Pular para o conteúdo

O Atalaia – Ezequiel 33:04-05


Esboço de Pregação

O Atalaia

Ezequiel 33:04-05 – Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier à espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.

Introdução

O texto retrata algumas orientações que diziam respeito ao Atalaia. O Atalaia era o sentinela que estava sempre de sobre aviso, geralmente em torres altas, atento para vigiar a cidade.Ele guardava a cidade de ataques, mas também poderia deixar o povo informado de vários acontecimentos. Tudo dependia do toque da trombeta.

Os Atalaias eram ótimos tocadores de trombeta. E havia vários tipos de toques que o povo conhecia.  Ora era o anúncio da chegada do rei, ora de perigo. Muitas vezes uma mensagem ou um alerta para se prepararem para a guerra. Enfim, eram toques preciosos e havia como que um código que o povo entendia.

Quem não era da cidade não conhecia os toques, em consequência, não poderia se preparar. Era necessário estar acostumado aos toques para que pudessem ser entendidos corretamente. Isso era uma sensibilidade que se ia adquirindo com o tempo

Desenvolvimento

Hoje nós também temos no nosso meio um Atalaia que nos avisa de todas as coisas. O Espírito Santo. Que tem nos “ensinado todas as coisas” através de um código (a revelação).Ele sabe dos acontecimentos antes de nós, pois está mais alto (veio do alto, foi enviado por Jesus).Era uma responsabilidade muito grande estar na posição de Atalaia, pois se houvesse iminência de perigo, ele não poderia falhar.

A nossa segurança hoje é sabermos que o Espírito Santo não falha e nos mostra tudo que precisamos saber, para estarmos atentos para o glorioso dia do Senhor. A palavra fala neste capítulo do perigo de se ouvir o som da trombeta (o aviso) e “não se dar por avisado”, mas fala também do que acontece com o que ouve e se dá por avisado: “salvará a sua vida”.

Conclusão

Se dermos ouvido ao que o Espírito Santo tem falado nesta última hora, preservaremos a nossa vida (nossa alma). “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas”.

O maior aviso (o mais importante) que o Atalaia tem dado nesta hora é: Jesus está voltando. E quem se der por avisado salvará a sua vida.

Esboço de Pregação em Ezequiel 33:04-05


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Ilustração bíblica – Responsabilidade do Atalaia

Cidade fortificada – Isaías 21:5-6

Cidade Fortificada – Isaías 21:5-6

O ofício do Profeta – Ezequiel 33:1-6

Daniel 5:1-4 – A festa de Belsazar

MUDE DE CASA – Ezequiel 12:2-3

A TÃO GRANDE SALVAÇÃO – Ezequiel 14:14

O que é Obra? – Mateus 24:46



Alguma dúvida?