Pular para o conteúdo

O Sacrifício da Tarde – Êxodo 30:1-10


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

O Sacrifício da Tarde

Esboço de Pregação em Êxodo 30:1-10 – Faça um altar de madeira de acácia para queimar incenso. Será quadrado, com quarenta e cinco centímetros de cada lado e noventa centímetros de altura; suas pontas forma­rão com ele uma só peça. Revista de ou­ro puro a parte superior, todos os lados e as pontas, e faça uma moldura de ouro ao seu re­dor. Faça duas argolas de ouro de cada lado do altar, abaixo da moldura, que sustentem as va­ras utilizadas para carregá-lo, e use madeira de acácia para fazer as varas e revista-as de ouro. Coloque o altar em frente do véu que se encon­tra diante da arca da aliança, diante da tampa que está sobre ele, onde me encontrarei com você. “Arão queimará incenso aromático sobre o altar todas as manhãs, quando vier cui­dar das lâmpadas, e também quando acendê-las ao entardecer. Será queimado incenso continua­mente perante o Senhor, pelas suas gerações. Não ofereçam nesse altar nenhum outro tipo de incenso, nem holocausto, nem oferta de cereal, nem derramem sobre ele ofertas de bebidas. Uma vez por ano, Arão fará propiciação sobre as pontas do altar. Essa propiciação anual será realizada com o sangue da oferta para propicia­ção pelo pecado, geração após geração. Esse altar é santíssimo ao Senhor”.

Altar de Incenso

Era como as demais peças do santuário, o altar de incenso era todo em madeira de cetim, coberto de ouro.

  • Quadrado – a coroa de ouro, tipo da glória, da realeza. Era como todas as peças, transportável, ficava diante do véu, diante, portanto, da arca do testemunho.

As pontas do altar recebiam expiação com sangue. O incenso das especiarias, como é chamado, era especial, o homem não faria uso dele por motivos óbvios. Só a Deus pertence à adoração. O altar de incenso era tão ligado à arca que no livro de Hebbreus 9:4, ele é colocado dentro do véu. Sabemos, no entanto, que é impossível porque o incenso era queimado duas vezes por dia e a arca só uma vez por ano era vista pelo sumo sacerdote.

Para queimar o incenso, só com a brasa tirada do altar do holocausto, era determinação de Deus. Indicando que o louvor perfeito tem ligação com o Altar do Sacrifício. Ninguém adora a Deus a não ser pelo Espírito Santo, a brasa viva.

Qualquer outra adoração é fogo estranho e indica morte. Ex, Nadabe e Abiu usaram fogo estranho e morreram.

Não se mistura Obra de Deus revelada com obra do homem, Lev 16:11-13, mostra a ligação do altar de incenso com a arca e o propiciatório.

Brasas do altar do holocausto, incenso aromático sobre o altar de incenso e a nuvem do incenso cobrindo o propiciatório e o testemunho para haver VIDA.

Em Apocalipse 8:2, João fala de um altar de ouro no céu, de um incensário onde foi dado muito incenso para por com as orações dos santos. Por que isto? Porque nos céus a adoração e o louvor são perfeitos e continuarão para sempre.

Quanto a queima ser na manhã e a tarde, muita beleza está aqui inserido.

Salmo 141:2 – Davi ora a Deus e pede com mãos levantadas que sua oração seja aceita e suba como incenso da tarde.

Sacrifício de Jesus

Era uma profecia belíssima a respeito da última adoração do Senhor Jesus, quando ele disse na cruz (último sacrifício) tudo está consumado, e as 3 horas da tarde morreu, oferecendo-se como sacrifício no altar de incenso obedecendo ao Pai. Davi ora profeticamente.

No oferecer do sacrifício da tarde, Zacarias recebe a visitado anjo Gabriel, quebrando um silêncio de 400 anos e anuncia a vinda daquele que seria o precursor do Senhor Jesus. São apenas o despertar; muitas maravilhas são a cada dia mostradas.

PS. : Incenso e sua composição: Ex. 30:34-38

Storaque, stacta era o pó obtido da parte central das gotas endurecidas da mirra, resina odorífica.

Ônix, vem da concha de um molusco semelhante à lesma roxa (no Mar Vermelho).

Gálbano – resina vermelha, de suco maleável, leitoso, grosso, das raízes de uma espécie de férula. Dá na Síria e Pérsia, produz cheiro agradável.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Oração, que chegue a Deus – Salmo 141:2

Jesus, o altar – Hebreus 13

Sacrifício do Cordeiro – Gênesis 22:1

A hora de despertar – Isaías 29:8

As pedras do ribeiro – I Samuel 17:40



Alguma dúvida?