegria, a salvação no meio da igreja.

Para que ninguém lhe faça dano

É a proteção que o Senhor dá a sua igreja contra todo mal que inimigo lança sobre a igreja.

De noite

Fala do momento em que o mundo se perde em suas incertezas, os olhos não enxergam nada, não há discernimento entre o bem e o mal, mas neste período o Senhor guarda com mãos fortes o seu povo.

E de dia a guardarei

Fala do momento onde o mundo vive envolvido pelas ansiedades da vida, o trabalho, as lutas, e até o povo do Senhor vive também as lutas. Mas a igreja tem um consolador, tem o refrigério, tem a proteção do Senhor.

CONCLUSÃO

Esta profecia se cumpre hoje em nossos dias. A igreja verdadeiramente vive o cantai-lhe, pois canta uma experiência de vida com o Senhor, canta as vitórias do Cordeiro, canta pelo benefício da grande Salvação.

Esboço de Pregação em Isaías 27:2-3 – “Naquele dia haverá uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe. Eu, o Senhor, a guardo, e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei”. 


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Atos 9:39-40 – O quarto alto

O que subiu aos Céus – Jonas 1:1-2; 3:7-8

O princípio e o fim das coisas – Eclesiastes 7:8

Salvação, um resgate para a vida – Isaías 49:9-10

Isaías 5:1-2 – O meu amado tem uma vinha

Chegai-vos a mim… – Isaías 48:16

Eclesiastes 7:5 “melhor é ouvir a repreensão do sábio”

Não semearás a tua vinha – Deuteronômio 22:9

O desamparo de Jesus – Isaías 54:7-8

A obra no Egito – Isaías 19:19-22

A libertação do Senhor – Isaías 49:25

Isaías 27:2-3 – Naquele dia haverá uma vinha de vinho tinto



Alguma dúvida?