Pular para o conteúdo

As vestes de Jesus – João 19:23


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

AS VESTES DE JESUS

João 19: 23

INTRODUÇÃO

No tempo do Senhor Jesus, os judeus comuns usavam uma túnica de lã por baixo, para evitar a penetração do calor, e uma vestimenta de tecido mais fino por cima. Esta túnica interna poderia ser considerada como uma roupa íntima, que não era vista pelas pessoas, ao passo que as vestes externas eram vistas por todos e tinham as mais variadas cores e modelos.

As vestes na Bíblia falam da vida das pessoas que as usam, do seu modo de ser, e do seu testemunho diante dos outros.

DESENVOLVIMENTO

No dia em que o Senhor Jesus foi preso, julgado e condenado a morrer na cruz, os soldados romanos tomaram suas vestes exteriores e dividiram em quatro partes, para que se cumprissem as escrituras, tomando em seguida um pedaço das vestes para si, para levar como um “souvenir”, para lembrar o tempo em que serviram na Palestina. Os soldados romanos serviam por um período em determinadas regiões do império, e em seguida eram movimentados para outras regiões distantes daquelas.

As vestes exteriores de Jesus falam de sua vida, isto é, daquilo que as pessoas conhecem a respeito dele. Elas falam das suas obras maravilhosas, das suas palavras, do seu modo de viver, que é do conhecimento das pessoas nos quatro cantos da terra. É o conhecimento de Jesus obtido através dos livros, dos filmes, das peças teatrais e de tudo aquilo que as religiões ensinam.

No entanto, este tipo de conhecimento que a maioria das pessoas têm a respeito de Jesus é superficial, como as vestes que foram divididas pelos soldados. É um conhecimento religioso, teológico, cultural e sofismático,  que não transforma a vida das pessoas, porque não as leva a um encontro pessoal com o Senhor.

Após dividirem as vestes de Jesus, os soldados tomaram a sua túnica, a qual era usada interiormente. Ela era feita de uma peça única, tecida de alto a baixo, e por isso os soldados não quiseram dividi-la, mas resolveram lançar sortes sobre ela, para ver quem a receberia inteira.

A túnica representa um conhecimento íntimo a respeito do Senhor Jesus. Ela fala da sua Obra, que não é percebida nem vista pelo mundo, mas somente por aquele que, por revelação, teve uma experiência pessoal com Jesus. Assim como a túnica de Jesus, a sua Obra é única e não pode ser dividida, pois foi revelada do alto (da eternidade) para nós que estamos aqui embaixo nesta terra.

A Obra é dada àquele que crê, e o Espírito Santo inicia a revelação de Jesus ao seu coração, para que seja transformado para viver em novidade de vida na presença do Senhor.

CONCLUSÃO

Nesta noite a sorte caiu sobre os que estão na igreja, conhecendo as coisas profundas e os segredos da Palavra. O propósito de Deus para todos, é que tomem a sua Obra no coração e a guardem, para que possam gozar uma vida de comunhão e intimidade com o seu Filho, o Senhor Jesus.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

A Palavra Revelada é um Tesouro – Mateus 13:44

E deitou-o numa manjedoura – Lucas 2:7

O amigo importuno – Lucas 11:5-8

Gênesis 39:2 – A túnica de José

Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou – Salmo 3:5

Calebe toma Hebrom – Josué 14:6-12

As características da Ovelha – João 10:1-18

Obediência ao Senhor – 1 Crônicas 21:1-7

“…Lázaro, vem para fora.” – João 11:43

A enxertia do Zambujeiro – Romanos 11:17-18



Alguma dúvida?